Os tesouros mais surpreendentes de sempre.
Conheça as histórias por detrás destas descobertas incríveis.
CAVERNAS DE LASCAUX:
Este complexo de cavernas no sudoeste de França foi descoberto em 1940 por um grupo de 4 adolescentes por mero acaso. Foi aquando de um passeio por Montignac que avistaram o que parecia um buraco vulgar no chão, mas que na verdade viria a destapar este tesouro maravilhoso. Depois de explorarem sozinhos e em segredo a zona, decidiram avisar o seu antigo professor Henri Breuil, que deu seguimento à exploração, estudou e comprovou a autenticidade de todas as gravuras e pinturas. Hoje em dia sabe-se que estas pinturas rupestres datam do período paleolítico. Fascinante!
O EXÉRCITO DE TERRACOTA:
Também conhecidos por Guerreiros de Xian ou mesmo Exército do imperador Qin, este conjunto de estátuas é absolutamente impressionante.
Foi durante as escavações de um poço de água que, em 1974, um grupo de 7 agricultores locais encontrou uma estátua. O que eles não sabiam era que afinal existiam milhares delas debaixo do solo. São cerca de 8000 soldados em terracota todos diferentes, já que representam o exército do poderoso imperador Qin Shi Huang, como se veio a verificar. Têm pormenores complexos e variam de tamanho e peso. Encontraram-se também carros e cavalos em tamanho real. Estima-se que tenham sido construídos no séc III antes de Cristo e são um dos maiores tesouros arqueológicos da China.
VÉNUS DE MILO:
Não é certa a história sobre como esta estátua foi encontrada, por isso, também nunca se chegou a saber como perdeu os braços. No entanto foi desenterrada perto de Milo, em 1820, pelo camponês Yorgo Kentrotas e é uma estátua grega, das mais conhecidas mundialmente, tendo sido várias vezes copiada ao longo do século XIX. Mede pouco mais de 2 metros de altura e é esculpida em mármore. Os seus pormenores sublimes e técnica soberba com que foi executada concedem-lhe uma beleza única, que poderá constatar visitando o museu do Louvre.
CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU:
A Turquia já por si é um tesouro, mas é na Capadócia que se encontra esta paisagem escondida. Foi em 1963 que um morador, ao derrubar uma parede da sua casa, se deparou com uma enorme ala com ligação a outras câmaras e túneis de pedra. Especialistas calculam que esta autêntica cidade subterrânea com lojas, poços de água doce, estábulos, templos de culto e sistema de ventilação próprio, chegue para abrigar 20.000 pessoas.
Terá sido construída por antigos moradores em 4000 antes de Cristo e a sua arquitetura faz crer os especialista que poderá ter servido de abrigo durante a era glaciar. É ou não um tesouro de valor incalculável?!
NAUFRÁGIO DE ULUBURUN:
Desta vez, foi no fundo do mar Mediterrâneo que se encontrou este tesouro. Em 1982, um mergulhador deu de caras com uma embarcação de 50 metros naufragada. O navio era tão antigo que o casco já tinha desaparecido por completo, mas o melhor ainda estava para vir. 20.000 mergulhos depois, foi recuperada uma relíquia arqueológica que se traduzia em jóias, dentes de hipopótamo, presas de elefantes e um dos mais valiosos - um escaravelho egípcio em ouro com o nome da rainha Nefertiti. Calcula-se que o barco viesse em missão diplomática desde a Síria até à Grécia, tendo feito pelo menos uma paragem no Chipre, mas que se tenha afundado devido ao mau tempo nesta região.
Se gostou de conhecer os tesouros mais surpreendentes, veja também quais são as 7 jóias mais caras de sempre e os mais belos anéis de noivado. Descubra quais são os museus e os monumentos mais fotografados do planeta. Conheça também as montanhas russas mais impressionantes e as piscinas mais fascinantes do mundo.