7 Hábitos das pessoas felizes

Qual é o segredo para ser feliz? Uma carreira de sucesso? Uma paixão eloquente? Uma grande conta no banco? Conheça os 7 hábitos das pessoas felizes.

Martin Seligman, o pai da psicologia positiva, diz que não. Afirma que 50% do nosso nível de felicidade é genético, 10% depende das circunstâncias da nossa vida e os restantes 40% dependem inteiramente de nós, ou seja, dos nossos hábitos. Os hábitos das pessoas felizes.
___

As pessoas felizes tendem a seguir um determinado conjunto de hábitos que as transformam em pessoas mais serenas, mais positivas, mais generosas, mais gratas, mais resilientes e mais felizes.

Se quiser aplicar esses hábitos das pessoas felizes na sua própria vida, há uma boa hipótese de se tornar uma pessoa mais feliz.

 

Melhore a sua vida e a sua felicidade

Compilámos  7 comportamentos que as pessoas felizes adoptaram e propomos-lhe que adopte alguns para melhorar a sua vida e a sua felicidade.

 

  1. São gratas

As pessoas felizes adoptam a gratidão como atitude de vida. São agradecidas pelo que são, pelo que têm, pelas pessoas que aparecem nas suas vidas…

Elas são mais capazes de reconhecer a beleza das coisas, de identificar as oportunidades que surgem, de ver a abundância da vida e elas exprimem a sua gratidão por isso.

A melhor maneira de adoptar o hábito da gratidão é manter um diário de gratidão, onde pode escrever 3 coisas a agradecer por dia.

 

  1. Saboreiam o presente

As pessoas felizes vivem no aqui e agora.  Elas sabem como viver o presente, saboreando o que têm e o que são e sentindo a alegria de simplesmente ser ou estar.

Para adoptar este hábito concentre-se apenas no que está a fazer agora e dedique-se ao presente.

Evite os pensamentos repetidos sobre eventos negativos do passado e permita-se sonhar sobre o futuro, mas saboreie o que acontece na sua vida agora.

 

  1. São generosas

As pessoas felizes são generosas com os outros e com elas próprias e compreendem a importância do amor-próprio, do perdão e da aceitação.

Apesar de o dia só ter 24 horas, as pessoas felizes dedicam uma parte do seu tempo a praticar a generosidade.

Faça actos de generosidade diários: deixe passar um carro na fila de trânsito, pague um café a um desconhecido, mande um postal ou umaSMS, faça voluntariado…

 

  1. Cultivam relações nutritivas

As pessoas felizes sabem que as relações sociais nutritivas são a chave para a felicidade. Um estudo publicado no livro Finding Flow revela que pessoas que têm 5 ou mais amigos próximos têm uma probabilidade de 60% de se sentirem mais felizes. Quando estabelecemos relações nutritivas, preenchemos a nossa necessidade de pertença,  pertencemos àquela família, àquele grupo de amigos, àquele clube…

Faça a lista das pessoas nutritivas da sua vida e dedique-lhes tempo.

 

  1. Cultivam o optimismo

As pessoas felizes não se põem em efeito, põem-se em causa. Elas não vivem das circunstâncias, mas sim das suas atitudes.

Independentemente do que acontece, elas sempre encontram o lado positivo das situações e encaram o fracasso como uma oportunidade para crescer e aprender.

Assuma a responsabilidade pela sua vida, encare as situações com optimismo  e rodeie-se de amigos optimistas e felizes, pois a felicidade é contagiante.

 

  1. Têm objectivos claramente definidos

As pessoas felizes sabem para onde querem ir. Elas são empenhadas em realizar os seus sonhos e fazem o que for preciso para lá chegar.

W.Beran Wolfe disse: «Quando observamos um homem feliz, ele está a construir um navio, a escrever uma sinfonia, a educar o seu filho, a plantar o seu jardim…».

Vá em frente e sonhe grande. Faça a sua lista de objectivos, de longo prazo, de curto prazo ou de tarefas diárias.

 

  1. Praticam exercício

As pessoas felizes fazem do exercício físico uma prioridade.

A actividade física aumenta os níveis de produção de substâncias químicas do cérebro, como a serotonina, a dopamina entre outras, que podem ajudar a atenuar os efeitos do stress, da ansiedade e da depressão.

Em vez de ver o exercício como uma ferramenta médica para perder peso, prevenir doenças e viver mais, tente visualizá-lo como uma ferramenta diária para melhorar imediatamente o seu estado de espírito, reduzir o stress e se sentir mais feliz.

Esta lista não está fechada, o que pretendo com ela é afirmar que a felicidade é, de facto, uma escolha e que ela depende dos comportamentos e pensamentos que adoptamos.

Existem inúmeros estudos científicos que comprovam que o que somos depende inteiramente dos nossos hábitos; se adoptar alguns destes, estará, com certeza, a fazer o caminho da felicidade.

Como Elbert Hubbard, filósofo e escritor, disse: «Happiness is a habit – cultivate it» («A felicidade é um hábito – cultive-o»).

___

Cristina Teixeira
Spot da Felicidade
cristina@spotdafelicidade.com
www.soptdafelicidade.com

Se gostou de ler sobre os hábitos das pessoas felizes, veja como pode gerir as emoções para ser mais feliz e conheças as 9 regras simples para ser mais feliz. Tudo aqui, no meu site!

 

 

 

 

E já agora veja também...