Shares

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos

 

 

Com a chegada da Primavera e com o tempo a aquecer gostamos de usar calçado mais leve. Assim, dou-lhe 10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos. Não julgue que precisam, apenas, de hidratação e protector solar. Os pés tendem a secar mais depressa com o tempo quente, a ganhar rachaduras e micoses. Estes e outros problemas podem ser resolvidos em casa, com pequenos gestos. E alguns, até, devem ser adoptados pelo sexo masculino. Ora veja.

 

1- Como cortar as unhas para não encravarem

Quando as unhas dos pés ficam encravadas, normalmente é por causa do uso de calçado apertado, do formato da unha ou de um corte menos bem feito. Para evitar estes problemas aprenda a cortar as unhas de acordo com o seu formato natural. Não corte os cantos nem removas as cutículas, porque funcionam como barreira de protecção natural contra fungos e bactérias. Evite cortar as unhas muito curtas, porque aumenta a hipótese de encravarem. Corte apenas a “parte branca”. E, no fim, passe a lima.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Evite unhas curtas

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – Evite unhas muito curtas | Foto:  manualdadiabetes

 

 

2- Faça a sua pedicure

Vou dar-lhe todos os passos para a sua pedicure. Comece por comprar um kit de pedicure (corta-unhas, corta-cutículas, bico, lima), um verniz transparente e um verniz de cor, para colocar depois. Coloque creme para cutículas. Encha um recipiente com água morna e mergulhe os pés entre cinco a 10 minutos. Retire um pé da água e elimine as calosidades com uma pedra-pomes e hidrate. Depois remova as cutículas das unhas, corte-as e passe a lima. Aplique o verniz transparente para proteger as unhas. Retire o outro pé da água e repita o processo. Aplique o verniz de cor e use um cotonete com acetona para retirar as manchas. Aplique outra camada de verniz transparente, seguida de uma camada de esmalte secante. E já está!

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Trate os pés

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – Faça a sua pedicure | Foto:  donagiraffa

 

 

3- As cores de verniz que combinam melhor

A escolha das cores de esmalte deve ser feita de acordo com o tom de pele de cada mulher. Praticamente todas as cores de esmalte combinam com a pele mais clarinha, mas há cores que se destacam. Tome nota: as cores mais indicadas para a pele muito clara são os tons de vermelhos, rosas, azuis e as cores que variam entre preto e café, com efeitos de glitter, degradé, francesinha, flocado, entre outros.
Já a pele morena pede cores de esmaltes laranja e corais, assim como o roxo, verde e azul. Deve evitar as cores vinho e castanhos pois tendem a ficar apagadas nas unhas. Nesse caso passe glitters e metalizados por cima.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Adeque o verniz

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – As cores de verniz que combinam melhor | Foto:  livinginbshoes

 

 

4- Quando deve passar creme

Não lime os pés, pois a pele tende a ficar mais grossa e rija. Nada como um bom creme para tratar as calosidades. Mas nem sempre os hidratantes comuns são suficientes. Deve optar por cremes com substâncias como glicerina. A água do mar, fresca, também pode ajudar, porque tem propriedades antissépticas, antibióticas, hidratantes, esfoliantes e nutritivas.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Use cremes adequados

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – Aplique cremes adequados | Foto:  blogspot

 

 

5- Que calçado deve evitar?

Nesta época em que o tempo começa a aquecer use sapatos mais arejados, porque os mais fechados aumentam o calor e a humidade no interior. Prefira chinelos e sandálias, mas se tiver mesmo que usar sapatos fechados, escolha ténis de tecido e evite os sapatos de plástico ou vinil.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Use sapatos arejados

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – Use sapatos arejados | Foto:  blogspot

 

 

6- Como evitar fungos e micoses

O cloro das piscinas pode provocar irritação na pele, comichão e o ressecamento da pele. Por isso, depois do mergulho, deve tomar um banho de chuveiro e hidratar o corpo, inclusive, os pés, que muitas vezes ficam esquecidos. Deve ter cuidado com a areia da praia pois pode estar contaminada por lixo, esgotos ou fezes de animais. Caso contrário, pode ganhar doenças na pele como micoses. Se surgirem outros problemas mais graves, o melhor é consultar um médico, caso note fungos nas unhas, frieiras, suor excessivo ou um engrossamento excessivo da planta dos pés.

 

 

7- Evite pés gretados

Para evitar que os seus pés fiquem que nem os solos argilosos, aplique diariamente creme hidratante para que a pele fique mais resistente e elástica, de preferência, logo após o banho. Para uma melhor hidratação, ponha creme nos pés antes de dormir e calce umas meias. Faça massagens frequentes porque a activação da circulação sanguínea ajuda a evitar rachaduras. Seque bem os pés, sobretudo, entre os dedos. Os sapatos muito baixos ou abertos também contribuem para o aparecimento deste problema, por isso, sempre que possível, use palmilhas ou protectores.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Faça massagens

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – Faça massagens | Foto:  ayurveda

 

 

8- O que fazer ao calçado depois de usado

Evite usar os mesmos sapatos vários dias seguidos, vá alternando. Aguarde, pelo menos, 24 horas antes de calçá-los novamente. Quando descalçar os sapatos, ponha-os a arejar num local ventilado e iluminado. Ou então limpe-os por dentro com algodão embebido em vinagre, borrife com álcool, polvilhe com pó talco ou sal fino. Neste caso, coloque-os depois a arejar num local fresco mas longe do sol, durante algumas horas. Para acabar com maus cheiros deixe os sapatos de molho em água salgada e depois lave. Evite o sabão em pó porque aumenta o mau cheiro. Prefira sabão de coco ou sabão para roupas delicadas.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Areje os sapatos

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – Areje os sapatos | Foto:  like3za

 

 

9- Andar descalço fortalece a musculatura do pé

Andar descalço em casa fortalece os músculos dos pés e das pernas e faz com que se use melhor os dedos dos pés porque, estando soltos, tornam-se mais flexíveis. Andar descalço em casa também melhora o equilíbrio e a postura porque o contacto total do pé com o chão faz com que o corpo aumente a zona de suporte e fique mais em equilíbrio.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Ande descalço

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – De quando em quando ande descalço | Foto:  esotericlink

 

 

10- Lave bem os pés

Não adianta querer ter uns pés bonitos se não os lava como deve ser. Lave bem os pés, todos os dias, com sabão, sobretudo, entre os dedos. Depois seque bem com uma toalha, nomeadamente nas zonas entre os dedos. Recomenda-se o uso de antitranspirantes e antissépticos específicos para os pés para ajudar a diminuir o suor excessivo e o mau cheiro como o chulé.

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos - Refresque-se diariamente

10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos – Refresque-se diariamente | Foto:  wordpress

 

Espero que tenha gostado das minhas dicas. Cuide dos seus pés para que estejam sempre saudáveis e bonitos, sobretudo, nesta altura em que o tempo mais quente já pede sapatos mais abertos.

 

Se gostou destas 10 dicas para ter uns pés saudáveis e bonitos, saiba ainda como prevenir a celulite e como evitar as olheiras. E, se gosta de sapatos, descubra aqui os sapatos de que todas as mulheres gostam, bem como os sapatos mais bizarros de sempre e sapatos com saltos inacreditavelmente altos. Uau!

Mas caso a sua perdição seja a decoração, descubra estas camas, sofás e cadeiras de sonho. Ideias maravilhosas para sua casa!

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest