Shares

Dicas saudáveis – 10 benefícios da chia + receita de sumo de chia para emagrecer

 

A chia é uma planta originária do México e começou a ser utilizada como alimento dos povos da América Central há muitos séculos, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Como estas sementes têm tantos benefícios passaram a ser consumidas em todo o mundo. A importância de consumir as sementes de chia tem sido reforçada por vários especialistas, uma vez que nela se podem encontrar vários nutrientes essenciais, como fibras e proteínas. No entanto, a fama que a chia tem adquirido foi conquistada graças aos efeitos sobre a dieta, isto porque a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Fantástico!

 


Como consumir:

Estas sementes podem facilmente ser misturadas em saladas ou sumos de fruta, juntando duas colheres de sopa de chia, que equivale a 25 gramas, uma vez por dia. Pode também consumir estas sementes 20 minutos antes das refeições principais.

 

Conheça agora os principais benefícios da chia:

 

1) Ajuda a emagrecer:

Um dos motivos que fazem da chia um óptimo aliado na perda de peso é a sensação de saciedade que provoca. As suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se numa espécie de gel. E, claro, quanto mais saciados nos sentimos menos iremos comer. Além disso, o consumo regular de chia evita também a formação de gordura localizada, a grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança.

 

 

2) Previne e controla a diabetes:

Graças às suas fibras, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue.

Dicas saudáveis - 10 benefícios da chia - Previne e controla a diabetes

Dicas saudáveis – 10 benefícios da chia – Previne e controla a diabetes | Foto: liberoalimentos

 

 

3) Previne doenças cardiovasculares:

O consumo regular de chia pode evitar os enfartes, derrames cerebrais e hipertensão, graças ao ómega 3 que tem. Porquê? Porque o ómega 3 ajuda na regulação da pressão sanguínea, aumentando assim a fluidez sanguínea e evitando o aumento da pressão arterial.

 

 

4) Regula o colesterol:

As gorduras que compõem a chia, ómega 3 e ómega 6, ajudam também a reduzir o colesterol mau (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicéridos na corrente sanguínea.

 

 

5) É uma grande fonte de cálcio: 

A chia tem bastante cálcio, logo é uma alternativa para quem tem intolerância à lactose e para quem não consome cálcio com origem animal, caso dos vegetarianos e veganos.

Dicas saudáveis - benefícios da chia - É uma grande fonte de cálcio

Dicas saudáveis – benefícios da chia – É uma grande fonte de cálcio | Foto: dicasdieta

 

 

6) É sinónimo de pele e cabelos bonitos:

A chia tem duas vitaminas importantes:  vitamina A, que auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele, e vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelo. Logo, é uma grande aliada para quem se preocupa com a saúde da pele e cabelo.

 

 

7) Fortalece o sistema imunitário:

Por conter minerais como o zinco, a chia é importante para reforçar defesas, afastando doenças como gripes. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, cálcio e potássio, a semente é indispensável para a manutenção da saúde das células.

 

 

8) Boa fonte de ferro:

O ferro, presente em grandes quantidades na chia, é o principal nutriente na formação de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigénio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço e aumentam os riscos de infecções. Logo,  introduzia chia no seu regime alimentar.

 

 

9) Melhora a saúde intestinal:

Devido às fibras presentes na sua composição, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre.

 

 

10) Tem um efeito desintoxicante:

Os antioxidantes presentes na chia são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado e impedem a formação de radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento.

 

Grandes notícias, certo? 

 

 

A chia pode ser consumida crua, triturada, em forma de gel ou de óleo. A semente mantém todas as suas propriedades em todas estas formas de consumo. Veja como usá-la nestas duas receitas deliciosas que lhe vou dar!

 

– Pudim de chia

Dicas saudáveis - benefícios da chia - Pudim

Dicas saudáveis – benefícios da chia – Pudim | Foto: dietaemagrecerurgente

 

 

Ingredientes:

– 200 ml de leite desnatado
– 180 ml de água
– 3 colheres de sopa de mel
– 3 colheres de sopa de sementes de chia
– 200 Gramas de ricota fresca
– 24 Gramas de gelatina sem sabor
– Fruta a gosto

 

 

Modo de preparação:

Em primeiro lugar, terá que colocar as sementes de chia em água para hidratarem. De seguida, aqueça o leite com mel. Quando estiver quente adicione a gelatina e mexa bem para dissolver. Coloque o preparado no liquidificador, acrescente a ricota e triture. Depois coloque no preparado anterior as sementes de chia e mexa bem. Por fim, numa forma de pudim disponha alternadamente a mistura anterior e as frutas a seu gosto. De preferência entre cada camada, leve a forma ao frigorífico (durante cerca de 30 minutos) para solidificar e obter camadas diferentes.

 

 

 

– Sumo de chia para emagrecer

Dicas saudáveis - benefícios da chia - Sumo para emagrecer

Dicas saudáveis – benefícios da chia – Sumo para emagrecer | Foto: dicasdieta

 

 

Ingredientes:

– 1 colher de semente de chia
– 1 chávena de chá de abacaxi em cubinhos
– 1 cenoura pequena picada
– 250 ml de sumo de laranja
– 3 folhas de hortelã
– 4 cubos de gelo

 

Modo de preparação:

Coloque o abacaxi e a cenoura no liquidificador. Depois adicione o sumo e os restantes ingredientes, inclusive o gelo, no liquidificador. Espere até ficar tudo bem batido. Depois é deliciar-se com este sumo ótimo e cheio de nutrientes! Se preferir, adicione mel.

 

 

E agora que já conhece os benefícios da chia, saiba onde é que o poderá encontrar e que produtos é que tem ao seu dispor.

Clique sobre cada uma das imagens para ficar a conhecer as características de cada um destes produtos.

 

 

Se gostou de conhecer os benefícios da chia, conheça também os benefícios do coco e do vinagre de maçã. Descubra ainda 9 regras de ouro para ter uma casa mais limpa e arrumada. Saiba ainda quais os alimentos que ajudam a ter um bronzeado perfeito e as melhores dicas para ganhar massa muscular.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest