Sopa cremosa de couve-flor e cenoura

 

 

As sopas são um dos pratos preferidos dos portugueses. E ainda bem! São pratos saborosos, nutritivos e por norma fáceis de fazer. Eu adoro provar várias receitas de sopa e sei que não estou sozinha! A pensar em todos aqueles que também são fãs deste prato tão versátil e nutritivo, hoje trago uma versão um pouco diferente, mas absolutamente deliciosa
Ficou curioso? Então saiba aqui como fazer!

 

Ingredientes:

 

1 cabeça de couve-flor, cortada em pedaços
3 cenouras, cortadas em pedaços
1 cebola, picada
3 dentes de alho, cortados finamente
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
2 colheres de sobremesa de mistura de especiarias para caril
1, 5 litros de água
1 lata de leite de coco
Azeite
Sal e pimenta a gosto

 

 

Modo de preparação:

 

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal ou equivalente. Coloque a couve-flor dividida em pedaços e a cenoura cortada. Tempere com o sal, a pimenta e as especiarias para caril, mexendo várias vezes os vegetais, para que as especiarias fiquem melhor distribuídas.

Leve a cozinhar ao forno a aproximadamente 220ºC, durante 15 a 20 minutos ou até que os vegetais fiquem cozinhados e dourados por fora.

Numa panela grande, com lume médio-alto, coloque azeite. Adicione a cebola e deixe cozinhar até que esteja translúcida. Depois, acrescente o alho e o gengibre, e deixe refogar até que sinta bem o cheiro do gengibre.

Junte a couve-flor e a cenoura, cobrindo, de seguida, com o leite de coco e a água. Deixe que ferva e reduza a temperatura para o mínimo. Deve cozinhar durante 5 a 10 minutos ou até que os vegetais estejam completamente cozidos. Tenha particular atenção a este passo! Para o sucesso desta receita é muito importante que os vegetais fiquem muito bem cozidos.

Por último, quando os vegetais estiverem cozidos, retire a panela do lume e utilize uma varinha mágica para misturar tudo, até que obtenha um creme suave.

Retifique de sal e pimenta, se achar necessário.  E já está!

Que lhe parece? Fácil, não é? Se for como eu, não vai resistir a fazer esta maravilha em casa. Pode servi-la como entrada de um prato principal ou, então, pode optar por torná-la na sua refeição, uma vez que é uma forma saudável e simples de se sentir cheio e consumir muitos nutrientes e vitaminas. Se gostou desta sugestão, veja também as minhas receitas de sopa de peixe com legumes, sopa de couve galega e sopa de abóbora.

E já agora veja também...