Shares

Receita de natal: Fatias douradas ou rabanadas

 

 

Tenho partilhado consigo as receitas de doces tradicionais de Natal e hoje trago-lhe mais uma doce tentação. Esta é uma iguaria que tem diversos nomes, dependendo das regiões do país: há quem lhe chame fatias douradas e há quem lhe chame rabanadas. E você? Qual destes nomes é que costuma utilizar?

Esta receita de Natal é uma das mais simples, rápidas e práticas. E além de ser um doce tradicional e muito saboroso, pode aproveitar as sobras de pão dos jantares e dos almoços desta época festiva, uma vez que pode confeccionar este doce com quase todo o tipo de pão e com ingredientes que estão ao alcance de todos.

É fã desta receita de Natal? Então não perca mais tempo e tome já nota desta receita fantástica com um travo de canela e uma pitada de magia natalícia! 

Receita de natal: Fatias douradas, paridas ou rabanadas!- Receita de natal: Fatias douradas, paridas ou rabanadas!

Receita de Natal: Fatias douradas ou rabanadas – Viva o Natal! | Foto: tqn

 

 

 

Receita de Natal: Fatias douradas ou rabanadas (para 4 pessoas)

 

Ingredientes:

 

6 a 8 Chávenas (de chá) de leite

1 pau de canela

1 ou 2 Cascas de limão

8 Fatias de pão de forma (ou outro à escolha)

8 ovos batidos

1 prato fundo de sopa com açúcar e canela em pó

1dl de óleo

 

 

Modo de preparação

 

Comece por partir o pão às fatias. Para esta receita eu escolhi pão de forma. No entanto, pode usar carcaças partidas às rodelas ou em fatias. Pode também utilizar fatias de pão alentejano ou pão de Rio Maior, já que ficam igualmente deliciosas.

De seguida, coloque o leite ao lume com um pau de canela e com a casca de limão. Deixe ferver. Dica: a quantidade de leite, depende muito do tipo de pão que utilizar, ou seja, poderá ter que utilizar mais ou menos quantidade.

Depois, numa tigela ou num prato fundo, bata os ovos. Quando o leite estiver a ferver, verta-o num recipiente em que possa molhar as fatias de pão. Depois de molhar as fatias de pão no leite, passe-as pelos ovos batidos. Enquanto repete este processo para as restantes fatias de pão, coloque uma frigideira com óleo para fritar ao lume. Quando estiver quente frite as fatias, de preferência uma de cada vez, a menos que seja uma frigideira grande em que caibam as fatias ao lado das outras.

Num prato com açúcar e canela passe as fatias dos dois lados. Consegue resistir a uma rabanada destas acabadinha de fazer? Yummy!

 

Receita de natal: Fatias douradas, paridas ou rabanadas!- Receita de natal: Fatias douradas, paridas ou rabanadas!

Receita de Natal: Fatias douradas ou rabanadas – Delicie-se! | Foto: pinimg

 

Agradecimento: Joana Mealha

 

Gostou de descobrir a receita das fatias douradas ou rabanadas? Descubra mais receitas tradicionais de Natal: sonhos e arroz doce. Inspire-se ainda nestes presentes sem custos e saiba como ter uma árvore de Natal diferente e ecológica.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest