Opção para a noite da consoada – Receita de polvo à lagareiro

 

Ultimamente tenho dado várias receitas de Natal para adoçar a sua ceia, mas desta vez trago-lhe uma opção de jantar para a noite da consoada: receita de polvo à lagareiro. É muito simples de fazer. Com tão poucos ingredientes vai conseguir um belíssimo prato para servir aos seus amigos e familiares no jantar de dia 24.
Conheça de seguida a receita de polvo à lagareiro e comece já a tratar dos preparativos para o seu banquete de Natal.

Opção de jantar para a noite da consoada: Receita de polvo à lagareiro

Opção de jantar para a noite da consoada: Receita de polvo à lagareiro | Foto: threemanycooks

 

 

Receita de polvo à lagareiro (para 6 pessoas)

 

Ingredientes:

2 polvos com cerca de 1,5KG
2 KG de batatas pequenas para assar
1 Cebola
8 Dentes de alho
Sal q.b
Pimenta q.b
40 ml de azeite
Salsa ou coentros (opcional)

 

Preparação:
Comece por lavar bem os polvos em água fria. De seguida coloque-os numa panela (de preferência de pressão), com sal, cebola e louro. Não necessita de deitar água pois os polvos irão largar a sua própria água e é nela que vão cozer. Tape-os e leve ao lume entre 1 a 2 horas.

Num tabuleiro de levar ao forno, coloque as batatas com casca partidas ao meio, com sal grosso. Leve-as ao forno a cozer durante alguns minutos.

Quando os polvos estiverem cozidos, coloque-os num escorredor para retirar o excesso de água e disponha-os num tabuleiro. Parta os dentes de alho em pedacinhos fininhos e espalhe-os sobre os polvos. De seguida regue-os com azeite. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

Entretanto, retire as batatas e se desejar fazer a tradicional batata à murro, basta dar-lhes um murro.

Quando todo o polvo estiver pronto, decore-o com salsa ou coentros e está pronto a ser servido. Se desejar, depois de “esmurrar” as batatas pode juntá-las no tabuleiro com o polvo e levá-las novamente ao forno, para que apurem bem o sabor do azeite e do alho. Se não, basta servi-las e colocar o molho sobre as batatas depois de servir.

Bom apetite e tenha um feliz Natal!

Opção de jantar para a noite da consoada: Receita de polvo à lagareiro

Opção para a noite da consoada: Receita de polvo à lagareiro | Foto: .foodfromportugal

 

Agradecimento: Joana Mealha

 

Se gostou de conhecer a receita de polvo à lagareiro, descubra também a receita do bacalhau à lagareiro e dos pastéis de bacalhau. Aproveite ainda a receitas dos doces da quadra: arroz doce, fatias douradas, aletria e filhós.

E já agora veja também...