Shares

Usos surpreendentes da casca do ovo

Já lhe tinha dito e confirmo: o ovo é um dos meus alimentos favoritos. Gosto da clara, mas também da gema e gosto deles feitos de todas as maneiras, sem exceções: cozidos, estrelados, batidos, escalfados, moles, rotos… As possibilidades são imensas e cada uma mais deliciosa do que a outra. Concorda comigo? O que eu não sabia é que, afinal, até a casca do ovo se pode aproveitar. É verdade, com este alimento não há desperdícios. Podemos cuidar do jardim, melhorar o sabor do café, fortalecer as nossas unhas, entre tantas outras coisas. Conheça aqui os usos surpreendentes da casca do ovo.

 

1- PODE SER COMIDA
Pois é, muita gente, eu incluída, desconhecia que é possível comer a casca do ovo. Quem o faz garante que esta é riquíssima em cálcio e que, como tal, não se deve desperdiçar tão importante mineral. Mas atenção, para a comermos são precisos alguns cuidados: a casca deve ser muitíssimo bem lavada por fora e depois, com a ajuda de um almofariz por exemplo, triturá-la até ficar em pó. Depois de é só acrescentar esse pó aos seus sumos de vegetais e frutas, às sopas, aos iogurtes, enfim… A tudo o que mais gosta de comer! É excelente para os ossos.

Usos surpreendentes da casca do ovo - Pode ser comida

Usos surpreendentes da casca do ovo – Pode ser comida | Foto: saudedia

 

 

2- CURA FERIDAS
Fiquei estupefacta quando soube que a casca do ovo tinha propriedades curativas. A membrana transparente que se encontra no interior é muito útil para sarar feridas, cortes, arranhões. Por exemplo, pode aplicar em furúnculos para que desapareçam; aplicar em farpas ou vidros cravados na pele que teimam em não sair. Ao secar, a membrana, vai trazer para fora a farpa e tornar mais fácil a sua remoção. O mesmo nas cutículas das unhas, quando puxamos demasiado uma pele… A membrana vai ajudar a sarar rapidamente e a diminuir a dor.

 

3- ELIMINA PRAGAS NO JARDIM
Se tem um pequeno jardim ou quintal e adora plantar sem a ajuda de químicos sabe como é difícil manter as pragas afastadas. Se quer ver-se livre de lesmas ou caracóis use a casca de ovo em volta das flores ou plantas. Eles não passam por cima de objetos afiados como os pedacinhos da casca de ovo e assim, garante que as suas plantas ficam a salvo.

Usos surpreendentes da casca do ovo - Elimina pragas do jardim

Usos surpreendentes da casca do ovo – Elimina pragas do jardim | Foto: blogspot

 

 

4- ACABA COM IRRITAÇÕES DE PELE
Confesso que ainda não experimentei mas li que faz bem dissolver em vinagre uma casca de ovo (deve levar cerca de 2 dias) e depois aplicar a mistura sobre a área afetada. Quem o fez garante que o alívio é imediato.

 
5- MELHORA O SABOR DO CAFÉ
Adora café? Então também vai adorar saber que ele pode tornar-se ainda mais saboroso! Para isso só tem que ferver cascas de ovo no café. Assim o café ficará menos amargo e ainda mais delicioso. Mas atenção: não se esqueça de o coar antes de servir, para evitar mastigar pedaço de casca.

Usos surpreendentes da casca do ovo - Melhora o sabor do café

Usos surpreendentes da casca do ovo – Melhora o sabor do café | Foto: blogspot

 

 

6- AFIA E LIMPA UTENSÍLIOS DE COZINHA
Tem um robô de cozinha? Mas quando eles deixam de triturar ou cortar como deve ser, o que fazer? Agora já tem a solução! Coloque previamente as cascas dos ovos que utilizou para cozinhar, no congelador e deixe ficar por um bocado. Depois é atirá-las para dentro do liquidificador ou outro robô de cozinha e acrescentar água. Ao ligá-lo, fará com que as cascas se tornem abrasivas e limem as lâminas.

Usos surpreendentes da casca do ovo - Afia e limpa utensílios de cozinha

Usos surpreendentes da casca do ovo – Afia e limpa utensílios de cozinha | Foto: blogspot

 

 

7- ÓPTIMA MÁSCARA DE PELE REAFIRMANTE
E, por último, uma que vai adorar: uma máscara para a pele. A casca de ovo funciona muito bem como reafirmante de rosto. Em primeiro lugar, lembre-se de limpar muito bem a casca, caso contrário, em vez de estar a fazer bem estará a sujar ainda mais a pele. Depois triture muito bem a casca até ficar em pó, de seguida junte a clara do ovo que abriu. Misture bem e aplique na cara com a ajuda de um pincel. Deixe secar e atuar por alguns minutos. Para tirar é só passar por água. Experimente um dia.

 

 

Se gostou de conhecer estes 7 usos surpreendentes da casca do ovo, conheça também os usos surpreendentes das borras do café e do azeite. Espante-se ainda com estes sapatos com saltos inacreditavelmente altos.

Shares

Pin It on Pinterest