Shares

Bolo de laranja e sementes com cobertura soalheira

 

A entrada na Primavera abriu-me o apetite para os doces, mas tenho sempre muito cuidado para não cair em exageros. Porque os olhos também comem, partilho uma receita muito agradável à vista: bolo de laranja e sementes com cobertura soalheira. É saudável e nutritiva e come-se bem a qualquer hora do dia. A cobertura do bolo é opcional, feita de múltiplas fatias de laranja saborosas e brilhantes, que até lhe vai parecer que tem o sol a brilhar à mesa. Tome nota.

 

 

 

Bolo de laranja e sementes

 

Ingredientes:

– 1 laranja com casca

– 4 ovos

– 1/2 chávena de óleo

– 1 +1/2 chávena de açúcar

– 2 chávenas de farinha de trigo integral

– 1 colher (sopa) de fermento

– 1 colher (sopa) de linhaça

– 1 colher (sopa) de sementes de girassol

 

 

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Lave e corte a laranja em oito partes e retire as sementes e o centro branco.

No liquidificador bata a laranja juntamente com os ovos, o óleo e o açúcar. Num recipiente à parte misture as sementes com a farinha e o fermento. Derrame a mistura do liquidificador sobre esta massa e envolva tudo muito bem. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.

Coloque a mistura na forma e leve ao forno durante 40 minutos.

Passado este tempo, espete um palito no bolo para ver se está bem cozido. Se o palito sair sequinho o bolo está pronto, senão deixe ficar mais uns minutos até que esteja pronto. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Pode servir o bolo assim, simples.

Receita de bolo de laranja e sementes com cobertura soalheira - Capriche nos bolos

Receita de bolo de laranja e sementes com cobertura soalheira – Capriche nos bolos | Foto:  ingredientes

 

 

 

Se preferir o seu bolo com cobertura veja o resto da receita:

 

Cobertura de laranja

 

Ingredientes:

– 1 chávena de açúcar

– ½ chávena de água (125 ml)

– 2 (ou mais) laranjas grandes, com casca, cortadas em fatias finas

 

Modo de preparação:

Para fazer a cobertura coloque o açúcar e a água numa panela e leve ao lume não muito forte. Vá sempre mexendo até dissolver o açúcar. Junte as fatias de laranja e cozinhe durante 10 a 15 minutos, até que a fruta fique macia. Retire do fogão e coloque à parte.

Pique o bolo com um palito e derrame parte da calda sobre ele para que fique com uma cobertura brilhante. Cubra todo o bolo com as fatias de laranja. Depois derrame o resto da calda por cima. Deixe arrefecer. E já está.

Sirva às fatias ou deixe cada um dos convidados cortar a sua própria fatia. Os mais gulosos podem querer uma fatia maior…

Bolo de laranja e sementes com cobertura soalheira - Crie coberturas alegres

Bolo de laranja e sementes com cobertura soalheira – Crie coberturas alegres | Foto:  blogspot

 

Tomou nota das minhas dicas? Experimente esta receita e leve o sol radioso até à sua mesa. Dê cor, alegria e calor aos seus dias. Tenha prazer à mesa mas sempre de uma forma saudável.

 

Se gostou de conhecer a receita deste bolo de laranja e sementes com cobertura soalheira, conheça também a receita de bolo húmido de limão e coco e de bolo húmido de cacau. Saiba ainda como fazer o bolo do caco e as tradicionais malassadas. Mas atenção, compense estas tentações com exercício físico. Saiba como manter a boa forma todo o ano e leia mais sobre os benefícios da natação.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest