Batatas com couve, ovos e bacalhau – o prato mais tradicional

 

Esta é uma das receitas tradicionais mais amadas. E dou-lhe duas opções para fazer aí em sua casa. Começo pela receita tradicional de batatas com couve portuguesa, ovos e bacalhau cozido. Mas no final dou-lhe também a opção de bacalhau assado, para quem preferir. Delicie-se com o seu prato preferido e tenha uns dias felizes!

 

Ingredientes:

10 batatas médias
5 cenouras médias
2 quilos de couve portuguesa
6 postas de bacalhau (cerca de 1kg)
5 dentes de alho (para o bacalhau assado)
1 colher de café de bicarbonato de sódio
sal qb
azeite

 

Preparação:

Uma dica: Para obter o sabor mais delicioso e tradicional, deve demolhar o bacalhau num recipiente com muita água durante dois dias inteiros. Assim, coloque o bacalhau num recipiente grande de água, que deverá mudar duas vezes por dia. Ou seja, quatro vezes no total.

No próprio dia, coloque ao lume uma panela grande com água. Assim que a água esteja a ferver, deve juntar as 10 batatas sem casca e as 5 cenouras cortadas ao alto, bem como os ovos (com a casca bem lavada).

Coloque água a ferver noutra panela à parte. Assim que esta esteja a ferver, coloque a couve portuguesa a cozer. Ponha um pouco de sal e uma colher de café de bicarbonato de sódio para a couve ficar cozida e muito verde.

Assim que as batatas e as cenouras estejam meio cozidas, deve juntar à panela o bacalhau (que esteve a demolhar durante 48 horas). Deixe cozer durante cerca de 10 minutos.

Mas, caso prefira o seu bacalhau assado, basta colocar as postas numa grelha. Assim que estejam grelhadas, deve regá-las com um bom azeite e colocar alho cortado aos bocadinhos no topo. Fica delicioso!

Sirva numa grande travessa as batatas + as cenouras + o bacalhau e os ovos cozidos. Que prato maravilhoso!

 

Fotografia: Blogspot

 

Se gostou de descobrir a receita de batatas com couve, ovos e bacalhau – o prato mais tradicional, descubra mais receitas tradicionais: bacalhau à lagareiro e bacalhau com broa, bem como polvo à lagareiro.

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...