Pastéis de bacalhau simples e deliciosos – Aprenda aqui a fazer

O bacalhau é um dos pratos favoritos dos portuguesas durante todo o ano, mas especialmente na quadra natalícia, verdade? Mas apesar de ser uma presença quase obrigatória em muitas mesas, há quem não aprecie o bacalhau cozido. Assim, hoje dou-lhe a receita dos famosos pastéis de bacalhau, tal como são confeccionados no distrito de Viseu. São deliciosos. Aproveite a receita!

Ingredientes

1 kg de bacalhau crescido ou graúdo
400 gramas de batata
1 ramo de salsa
6 ovos
250 ml de óleo

Preparação (para 6 pessoas)

 

Comece por demolhar o bacalhau durante cerca de 3 dias (deixe o bacalhau em água durante 3 dias, pode deixar no frigorífico).

No próprio dia coza o bacalhau, já demolhado, numa panela com água. Noutra panela à parte coza os 400 gramas de batata.

Assim que a batata esteja cozida, deve passá-la no passe-vite até fazer um puré. De seguida desfie o bacalhau, tirando as espinhas e a pele. Assim que este esteja desfiado, passe também pelo passe-vite. Junte num único recipiente a batata e o bacalhau, os 6 ovos e a salsa já cortada. Misture todos os ingredientes com uma colher.
De seguida, coloque óleo numa frigideira. Volte ao recipiente onde misturou todos os ingredientes. Retire com uma colher e faça a forma destes pastéis, fazendo pequenos rolinhos.

Assim que o óleo esteja a ferver, coloque os rolinhos e deixe fritar durante 3 ou 4 minutos. E, já está. Delicie-se!

Pastéis de bacalhau simples e deliciosos - Aprenda aqui a fazer

Pastéis de bacalhau simples e deliciosos – Aprenda aqui a fazer | Foto: cybercook

Se gostou de conhecer a receita de pastéis de bacalhau simples e deliciosos, descubra aqui mais receitas: o tradicional bolo do caco e a receita de salada de polvo com grão. Descubra ainda boas razões para comer de bacalhau.

E já agora veja também...