Receita de Bacalhau à Minhota – Aprenda aqui a fazer

 

Como bem sabe, existem 1001 formas de cozinhar bacalhau. Assim, pode surgir a dificuldade em escolher uma receita só, verdade?  Não sabe por qual optar? Aqui tem uma belíssima sugestão directamente do Minho para a sua mesa: o famoso Bacalhau à Minhota. Este prato é um manjar perfeito para reunir família e amigos. Quer saber como fazer este prato tão típico e, ao mesmo tempo, tão simples? Então, aprenda aqui a saber fazer este prato delicioso. É de comer e chorar por mais! Acredite em mim!

 

Ingredientes (para 4 pessoas):

4 postas de bacalhau
500 gramas de farinha de milho
1 litro de óleo
4 cebolas
5 dentes de alho
3 folhas de louro
200 ml de polpa de tomate
1 quilo de batatas (às rodelas)
2 ovos (cozidos)
azeite q.b.
pimentão doce q.b.
sal q.b.
água

 

 

Modo de preparação:

 

O bacalhau deve ser previamente demolhado e espremido, para que as postas fiquem secas. Depois deve passar as postas por farinha de milho e fritar em óleo bem quente, de forma a alourar. De seguida, reserve-as num pirex.

Entretanto corte as 4 cebolas em rodelas finas. Depois, leve ao lume as rodelas de cebola, os 4 dentes de alho, as 3 folhas de louro, um fio de azeite e o sal. Deixe refogar.

Quando a cebola ficar transparente, acrescente os 200 gramas de polpa de tomate e ainda pimentão doce a gosto. Mexa enquanto adiciona um fio de água.

Assim que a cebola cozer, acrescente este preparado ao bacalhau anteriormente reservado. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos a 180 graus.

Coza os ovos e, de seguida, rale-os e polvilhe por cima do bacalhau. Por último, pique a salsa e sirva a gosto.

Uma dica: acompanhe com batatas fritas cortadas às rodelas, de forma a deliciar ainda mais a sua família com este prato fabuloso. Se gostar, acompanhe também com azeitonas. Espero que goste! Bom apetite!

 

Fotografia de capa: Pinterest

Se gostou de descobrir a receita de Bacalhau à Minhota, descubra mais receitas com bacalhau: bacalhau com broa, bacalhau à lagareiro e pastéis de bacalhau.

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...