Shares

Como prevenir e tratar as estrias

 

Com o bom tempo pensamos mais na praia, mas também nas gordurinhas que podemos ter acumulado ao longo destes meses devido a alguns excessos. Há a tentação de fazer dietas para chegar mais magro ao Verão. Podemos fazer dieta, sim, mas por uma questão de saúde. E quando começar tenha muita atenção para não ganhar estrias. Dou-lhe algumas sugestões para prevenir o seu aparecimento ou tratá-las, caso já tenha, para que mantenha a sua pele bonita.

Sabe, afinal, o que são estrias? Dou-lhe uma explicação para que tome mais consciência de como é que surgem e, assim, prevenir o seu aparecimento. Vai ver que não custa assim tanto.

Como prevenir e tratar as estrias - Hidrate a pele

Como prevenir e tratar as estrias – Hidrate a pele | Foto:  culturamix

 

 

1-  O QUE SÃO ESTRIAS

As estrias surgem na pele com o aspecto de cicatrizes avermelhadas. Com o passar do tempo ficam esbranquiçadas. Aparecem, sobretudo, quando a pele é obrigada a esticar mais do que pode, devido a mudanças repentinas no corpo, como é o caso da gravidez e do aumento de peso. Também podem surgir devido a factores genéticos.

As mulheres têm mais probabilidades de ganharem estrias nas coxas, glúteos, abdómen e nos seios, sobretudo, quando entram na puberdade e crescem muito rápido, ou ganham peso num curto espaço de tempo. Durante a gravidez podem surgir estrias no abdómen e nos seios. Também podem aparecer após a colocação de próteses de silicone.

Já nos homens é mais comum surgirem estrias nos ombros, braços e costas. Os que fazem musculação excessiva podem ganhar estrias mais facilmente, assim como os que aumentam de peso e têm um crescimento rápido.

Como disse acima, as estrias mais recentes ganham uma cor mais avermelhada, as estrias antigas ficam esbranquiçadas. No primeiro caso podem provocar uma ligeira comichão por causa da inflamação, no caso das mais antigas tal já não acontece. Nas pessoas de pele morena ou negra as estrias podem surgir com uma coloração mais escura do que o seu tom de pele.

Como prevenir e tratar as estrias - Tenha cuidado na gravidez

Como prevenir e tratar as estrias – Tenha cuidado na gravidez | Foto:  oitomeia

 

 

2- PREVENÇÃO: BEBA ÁGUA E HIDRATE A PELE

 

Para prevenir as estrias adopte estes hábitos tão simples:

  • Beba muita água – pelo menos, dois litros por dia.
  • Pratique exercício físico com regularidade.
  • Esteja atento ao ganho ou perda de peso repentino. A gravidez, dietas, períodos de stresse, entre outros, são situações que merecem muita atenção e uma atitude preventiva.
  • Hidrate sempre muito bem a pele no dia-a-dia.

 

 

SUGESTÃO: óleo de amêndoas doces

Para hidratar bem a pele pode usar o óleo de amêndoas. Além de desinflamar e acalmar as irritações, hidrata e amacia todos os tipos de pele. Conheça os seus efeitos:

  • Previne as rugas e as estrias.
  • Pode ser misturado com outros óleos vegetais antes da aplicação, para melhorar a elasticidade e nutrição da pele.
  • É muito utilizado para massagens, não só pelas suas propriedades anti-inflamatórias como também pelo seu efeito hidratante.
  • É recomendado, sobretudo, para pele seca, desidratação ou descamação. Pode ser aplicado na pele húmida após o banho.
Como prevenir e tratar as estrias - Beba água

Como prevenir e tratar as estrias – Beba água | Foto:  blogspot

 

 

3- SE JÁ TEM ESTRIAS, CONSIDERE OS TRATAMENTOS ESTÉTICOS

No caso de já ter estrias, e de querer resolver o problema, também há solução: os tratamentos estéticos. Se as estrias aparecerem de repente deve consultar um médico para analisar melhor a situação.

Em geral, as estrias causam um desconforto mais ao nível estético, isso por si só já é uma razão bem forte para procurar um tratamento. O sucesso vai depender da fase em que a estria está, o local onde se encontra e a espessura. Atenção que é difícil fazê-las desaparecer por completo. A genética do paciente, a idade e a produção de colagénio são factores que influenciam os resultados.

Há vários tipos de tratamentos desce cremes, ácidos, laser e peeling. O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e prescrever os tratamentos.

Como prevenir e tratar as estrias - Trate as estrias

Como prevenir e tratar as estrias – Trate as estrias | Foto:  legadodemaria

Se gostou de conhecer estas dicas para prevenir e tratar as estrias, saiba também como cuidar das suas unhas e quais os cuidados a ter com os seus pés. Saiba ainda como prevenir e tratar as olheiras e as varizes.
E, se gosta de insólitos, espreite as mais surpreendentes casas, os mais bizarros penteados e os mais elaborados bigodes.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest