Shares

Sopa de trigo da Madeira – Um prato de inverno

 

Olá! Depois de partilhar consigo a receita do Bolo do Caco, hoje trago-vos uma das especialidades da ilha da Madeira, a sopa de trigo. É muito apreciada pelos residentes e também por muitos dos que visitam a ilha. É uma óptima sopa para comer no inverno porque é muito densa devido à quantidade de legumes que leva.

A receita varia de pessoa para pessoa, pois cada qual adapta ao seu gosto, mas parte sempre de uma base única. As receitas mais completas levam carne de porco. Quem não tinha possibilidades acrescentava banha e batata, ou melhor dizendo, semilha, como dizem os madeirenses.

A receita que se segue tem uma grande variedade de legumes mas fica ao critério de cada um adicionar ou excluir um ou outro ingrediente. Adapte ao seu gosto. Ah, mas atenção, tem que começar a preparar a sopa de véspera.

 

 

Sopa de trigo da Madeira - Conheça a receita

Sopa de trigo da Madeira – Conheça a receita | Foto: pinimg

 

INGREDIENTES (para oito pessoas)

 

1/2 KG DE TRIGO

1/2 QUILO DE FEIJÃO FRADE

1 KG DE BATATA

1 KG DE ABÓBORA AMARELA

1/2 KG DE CARNE SALGADA

COUVE LOMBARDA q.b.

CENOURA q.b.

CHUCHU q.b.

BATATA DOCE q.b.

NABO q.b.

1 CEBOLA

6 LITROS DE ÁGUA

1 RAMO DE SEGURELHA

2 PIMENTAS

SAL q.b.

 

 

 

PREPARAÇÃO: (tempo de cozedura – cerca de 1 hora)

 

Comece por colocar o trigo de molho juntamente com o feijão e a carne salgada durante 24 horas, mudando a água, pelo menos uma vez, ao fim de algumas horas.

Depois escorra a água, lave os ingredientes e leve-os ao lume durante uma hora, numa panela com seis litros de água. Adicione a cebola, a pimenta e a segurelha.

Junte o nabo, a cenoura, a batata e a batata doce cortadas aos cubos e deixe cozer durante 50 minutos.

Entretanto, retire a carne, corte em pequenos pedaços e volte a colocá-la na panela.

Adicione a couve e o chuchu cortados e verifique se a água é suficiente e se é necessário juntar sal. Deixe cozer durante mais 10 minutos, rectifique os temperos e desligue o lume. O ideal é a sopa ficar a repousar duas horas antes de ser servida.

 

Sopa de trigo da Madeira - Muito rica em legumes

Sopa de trigo da Madeira – Muito rica em legumes | Foto: ltmcdn

 

Muita atenção:

Se for intolerante ao glúten, retire o trigo e considere uma das seguintes alternativas:

  • amaranto
  • millet
  • trigo sarraceno
  • quinoa
  • arroz integral
  • lentilhas
  • flocos de batata
  • tapioca
  • farinha de amêndoa, avelã e noz

 

As sementes como as leguminosas, oleaginosas e cereais integrais devem ser colocados de molho algumas horas antes de cozinhar. Na natureza as sementes encontram-se num estado “adormecido” e só se desenvolvem quando as condições são ideais. Ao demolhar estamos a imitar o processo que acontece na natureza, iniciando a germinação. As proteínas, os minerais, e as vitaminas ficam mais fáceis de serem assimilados pelo organismo.

 

 

Caso não coma carne de porco, retire este ingrediente da receita e substitua por soja.

 

Delicie-se.

 

Se gostou de conhecer esta receita de sopa de trigo da Madeira, conheça também a sopa de peixe com coentros e a sopa de ovos, espinafres, cenoura, curgete e alho. Saiba ainda como ter a sua casa quente e confortável no Inverno.

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest