9 regras para uma casa arrumada

É tempo de dar um volta na sua casa. Durante o ano vamos acumulando tanta coisa, que depois não sabemos bem como começar esta tarefa de organizar tudo a fundo. É ou não é?
Com este artigo vai ganhar toda a motivação de que precisava para pôr mãos à obra e sentir-se mais leve.

 

1) Faça tudo de uma vez.
Não vale a pena passar dias a fazer limpezas… Decida em que dia quer começar e cumpra! Tire um dia inteiro para se dedicar a essa tarefa. Custa mas vai apreciar o resultado final!

Tenha uma casa arrumada - Faça tudo de uma vez

Tenha uma casa arrumada – Faça tudo de uma vez | Foto: blogspot

 

2) Comece pelo mais fácil.
Já sabemos que arrumações a fundo podem ser um pesadelo, mas, se começar pelas coisas que considera mais fáceis, vai ganhar uma motivação extra. Comece, por exemplo, a retirar o lixo, os objetos partidos e os objetos que não pertencem àquela divisão.

3) Organizar o roupeiro agora na mudança de estação é fundamental.
Para o fazer comece por retirar tudo o que lá tem dentro. Exponha tudo em cima da cama e cumpra o seguinte ritual: separe as peças que usa e que gosta muito – essas serão para arrumar! Separe as peças que já não usa muito ou com as quais já não se identifica completamente – ponha de lado para doação, acredite que lhe vai dar grande satisfação proporcionar a alguém a felicidade de ter algo novo (ou quase). Quanto às peças em muito mau estado e que já não servem para usar de todo, deixe-as diretamente no lixo. Repita o processo uma vez no verão e outra no inverno. É um ritual essencial para uma casa arrumada.

Tenha uma casa arrumada - Organizar o roupeiro

Tenha uma casa arrumada – Organizar o roupeiro | Foto: huffpost

 

4) Não desista.
Se estiver prestes a desistir de limpar e arrumar a casa, escreva num papel tudo o pretende fazer e comece a priorizar. Se tiver filhos pode envolvê-los no processo, eles dão uma ajuda extra.

5) Ensine os seus filhos a doar.
Se tem crianças, pode ter dificuldade em fazê-las organizar as suas próprias coisas, mas uma maneira de lhes incutir desde cedo a importância da arrumação é pedir-lhes que sejam eles a selecionar, por exemplo 5 coisas, sejam elas roupa, brinquedos, jogos, que não se importem de dar a outras crianças. Pode fazer isto todos os anos e, se for caso disso, mais que uma vez por ano.

 Tenha uma casa arrumada - Doe o que não usa | Foto: baguncasememorias

Tenha uma casa arrumada – Doe o que não usa | Foto: baguncasememorias

 

6) Organize toda a sua papelada.
Organize as suas finanças, guarde todos os papéis em capas transparentes e cole etiquetas. Pode usar também dossiês para contas de casa, com separadores. Para além disto todas nós acumulamos cartas ou bilhetinhos antigos, mas às vezes essas coisas que guardámos já não têm qualquer significado para nós. Por isso, livre-se de tudo isso enquanto está a fazer uma limpeza a fundo. Aproveite ainda para deixar de parte algumas fotos que gostaria de ver expostas, mas tenha álbuns apropriados para armazenar todas as outras. Tudo o que não lhe trouxer boas lembranças, já sabe, deposite diretamente no lixo.

Tenha uma casa arrumada - Organize toda a sua papelada

Tenha uma casa arrumada – Organize toda a sua papelada | Foto: billsonly

 

7) Livros!
Se adora ler, bem sabe como os livros vão ganhando terreno na nossa casa. É importante aproveitar esta onda de arrumações para se livrar de todos os livros que já leu mas não gostou muito, dos que tem repetidos, ou mesmo daquele livro que comprou numa determinada fase da sua vida, mas que hoje em dia já nada tem a ver consigo. Viva o presente! Doe os livros a alguém que adore ler tanto como você mas que não tem hipótese de os comprar. Faça o mesmo com os manuais escolares. Doe-os a quem mais precisa.

Tenha uma casa arrumada - Organize os seus livros

Tenha uma casa arrumada – Organize os seus livros | Foto: halfcouponcode

 

8) Tente manter tudo visível.
Outra dica para ter a casa arrumada é não acumular tudo ao monte dentro de caixas. Temos tendência a guardar muitas coisas, com receio de vir a precisar delas mais tarde, mas na realidade acabamos por nos esquecer que as temos. Já lhe aconteceu, certo? Tente manter tudo visível. Isso é sinónimo de que só mantém mesmo aquilo de que precisa.

9) Discipline-se!
Depois de tudo devidamente arrumadinho, a sensação de bem-estar vai ser enorme. Vai apetecer-lhe passar os próximos dias somente a desfrutar da paz da sua casa. Vai sentir a sua mente mais leve, porque o primeiro passo para uma vida organizada é manter o seu lar organizado. Posto isto, crie hábitos de arrumação daqui para a frente. Se para si for melhor dedicar 30 minutos do seu dia em arrumações, então cumpra esse dever; se funcionar melhor arrumar um dia por semana, então obrigue-se todos os fins-de-semana a organizar o que desarrumou durante a semana. Mas comprometa-se com a sua casa ou apartamento!
Uma dica: Um excelente hábito para manter a sua casa arrumada daqui para a frente é chegar a casa e arrumar imediatamente tudo o que trouxe consigo da rua (por exemplo, calçado, casaco ou sacos de compras) e só depois de tudo estar no seu lugar é que deve ir descansar ou tratar dos afazeres domésticos.

Tenha uma casa arrumada - Discipline-se

Tenha uma casa arrumada – Discipline-se | Foto: sapo

 

Se gostou destas sugestões para ter uma casa arrumada, conheça também as melhores dicas de arrumação na cozinha e despensa, bem como para quartos pequenos. Espreite também estas soluções para ter as suas malas bem arrumadas  e estes 13 closets para todas as carteiras. Descubra ainda porque é que menos é mais e saiba como misturar estilos.

E já agora veja também...