Shares

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês

 

Sempre que vou a um sítio novo gosto de visitar os museus locais ricos em História. Saio de lá a saber mais do que sabia, o que me enriquece também a mim. O nosso país tem museus extraordinários por onde já passaram milhões de visitantes. E pode visitar muitos deles sem pagar, sabia? Quando? No primeiro domingo de cada mês. Eu indico-lhe 10 deles.

Os museus que seleccionei são geridos pela Direcção Geral do Património. Costumam estar encerrados no domingo de Páscoa, 1 de Maio, 4 de Julho e 24 e 25 de Dezembro. Por isso, verifique bem a data e tenha em atenção se a entrada gratuita também se aplica às exposições temporárias. Ora tome nota.

 

 

1- Museu Nacional dos Coches – Lisboa

Vou começar pelo Museu Nacional dos Coches, em Belém, precisamente um dos museus mais visitados de Portugal. Tem uma colecção única a nível mundial de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI a XIX, a maioria da Casa Real Portuguesa. A colecção cresceu com mais veículos que estavam sob a alçada da Igreja e de colecções particulares. No novo edifício estão expostas 70 viaturas, sendo a mais antiga do século XVI e a mais recente uma Mala-Posta do século XIX.

O Museu contém, ainda, um conjunto de peças que foram utilizadas no serviço das viaturas e cortejos de gala e outras ligadas à arte da cavalaria e aos jogos equestres assim como uma colecção de retratos da Família Real portuguesa. Com a construção do novo edifício foram criados novos espaços destinados, à Biblioteca, ao Arquivo e um Auditório.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Museu dos Coches é imperdivel

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu Nacional dos Coches | Foto:  pinimg

 

 

2- Museu Nacional de Arte Antiga – Lisboa

Instalado no Palácio dos Condes de Alvor, em Santos, em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga foi inaugurado a 12 de Junho de 1884. Reformado em 1911, adquiriu então o nome que, actualmente, tem. Este museu acolhe a mais completa colecção pública do país desde pintura, escultura, artes decorativas (portuguesas, europeias e da Expansão), desde a Idade Média até ao século XIX, onde se destaca o maior número de obras classificadas como “tesouros nacionais”.

Tanto o museu como o seu jardim, com restaurante e esplanada, oferecem uma espectacular vista sobre o rio Tejo e o porto de Lisboa.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo do mês - Descubra o Museu de Arte Amtiga

10 museus gratuitos no 1.º Domingo do mês – Museu Nacional de Arte Antiga | Foto:  pinimg

 

 

3- Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea – Lisboa

Situado na Rua Serpa Pinto, 4, no Chiado, em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea possui uma colecção de Arte Contemporânea Portuguesa desde 1850 até aos nossos dias, contemplando pintura, escultura, desenho, vídeo, fotografia e instalação. A exposição permanente dá a conhecer várias peças desde pintura, escultura e desenho entre 1850 e 1975. As obras a partir desta data até à actualidade são mostradas através das exposições temporárias.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Vá ao Museu do Chiado

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu do Chiado | Foto:  blogspot

 

 


4- Museu Nacional do Teatro e da Dança – Lisboa

O Museu Nacional do Teatro e da Dança encontra-se instalado no Palácio do Monteiro-Mor, na freguesia do Lumiar, em Lisboa. É composto por cerca de 260 mil peças e adereços de cena, maquetes de cenários, figurinos, desenhos, caricaturas, programas, cartazes, postais, álbuns de recortes de jornal, folhetos, discos, partituras, teatros de papel do século XVIII ao século XX, e ainda um espólio com perto de 25 mil fotografias.

Além da exposição permanente, o museu dinamiza exposições temporárias dedicadas a artistas ou companhias de teatro, como forma de homenagear os inúmeros e conceituados artistas portugueses.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Descubra o Museu do Teatro e da Dança

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu Nacional do Teatro e da Dança | Foto:  turismoenportugal

 

 

5- Museu Nacional do Azulejo – Lisboa

É através das inúmeras actividades que realiza que este museu dá a conhecer a história do azulejo em Portugal e, ao mesmo tempo, procura alertar as pessoas para a importância de proteger esta expressão artística que diferencia o país a nível mundial.

Trata-se de um dos mais importantes museus nacionais, tendo em conta a sua colecção singular, o azulejo, e pelo edifício onde se encontra instalado, o antigo Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1509 pela Rainha D. Leonor. Contudo, foi a 26 de Setembro de 1980 que o Museu do Azulejo ganhou a designação de Nacional e tornou-se autónomo em relação ao Museu Nacional de Arte Antiga.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Museu Nacional do Azulejo

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu Nacional do Azulejo | Foto: ggpht

 

 

6- Museu de Arte Popular – Lisboa

O Museu de Arte Popular fica também em Belém, em Lisboa, tendo sido inaugurado em 1948. Nas diversas salas são recriadas as várias regiões do país, com diferentes colecções de arte popular. Já no exterior do edifício existem composições em baixo-relevo que recriam cenas da vida rural. No museu existe um conjunto de composições murais que definem as diversas regiões do país, e que retratam o povo tanto na faina do quotidiano como nas festas e romarias de raiz popular. São uma excelente forma de levar o visitante a compreender a grandiosa exposição permanente.

Existe, ainda, uma loja com vários tipos de produtos à venda desde peças de cerâmica, trabalhos em madeira, objectos em cortiça, têxteis e publicações, para quem queira levar uma recordação.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Surpreenda-se com a Arte Popular

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu de Arte Popular | Foto:  wikimedia

 

 

7- Museu Nacional Machado de Castro – Coimbra

É no Largo Dr. José Rodrigues, em Coimbra, que se encontra o Museu Nacional de Machado de Castro. A sua designação fica a dever-se a um filho da terra, considerado o mais notável representante da escultura portuguesa do século XVIII. O Museu abriu ao público a 11 de Outubro de 1913, tendo ocupado os edifícios que, do século XII ao século XVIII, foram sendo construídos para a residência episcopal e que, em meados do séc. XX, foram adaptados para a função que tem actualmente.

As colecções deste museu mostram a riqueza da Igreja e a importância do mecenato régio, desde obras de arte e alfaias religiosas. Os núcleos de pintura, ourivesaria, cerâmica e têxteis também são igualmente importantes no que diz respeito à arte importada e à produção nacional, além das colecções arqueológicas da cidade e as de arte oriental.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Vá a Coimbra

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu Nacional Machado de Castro | Foto:  noticias

 

 

8- Museu Nacional Grão Vasco – Viseu

Em Viseu pode visitar o Museu Nacional Grão Vasco, situado no Adro da Sé. O projecto de intervenção de que foi alvo entre 2001 e 2003, da autoria do Arquitecto Eduardo Souto Moura, permitiu adaptar o espaço às exigências de um programa museológico novo.

Este museu em Viseu contém várias obras de arte, de diferentes épocas. A colecção principal é constituída por um conjunto espectacular de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes, de colaboradores e contemporâneos.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Museu em Viseu merece uma visita

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu Nacional Grão Vasco | Foto:  residencialdomduarte

 

 

9- Museu Nacional Soares dos Reis – Porto

O Museu Nacional Soares dos Reis está instalado no Palácio Carrancas, na Rua D. Manuel II, no Porto. É o mais antigo museu público de arte do país, fundado em 1833, sob a designação de Museu Portuense. Em 1911, recebeu o nome de Museu Soares dos Reis e em 1932 passou a Museu Nacional. Na altura recebeu acervos dos extintos Museu Municipal do Porto e Museu Comercial e Industrial do Porto, bem como da Mitra do Porto, dando início às colecções de Artes Decorativas.

Reabriu ao público em 2001 após obras de requalificação e de ampliação. Contempla uma exposição permanente de pintura e escultura portuguesas do século XIX e primeira metade do XX, com destaque para as obras do escultor António Soares dos Reis e do pintor Henrique Pousão.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Veja a arte do Porto

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu Nacional Soares dos Reis | Foto:  pportodosmuseus

 

 

10- Museu Monográfico de Conímbriga – Condeixa-a-Nova

O Museu Monográfico de Conimbriga, em Condeixa-a-Nova, foi fundado em 1962. É responsável pela gestão das Ruínas da Cidade romana, abertas ao público desde 1930. Diz a história arqueológica que Conimbriga foi habitada, pelo menos, entre o Séc. IX a.C. e Sécs. VII-VIII, da nossa era. Conimbriga corresponde, actualmente, a uma área consagrada como monumento nacional, desde 1910.

A colecção deste museu é diversificada. Dá a conhecer a evolução histórica do espaço onde está inserido, desde finais do segundo milénio antes de Cristo e o séc. VI da era cristã. Os objectos expostos foram encontrados durante as escavações feitas desde 1898, tendo sido distribuídos por trinta e um temas diferentes, que mostram a dinâmica da cidade.

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês - Reveja a nossa história

10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês – Museu Monográfico de Conímbriga | Foto:  tripadvisor

 

E então, já escolheu qual vai visitar hoje?

 

 

Se gostou de saber mais acerca destes 10 museus gratuitos no 1.º Domingo de cada mês, descubra mais sobre estes palácios e locais abandonados em Portugal. Saiba onde ficam as belas aldeias de Portugal e organize uma visita ao Porto, a Lisboa e a Sintra.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest