A maravilhosa aletria dourada- Aprenda aqui a fazer

 

A aletria dourada não pode faltar à mesa das grandes festas, verdade? É presença constante na quadra que vai da consoada até ao Dia de Reis, mas tem também um lugar cativo noutras datas importantes do calendário, como a Páscoa e até mesmo nos aniversários. E porquê? É simples! Porque é um doce irresistível, que vai passando de geração em geração, lembrando-nos que os sabores de sempre são os mais reconfortantes. Descubra aqui a receita desta maravilhosa aletria dourada e tenha um dia muito, muito feliz!

 

Ingredientes:

150 gramas de aletria
6 gemas de ovos
200 gramas de açúcar
500 ml de água
cascas de um limão
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
1 pau de canela + canela em pó a gosto

 

Modo de preparação:

Comece por juntar a água, a pitada de sal, o pau de canela e a casca de limão num tacho e leve ao lume até ferver. Assim que esteja a ferver, junte-lhe as 150 gramas de aletria. Deixe cozer. Vá mexendo de quando em quando.

Assim que este preparado esteja cozido, junte o açúcar e a manteiga. Coza tudo em lume brando durante cerca de cinco minutos. Retire do lume.

Numa tigela à parte, desfaça as gemas num pouco de preparado de aletria e mexa. Junte ao preparado anterior e leve novamente ao lume para engrossar. Atenção: não deve ferver. Esta parte é para engrossar o doce.

Assim que esteja com um aspecto consistente, retire e coloque numa travessa bonita e festiva. Enquanto deixa arrefecer, vá decorando a aletria dourada com canela em pó. Escolha um motivo ou uma palavra bonita, como AMOR. Delicie-se!

 

Fotografia: Blogspot

 

Se gostou de descobrir a receita da maravilhosa aletria dourada, descubra mais receitas tradicionais: arroz doce; tarte de pastel de nata ou azevias. Boas festas!

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...