Shares

Spirulina e Clorela, dois superalimentos que tem de conhecer já

 

 

Há alimentos que nos fazem bem e há outros considerados superalimentos, dados os inúmeros benefícios que têm, como é o caso da Spirulina e Clorela. Tratam-se de organismos unicelulares, sendo por isso invisíveis a olho nu.

 

Ambas têm diferentes vantagens nutricionais e diferentes benefícios para a nossa saúde, mas há quem diga que devemos juntar os dois para ganharmos mais vantagens. Vamos, assim, conhecer melhor estes dois super alimentos. Começamos por conhecer melhor os principais benefícios da spirulina:

 

  • É rica em nutrientes, micronutrientes e minerais – A spirulina, tendo todas estes nutrientes, torna-se numa fonte incrível de energia. É ótima para quem tem uma rotina intensa ou pratica muito exercício físico!
  • Tem grande concentração de proteína – Dado que a spirulina contém uma concentração muito grande de proteína, é bastante interessante para complementar o consumo de proteínas de vegetarianos e vegans.
  • É rica em antioxidantes – Serve, assim, como um poderoso protetor do corpo contra a ação de radicais livres, mantendo as células saudáveis, evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunitário – Isto porque contém vitamina E, que estimula a produção de células de defesa do organismo, e também porque possui zinco, que é essencial para o bom funcionamento das chamadas “células T”, responsáveis pela identificação de invasores no nosso organismo.
  • Grande variedade e concentração de aminoácidos – Estes auxiliam na construção de novas células no nosso corpo.
  • Provoca saciedade – Graças a um aminoácido chamado de fenilalanina, que participa nos processos que regulam a ingestão de alimentos, a spirulina consegue, assim, provocar uma sensação de saciedade.
  • Evita o ressecamento e aumenta o brilho do cabelo – O magnésio presente na spirulina é fundamental para a manutenção do fluxo de nutrientes no couro cabeludo.

    Spirulina e Clorela, dois superalimentos que tem de conhecer já - Spirulina

    Spirulina e Clorela, dois superalimentos que tem de conhecer já – Spirulina  | Foto: beachbodyimages

 

 

Vamos agora saber mais sobre a clorela:

 

Por sua vez, a clorela é uma microalga verde de água doce e também é muito rica do ponto de vista nutricional. Possui uma grande capacidade para agir em regimes desintoxicantes, atuando principalmente a nível gastrointestinal. A sua riqueza nutricional e desintoxicante revela-se quando se rompe a sua membrana exterior, algo impossível de ser feito pelas nossas enzimas gastrointestinais. Assim, a melhor forma de consumir a clorela é através de suplementos. E, por ter diversos componentes, a clorela traz muitos benefícios para a saúde. Estes são:

 

  • Alta concentração de proteínas – 50% a 60% da composição da clorela é proteína e tem também vários aminoácidos essenciais para nós, como o triptofano, que não é produzido no nosso corpo, por isso temos de ingeri-los através da alimentação.
  • Rica em fibras – melhora consideravelmente a digestão desde o primeiro dia de uso.
  • Rica em clorofila – Sabia que a clorela é o alimento mais rico em clorofila do mundo? Pois é, por isso é capaz de eliminar do corpo uma variedade de substâncias tóxicas. A clorofila também é capaz de regular os níveis de colesterol e açúcar do sangue, fortalece o sistema imunitário aumentando o número de anticorpos, nutre e fortalece o sistema circulatório e intestinal, reduz o risco de inflamações, reduz a retenção de líquidos no corpo e aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos.
  • Estimula a produção e reconstrução de tecidos – Isto acontece graças ao factor de crescimento clorela (FCT), que é um composto único da microalga que acelera o processo de cicatrização e recuperação de lesões. Ajuda também no fortalecimento dos ossos, no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e retarda o envelhecimento.
  • Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e cerebral – graças ao ómega 3 e 6 presentes, a clorela consegue ajudar na formação de neurónios, auxiliando, assim, na melhoria do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e da comunicação entre as células do cérebro.
  • Rica em sais minerais – o potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selénio e fósforo estão presentes nesta microalga, pelo que oferecem inúmeros benefícios. Por exemplo, o ferro tem várias proteínas e enzimas, além da hemoglobina, proteína que transporta o oxigénio para os tecidos.
  • Possui uma grande variedade de antioxidantes – estes são bastante importantes para combater os radicais livres, que em excesso estão associados à degradação e destruição das células e tecidos, causando envelhecimento precoce.
  • É rica em vitamina E, C e K, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. A vitamina B12, também presente, desempenha um papel importante no crescimento e produção das células vermelhas do sangue.
Spirulina e Clorela, dois superalimentos que tem de conhecer já - Clorela

Spirulina e Clorela, dois superalimentos que tem de conhecer já – Clorela | Foto: alemdocabelo

 

Prestou atenção a todos os benefícios da spirulina e da clorela?! É incrível! Estou rendida!

 

E agora que já conhece os benefícios da spirulina e clorela, saiba onde é que o poderá encontrar e que produtos é que tem ao seu dispor.

Clique sobre cada uma das imagens para ficar a conhecer as características de cada um destes produtos. 

 

Se gostou de conhecer todos os benefícios da spirulina e da clorela, conheça também os benefícios da salsa. E comece já a planear as suas visitas a estas praias do norte e do sul de Portugal.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest