Shares

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

 

 

Todos os donos gostam de mimar o seu melhor amigo de quatro patas. Quando chegamos a casa eles vibram e recebem-nos com tanta alegria, que pode haver a tentação de partilhar com eles algumas guloseimas…  Mas atenção: a nossa boa intenção pode ser prejudicial para a saúde dos nossos cães. É verdade, quando queremos mimar o nosso patudo e pensar em alimentação para ele o cuidado deve ser redobrado, isto porque a estrutura biológica canina é diferente da dos humanos, o que torna alguns alimentos perigosos para eles. Conheça aqui 10 alimentos que não deve dar ao seu cão mesmo que ele faça aquela expressão a que ninguém resiste!

 

 

1 – Chocolate

O chocolate é uma tentação para nós e por isso, tendemos a dar aos nossos cães para eles provarem esta deliciosa guloseima. No entanto, não é aconselhável dar ao seu amigo de quatro patas porque o chocolate tem cafeína e teobromina. A teobromina é uma substância estimulante e funciona de forma semelhante à cafeína, ou seja, torna-se bastante venenoso para os cães. E dizem os especialistas que quanto mais negro o chocolate é, mais perigoso para os cães será. Saiba ainda que o chocolate, além de causar obesidade, pode provocar problemas dentais e diabetes aos cães.

Os efeitos que o chocolate pode ter no seu cão são: vómitos, desidratação, dores abdominais, muita agitação, ritmo cardíaco regular, aumento da temperatura corporal e convulsões.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Chocolate | Foto: bulldogapollo

 

 

2 – Leite

Todos sabemos que o primeiro alimento de qualquer mamífero é o leite materno. Mas, tal como os seres humanos, os cães podem ser intolerantes à lactose. O leite tem açúcar e os cães não têm enzimas suficientes para processá-lo. O consumo de leite pode provocar vómitos, diarreia e outros problemas intestinais. Este alimento não coloca a vida do cão em perigo imediato, mas pode deixá-lo exposto a várias bactérias e provocar doenças.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Leite | Foto: tribunadabahia

 

 

3 – Queijo

Tal como o leite, o queijo tem açúcar e componentes gordurosos que os cães não têm a capacidade para processar. O queijo e outros produtos lácteos podem causar vários problemas como gases, diarreia e vómitos.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Queijo | Foto: regina

 

 

4 – Cebola e alho

A cebola é um dos alimentos mais utilizados na cozinha portuguesa, mas é um ingrediente que pode fazer mais ao seu cão do que pô-lo a chorar. A cebola contém vários componentes que podem danificar as células vermelhas fazendo com que os cães fiquem mais fracos e parados, levando à anemia.

No que toca ao alho, o melhor mesmo é tratar o seu cão como se fosse um vampiro e mantê-lo bem afastado dos alhos. Neste alimento, aplica-se a mesma regra do chocolate: quanto mais “forte” é, mais toxinas contém. O alho é da família da cebola, mas consegue ser mais perigoso porque tem componentes mais tóxicos.

Com o consumo de alho pelos nossos patudos, a cor da urina destes pode ficar desde laranja até vermelha e eles podem vir mesmo a necessitar de uma transfusão de sangue.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Cebola e alho | Foto: estilors

 

 

5 – Carne e peixe cru

Alimentos crus são muito perigosos para o seu cão e podem provocar uma intoxicação alimentar porque contêm várias bactérias, como a salmonela, uma enzima existente nos ovos crus, que também interfere na absorção da vitamina B, resultando em problemas de pele. Estes alimentos ao serem ingeridos provocam vómitos, febre e alguns gânglios linfáticos podem aumentar.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Carne e peixe cru | Foto: clinicafaro

 

 

6 – Uvas e passas

As uvas e as passas podem causar ao seu melhor amigo de quatro patas falência renal. Para além disto, os cães ao consumirem uvas podem vomitar, ficar com diarreia, sem energia e podem ainda ficar desidratados e com falta de apetite.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Uvas e passas | Foto: estilors

 

 

7 – Abacate

Dar abacate ao seu canito não é muito boa, pois as folhas, o caroço, a casca e o próprio fruto têm uma toxina chamada persina. Esta toxina faz com que os cães fiquem com o estômago sensível, com dificuldades respiratórias e com líquido no peito. No entanto, o mais perigoso é mesmo o caroço do abacate. Ao ser engolido pelos animais pode provocar obstruções no trato gastrointestinal.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Abacate | Foto: tudointeressante

 

 

8 – Massa crua

A massa crua pode ser bastante prejudicial para os cães, porque pode fermentar no estômago do animal, tornando-se tóxica. A massa crua pode ainda gerar uma grande quantidade de gases, que pode provocar fortes dores e eventualmente causar uma ruptura intestinal. O seu cão também pode sofrer vómitos, desconforto abdominal e letargia ao ingerir massa fermentada.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Massa crua | Foto: flash

 

 

9 – Bacon

Por mais apetitoso e cheiroso que o bacon possa ser para os cães, não partilhe esta comida com eles, nem mesmo às escondidas. Os alimentos ricos em gorduras, como o bacon, podem provocar uma pancreatite. Depois de desenvolver esta doença, o pâncreas fica inflamado e pode deixar de funcionar correctamente.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Bacon | Foto: blogspot

 

 

10 – Ossos

Embora seja comum dar aos cães ossos para eles roerem, é importante dizer que os animais domésticos podem engasgar-se com eles e podem sufocar. Os ossos podem partir-se e causar uma obstrução do sistema digestivo.

10 alimentos que não deve dar ao seu cão

10 alimentos que não deve dar ao seu cão – Ossos | Foto: tudosobrecachorros

 

 

Não fazia ideia de que existem tantos alimentos que podem ser nocivos para o seu cão, pois não? Em caso de dúvida, o melhor mesmo é dar-lhe apenas a ração desenvolvida especificamente para ele. Na ração, o seu patudo irá encontrar todos os nutrientes de que precisa para crescer e para se manter forte e saudável.

 

 

Se achou útil conhecer estes 10 alimentos que não deve dar ao seu cão, descubra também estes 10 factos incríveis sobre cães e estas 5 camas sem custos para os seus animais de estimação. Saiba também quais são os alimentos parecidos com os orgãos que curam e quais os alimentos que nos ajudam a dormir melhor.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest