Shares

Usos surpreendentes da cerveja

É certo e sabido que o consumo de álcool deve ser moderado, caso contrário será muito prejudicial para o nosso corpo. Mas também é sabido que, quando feito moderadamente, tem o efeito inverso e traz até alguns benefícios à nossa saúde. A cerveja, por exemplo, é uma das bebidas alcoólicas com mais nutrientes na sua composição. Além disso, a cerveja pode ainda ser utilizada para muito mais do que o seu delicioso consumo refrescante nos dias quentes de verão. Sabia que ela pode dar uma mãozinha nas lides da casa e do jardim? Ou que pode até adicioná-la aos seus tratamentos de beleza? É verdade! Descubra aqui os usos surpreendentes da cerveja.

 

1- Limpar jóias
Há vários truques caseiros para limpar jóias delicadas que eu já conhecia, como o uso do bicarbonato e da pasta de dentes, mas um que eu nunca tinha ouvido falar era o da cerveja. De facto, ela serve mesmo para muitas coisas. Mergulhe algumas jóias dentro de uma taça com cerveja, deixe atuar algum tempo e retire e seque com um pano. Vão ficar mais brilhantes.

Usos surpreendentes da cerveja - Limpar jóias

Usos surpreendentes da cerveja – Limpar jóias | Foto: ritaheroina

 

 

2- Máscara facial rejuvenescedora
Como a cerveja é bastante rica em nutrientes e vitaminas e minerais, funciona lindamente no combate aos radicais livres e envelhecimento precoce. Sobretudo aquele que se manifesta na pele do rosto. Assim sendo, há quem garanta que fazer uma máscara facial adicionando este ingrediente é muito eficaz. Experimente uma mistura de clara de ovo, óleo de amêndoa e cerveja e aplique diretamente na cara.

Usos surpreendentes da cerveja - Máscara facial rejuvenescedora

Usos surpreendentes da cerveja – Máscara facial rejuvenescedora | Foto: femininaeoriginal

 

 

3- Limpar móveis de madeira
A cerveja dá um jeitão para limpar mobiliário de madeira. Porquê? Porque traz de volta o brilho que perderam com o tempo. Aproveite os restos de cerveja que ficam no fundo das garrafas dos amigos que convidou para jantar. Com a ajuda de um pano de microfibras passe nos móveis e voilá: tudo a brilhar!

 

 

4- Cuidar do jardim
Também nos jardins ou quintais a cerveja tem a sua utilidade. Serve de fertilizante natural, fazendo com que deixe de ser necessário recorrer a químicos. As plantas adoram os açúcares e leveduras que se encontram na cerveja, por isso vão crescer mais rapidamente e mais viçosas. Também pode usá-la nos vasos que tem dentro de casa, o efeito nas suas flores ou horta será o mesmo.

 

 

5- Promove a saúde e beleza do cabelo
Estou deslumbrada com a quantidade de coisas que a cerveja é capaz de fazer pelo nosso cabelo. Se também adora ter um cabelo longo e belo, vai adorar saber isto!
– Para um cabelo saudável e comprido, pode começar a usar a quantidade de uma garrafa de cerveja, 3 vezes por semana, no banho. Lave o cabelo e depois derrame a cerveja por todo o cabelo, massajando o couro cabeludo. Deixe atuar por 3 minutos e retire com água.
– Se por outro lado, o seu problema é a oleosidade, faça uma mistura de cerveja e leite, derrame sobre o couro cabeludo, insistindo nas raízes e massaje bem. Deixe atuar por 20 minutos e retire com água e champô.

Usos surpreendentes da cerveja - Promove a saúde e beleza do cabelo

Usos surpreendentes da cerveja – Promove a saúde e beleza do cabelo | Foto: stylevitae

 

 

6- Tira manchas da roupa
Pode usar a cerveja para retirar algumas manchas mais difíceis antes de colocar as peças na máquina de lavar. Basta que derrame um pouco sobre a nódoa e que deixe atuar por algum tempo. Depois enxague e coloque a lavar. Mas lembre-se: deve fazer um teste primeiro para ver como o tecido reage.

 

 

7- É uma poderosa arma contra a ferrugem
Os ácidos que se encontram na cerveja conseguem dissolver bastante bem a ferrugem. Assim, pode passar a usar a cerveja para soltar parafusos enferrujados, ou fechos que estão encravados. Basta deitar um pouco do líquido no local e deixar atuar até soltar. Que boa dica, não é?

Usos surpreendentes da cerveja - É uma poderosa arma contra a ferrugem

Usos surpreendentes da cerveja – É uma poderosa arma contra a ferrugem | Foto: blogspot

 

 

8- Afasta abelhas, moscas e vespas
A cerveja serve para afastar estes insectos… de si! Sim, ao contrário de outros repelentes químicos que mantêm os insectos afastados por serem incomodativos para eles, a cerveja mantém-nos distraídos. Ou seja, como as abelhas, moscas e outros que tais, se sentem muito atraídos pelo cheiro açucarado da cerveja, vai ser simples mantê-los afastados da mesa da refeição. Se estiver ao ar livre, basta que coloque a uma distância razoável da zona de convívio uma taça com cerveja. Assim os bichinhos irão todos andar por aqueles lados entretidos. 

 

 

9- Cuida dos pés
Quando tiver dores de pés, experimente um tratamento de relaxamento à base de leite e cerveja. Como são anti inflamatórios, irão reduzir a tensão nos tecidos e dar uma sensação imediata de conforto. Junte na água ainda um pouco de mel e massaje a planta dos pés. E lembre-se, pode fazer o tratamento no corpo todo para se sentir mais relaxado. Só tem que deitar quantidade mais generosas na água do banho. Uma delícia!

 

 

10- Serve para fritar
Sabia que a cerveja também serve para cozinhar? Pode adicioná-la em vários molhos para dar mais sabor e vai lindamente com frango, por exemplo. Mas um truque espetacular é este para fazer massa de fritar. Ao substituir a água por cerveja, a massa ficará muito mais compacta e protegerá melhor o alimento que vai se frito. Experimente e confirme você mesmo!

Usos surpreendentes da cerveja - Serve para fritar

Usos surpreendentes da cerveja – Serve para fritar | Foto: botifood

 

 

Se gostou de conhecer estes usos surpreendentes da cerveja, conheça também os usos surpreendentes do azeite e do vinagre. Descubra ainda os 12 sinais que lhe dizem se está a beber água suficiente.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest