Inhame com bacalhau – um prato tradicional da Quaresma na Madeira

 

Como bem sabe, gosto muito de variar na alimentação e, sobretudo, de aproveitar o que de melhor a terra dá. Hoje falo-lhe de um tubérculo que é muito consumido na Madeira, sobretudo na Páscoa. Reza a lenda que o calendário religioso e o ano agrícola determinam que na Sexta-feira Santa o prato tradicional seja inhame cozido com bacalhau. Neste artigo dou-lhe a receita.

Saiba desde já que este tubérculo é cultivado naquela região mas também em outras zonas tropicais como o Brasil e os Açores, e é uma excelente fonte de fibras com propriedades antioxidantes, que até ajuda a emagrecer. Já a seguir falo-lhe dos muitos benefícios do inhame e no final dou-lhe esta grande receita.

5 benefícios do inhame - Um alimento tradicional da Quaresma na Madeira - Introduza na sua ementa

Inhame com bacalhau – um prato tradicional da Quaresma na Madeira | Foto:  pinimg

 

 

Benefícios do inhame:

 

1- É amigo do coração

De acordo com alguns estudos, as fibras existentes no inhame ajudam a baixar os elevados níveis de colesterol no sangue, responsáveis pelo aparecimento de doenças cardíacas. É um alimento rico em vitaminas B6 e B9, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares como o AVC, doenças coronárias e enfarte do miocárdio. É também uma boa fonte de potássio, o que compensa as reacções hipertensivas do sódio no corpo.

5 benefícios do inhame - Um alimento tradicional da Quaresma na Madeira - Previne doenças

Inhame com bacalhau – um prato tradicional da Quaresma na Madeira – É amigo do coração | Foto:  revistabicicleta

 

 

2- Combate a retenção de líquidos

O inhame é um grande aliado que qualquer mulher deve ter na sua alimentação. Isto porque, devido às propriedades anti-inflamatórias, ajuda, e muito, a eliminar líquidos e toxinas do organismo. Alguns especialistas garantem que, se consumir este tubérculo de uma forma regular, vai conseguir acabar com aquele inchaço incómodo na barriga e também pode ajudar a acabar com as gordurinhas localizadas e a celulite.

5 benefícios do inhame - Um alimento tradicional da Quaresma na Madeira - Elimina toxinas

Inhame com bacalhau – um prato tradicional da Quaresma na Madeira – Combate a retenção de líquidos | Foto:  seucorporperfeito

 

 

3- Ajuda a emagrecer

Há quem garanta que o inhame é uma óptima opção alimentar para quem precisa de emagrecer. E porquê? Porque, para além de ter pouca gordura na sua composição, as fibras existentes no inhame causam uma sensação de saciedade. Por isso, deve acrescentar este ingrediente nas suas receitas. Desta forma irá consumir uma quantidade menor dos pratos que for preparando. Pode adicioná-lo, por exemplo, em massas de bolo e sopas. Além disso, alguns estudos indicam que a força e a massa muscular tanto nos homens como nas mulheres aumentam com o consumo deste alimento.

5 benefícios do inhame - Um alimento tradicional da Quaresma na Madeira - Reforça a massa muscular

Inhame com bacalhau – um prato tradicional da Quaresma na Madeira – Ajuda a emagrecer

 

 

4- Previne a anemia

Por ser rico em ferro, o inhame pode ser um excelente alimento para prevenir a anemia. Por ter cobre, este tubérculo ajuda na absorção do ferro. Na sua composição tem também vitamina B6, que é fundamental para a produção de hemoglobina, responsável por transportar o oxigénio no sangue, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo. Contém, ainda, ácido fólico, que ajuda no processo de formação das células sanguíneas.

Conheça a agora a receita de inhame cozido com bacalhau (Para 4 pessoas)

Ingredientes:

 

– 4 postas de bacalhau demolhado

– 600 gr de inhame

– 2 couves portuguesas

– 1 dl azeite

– sal q.b.

Modo de preparação:

 

Esta receita demora cerca de 45 minutos até estar no prato. Comece por colocar uma panela ao lume com água e sal.

Quando levantar fervura mergulhe o bacalhau na água e deixe cozer em lume brando durante 10 minutos. Entretanto, descasque o inhame e prepare as couves. De seguida coza o inhame em água temperada com sal. Numa panela à parte coza as couves.

Depois de estar tudo bem tenrinho, retire do lume. Sirva o bacalhau, o inhame e as couves, tudo bem temperado com azeite. Bom apetite!

5 benefícios do inhame - Um alimento tradicional da Quaresma na Madeira - Acompanhe com bacalhau

Inhame com bacalhau – um prato tradicional da Quaresma na Madeira – Delicie-se! | Foto:  mariaceciliacandelore

 

 

5 benefícios do inhame - Um alimento tradicional da Quaresma na Madeira - Sirva cozido

Inhame com bacalhau – um prato tradicional da Quaresma na Madeira – Sirva o inhame cozido | Foto:  ltmcdn

 

Gostou de conhecer os benefícios do inhame, bem como esta receita de inhame com bacalhau, um prato tradicional de Quaresma na Madeira? Então descubra no meu site mais receitas típicas da Madeira: o fabuloso bolo do caco, bem como as malassadas e a sopa de trigo da Madeira. Delicie-se com os tesouros da nossa gastronomia.

E já agora veja também...