Shares

Bolo do caco – Sobremesa, entrada ou acompanhamento

 


O bolo do caco é um pão de trigo típico da Madeira. Pode ser consumido como sobremesa, entrada ou como acompanhamento. Conheça aqui a receita tradicional:

 

Bolo do caco - Sobremesa, entrada ou acompanhamento - Conheça a receita

Bolo do caco – Sobremesa, entrada ou acompanhamento – Conheça a receita | Foto: pinimg

 

 

 

INGREDIENTES (para dois bolos grandes e um pequeno)

 

1 KG DE FARINHA DE TRIGO (SEM FERMENTO)

25 GR DE FERMENTO

750 GR DE BATATA DOCE

q.b. SAL

q.b. ÁGUA MORNA

 

 

PREPARAÇÃO

 

Coloca-se o sal e o fermento num alguidar. Adiciona-se a farinha aos poucos juntamente com a água. Amassa-se tudo muito bem. Junta-se a batata doce cozida, descascada e cortada aos cubos. Volta-se a amassar tudo muito bem. Deixa-se levedar durante 15 minutos.

Depois corta-se a massa em porções de 250 gr cada. Coloca-se cada porção sobre uma chapa bem quente e vai-se espalhando com a mão até formar um bolo. Em cada sequência pode-se passar as mãos por farinha para a massa não pegar. Deixa-se cozer tudo em lume brando, de um lado e do outro.

Quando os bolos estiverem cozidos pode barrá-los com manteiga simples ou manteiga de alho e salsa e cortá-los às fatias. Humm… estão prontos a comer. Fica uma delícia! Saboreie o bolo do caco, de preferência, quentinho, acabadinho de sair da fornalha. É de comer e lamber os dedos por mais.

 

Bolo do caco - Sobremesa, entrada ou acompanhamento - Delicie-se

Bolo do caco – Sobremesa, entrada ou acompanhamento – Delicie-se | Foto: accommodationmadeira

 

Se gostou de conhecer a receita do bolo do caco, conheça também a receita dos brigadeiros sem culpa. Saiba ainda quais as quantidades de cada alimento que deve consumir e descubra o chá de Pau D’Arco.

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest