Coscorões – saiba aqui como fazer esta delícia

 

Olá! Recebo muitos pedidos de doces tradicionais. Como gosto de lhe dar bons conselhos, dicas e sugestões, consulto sempre os meus amigos mais doceiros para dar resposta a esses pedidos. E a verdade é que faltava mesmo dar-lhe a receita dos coscorões, verdade?

Já provou? Habitualmente este doce está associado ao Natal, mas é tão simples e tão delicioso que não podia deixar de partilhá-lo consigo para que o possa fazer em qualquer altura do ano! Aproveite e partilhe com a sua família e amigos a receita tradicional destes maravilhosos coscorões.

 

Ingredientes (cerca de 20 unidades):

800 gramas de farinha
20 gramas de fermento de padeiro
100 gramas de açúcar
1 colher de café de sal grosso
sumo e raspas de 1 laranja
120 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de aguardente
2 ovos
água (se necessário)
açúcar e canela q.b. para polvilhar
óleo para fritar

 

 

Modo de preparação:

Num recipiente junte os 800 gramas de farinha; os 20 gramas de fermento de padeiro; os 100 gramas de açúcar; a colher de café de sal grosso; o sumo e as raspas de 1 laranja; os 120 gramas de manteiga; as 2 colheres de sopa de aguardente e os 2 ovos. Envolva todos os ingredientes com a ajuda de uma colher de pau. Adicione água, se necessário. De seguida, amasse muito bem até que a massa fique elástica.

A seguir tape a massa com um pano e deixe repousar durante 1 hora.

Depois de levedada, polvilhe a massa com farinha e amasse mais um pouco até que deixe de colar nas mãos. Vá retirando pequenas porções e, com um rolo de massa, estenda a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha. Quando estiver bem fina, corte em rectângulos e faça 2 pequenos cortes no meio.

Frite dos dois lados em óleo bem quente. De seguida, escorra com papel absorvente, de forma a retirar o máximo de gordura.

Por fim, num prato fundo, faça uma mistura de açúcar e canela. Passe os coscorões por essa mistura e estarão prontos a servir!

E assim se fazem os melhores coscorões que já provei! Gostou? Espero que sim, porque eu adoro!

 

Fotografia de capa: Pinterest

 

Se gostou de descobrir a receita tradicional dos coscorões, descubra mais receitas tradicionais: azevias, arroz doce e baba de camelo.

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...