Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez

 

 

Alimentar-se bem durante a gravidez pode parecer mais complicado que parece. Isto porque existem várias informações contraditórias acerca do que é mais acertado consumir quando se está grávida. Fundamental é que se aconselhe com o seu médico. Ele melhor do que ninguém saberá aconselhar-lhe os alimentos certos para si.

Esta lista é indicativa daqueles que são considerados os melhores alimentos para consumir durante a gravidez. Caso esteja grávida, irá ajudá-la na escolha dos alimentos com os nutrientes certos para si e para o seu bebé. E mesmo que não aprecie todos os alimentos da lista, insira na sua alimentação aqueles de que mais gosta.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Estar grávida

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Estar grávida

 

 

1- Ovos

Os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e uma boa quantidade de proteínas. As proteínas são essenciais para a produção de células para o corpo do bebé. Os ovos são também ricos em colina, um nutriente que promove o crescimento do seu bebé e a sua saúde cerebral.

Pode também procurar ovos com ómega 3, pois estes têm um tipo de gordura que promove o desenvolvimento do cérebro e da visão.

Quer saber mais razões para consumir ovos? Estes são baratos, fáceis e rápidos de confeccionar, além de serem versáteis, visto que podem acompanhar várias refeições.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Ovos

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Ovos

 

 

2- Sardinhas

A sardinha conta com várias proteínas de alto valor biológico, como ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K. Apresenta ainda uma elevada quantidade de ómega 3, cujo efeito é proteger o corpo contra doenças cardiovasculares.

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que a sardinha lhe pode dar, a forma como a prepara é fundamental. O ideal é prepará-la assada ou cozida para manter todas as suas propriedades. Pode comer também salmão, cavala ou arenque para variar com a sardinha.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Sardinhas

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Sardinhas

 

 

3- Feijão

O feijão é um alimento bastante completo, já que é uma fonte de proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, hidratos de carbono e fibras. Além disto, possui substâncias antioxidantes que contribuem para um menor risco de cancro e para uma menor incidência de doenças degenerativas.

O feijão contém ainda fibras solúveis que, depois de ingeridas, transformam-se num gel que ao chegar ao estômago provocam uma maior sensação de saciedade.

Para facilitar a preparação do feijão deve deixá-lo de molho, de preferência em água morna, no mínimo duas horas antes da cozedura. Se tiver panela de pressão pode usá-la porque assim o processo irá ser mais acelerado e haverá menos perdas nutricionais ao cozer o feijão.

Dica: se não gostar muito de feijão pode optar por grão-de-bico ou ervilhas.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Feijão

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Feijão

 

 

4- Pão integral

O pão integral é composto também por vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Tem mais nutrientes que o pão branco e tem a vantagem de os benefícios serem em quantidades mais significativas.

Possui ainda fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino – uma boa notícia para qualquer grávida que tenha prisão de ventre –, no controlo do colesterol e provocam uma maior sensação de saciedade.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Pão integral

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Pão integral

 

 

5- Aveia

A aveia ajuda o sistema imunitário a manter-se activo, o que é muito importante durante a gestação. Isto porque quando há uma baixa natural da imunidade da mãe existe uma maior susceptibilidade a doenças e infecções. Assim, a aveia pode ter um papel fundamental nesses casos.

Tal como o feijão, a aveia é também rica em fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. E é composta por cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, selénio e zinco, apresentando uma composição bastante completa.

A recomendação para consumir aveia é de 20 a 30 gramas por dia, sendo que uma colher de sopa tem em média 20 gramas. Para consumir da melhor forma este alimento deve optar por farelo de aveia que pode ser adicionado a frutas e iogurtes. Pode ser adicionado também a sopas e saladas.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Aveia

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Aveia

 

 

6- Frutos secos

Se não for muito fã de peixe ou de ovos e quer incluir na sua alimentação o tão famoso ómega 3, aqui tem uma alternativa: pode comer 3 a 4 castanhas por dia, para um melhor desenvolvimento do cérebro do bebé.

Na mesma categoria em que estão as castanhas estão também as nozes, amêndoas e cajus torrados ou crus. Tente comprar estes alimentos sem adição de sal para não correr o risco de a sua pressão arterial subir.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Frutos secos

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Frutos secos

 

 

7- Iogurte

Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína, bastante importante para a construção das células do corpo do bebé, e o cálcio, vital para a formação dos ossos e dentes. Os iogurtes gregos são bastante recomendados porque costumam ter o dobro das proteínas que os iogurtes comuns têm. No entanto, tome atenção para que estes não tenham adição de amido ou açúcar.

Se não gosta muito do sabor de iogurtes pode misturar um pouco de mel ou frutas frescas picadas. Outra opção é preparar uma bebida bastante nutritiva com uma mistura de iogurte, frutas, mel e aveia, tudo muito bem batido no liquidificador.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Iogurte

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Iogurte

 

 

8- Pato

O pato contém uma grande quantidade de ferro, pelo que é um tipo de carne bastante indicado para grávidas. Isto porque o seu consumo previne da anemia, uma doença que pode provocar cansaço e mal-estar.

Este alimento tem proteínas com um alto valor biológico para o crescimento saudável dos músculos, órgãos e tecidos necessários para a formação do bebé. Tem ainda uma significativa concentração de vitaminas, em especial a B12 – essencial no desenvolvimento do sistema nervoso.

Para a preparação do pato, prefira-o assado ou cozido, ou até cortado em fatias. Caso goste, é uma boa opção para fazer carne picada, almôndegas ou hambúrgueres caseiros.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Pato

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Pato

 

 

9- Laranja

E, por fim, a laranja! Este fruto possui uma grande quantidade de vitamina C, estando associada a alimentos que sejam uma fonte de ferro. Esta vitamina ajuda na absorção do ferro, que é fundamental para qualquer gestação.

Além da vitamina C, a laranja é também fonte de minerais como cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e potássio, que auxiliam na defesa do organismo contra infecções. E, por ser rica em fibras, funciona como um regulador intestinal natural.

Os melhores alimentos para consumir na gravidez - Laranja

Os melhores alimentos para consumir durante a gravidez – Laranja

 

 

Para além destes alimentos que lhe sugiro, dou-lhe também uma lista de hábitos e alimentos a evitar durante o seu período de gestação:

– Evite refeições com peixes crus como sushi, ostras ou aves mal-cozinhadas.
– Evite queijos brancos e leite não pasteurizado que, por serem portadores de bactérias, podem ser prejudiciais para o bebé.
– Evite alimentos ricos em açúcar ou gordura, como bolos ou batatas fritas.

 

Segundo vários especialistas, durante a gravidez, a mulher deve comer a cada três horas. Deve também ter uma alimentação bastante variada e colorida, incluindo seis porções diárias de cereais, de preferência integrais, cinco frutas e três a quatro porções de legumes e verduras. Não se esqueça de ainda beber pelo menos dois litros de água por dia.
Não se esqueça que estes conselhos devem sempre complementados com o plano nutricional recomendado pelo seu médico. Ele saberá aconselhá-la melhor do que ninguém.

 

Nota: As fotografias que acompanham o artigo foram retiradas de bancos de imagens gratuitas.

 

Se gostou de saber quais são os melhores alimentos para consumir durante a gravidez, saiba também quais são os melhores alimentos para o cérebro e ainda quais são os frutos menos calóricos e os frutos mais hidratantes.

E já agora veja também...