Filhós de abóbora – Aprenda aqui a fazer

 

Olá! Tal como prometido, aqui tem a receita das filhós de abóbora. É um doce tradicional muito amado, verdade? Já lhe dei anteriormente as receitas das filhós de farinha e também dos sonhos de cenoura com laranja, e hoje chega a vez de lhe dar mais esta especialidade tão portuguesa. Tenha uma mesa de Natal com muitos sabores tradicionais e com doces que agradam a toda a família!

 

Ingredientes (para cerca de 10 filhós):

500 g de abóbora
2 laranjas
50 ml de aguardente
300 gramas de farinha com fermento
1,5 colheres chá de fermento
5 ovos
óleo para fritar
açúcar q.b.
canela em pó q.b.
água e sal para cozer a abóbora

 

 

Modo de preparação:

Comece por descascar a abóbora. Depois corte a abóbora em pedaços pequenos e retire as sementes. De seguida coza a abóbora em água e um pouco de sal durante 30 minutos, até ficar bem cozida.

De seguida, escorra muito bem a água e comece a triturar a abóbora. Acrescente-lhe os 50 ml de aguardente, o sumo das duas laranjas, os 300 gramas da farinha e o fermento. Misture de uma só vez com a ajuda de uma colher de pau.

Assim que esteja tudo muito bem misturado, junte os 5 ovos, um a um, e envolva com a massa, até absorver totalmente.

Amasse muito bem. De seguinte, tape o recipiente com um pano e deixe repousar durante aproximadamente 4 horas.

Após estas 4 horas, quando a massa estiver bem levedada, aqueça bem o óleo numa frigideira.

Com a ajuda de uma colher de sopa retire colheradas da massa e frite em óleo até ficarem douradas. Normalmente as próprias filhós viram sozinhas.

Por fim, escorra com papel absorvente, de forma a retirar o excesso de gordura. E para o fim, passe as filhós, dos dois lados, por uma mistura de açúcar e canela. Polvilhe a seu gosto e surpreenda todos aí em casa com estas filhós deliciosas! Boas festas!

 

Foto de capa: Blogspot

 

E se gostou desta receita das filhós de abóbora, descubra mais receitas de Natal: aletria dourada, rabanadas e bacalhau com broa.

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...