Shares

Sopa de couve-galega – Um prato muito saudável

 

Já deve ter ouvido que a Dieta Mediterrânica é aquela que é aconselhada por muitos nutricionistas. É de tal modo verdade que já foi inclusive declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

São muitos os que defendem que os povos que seguem esta dieta têm uma vida mais longa e com mais saúde.

Mais afinal quais os princípios da Dieta Mediterrânica? Desde logo o azeite deve ser a principal fonte de gordura. Deve evitar as gorduras industrializadas. Também os lacticínios e as carnes vermelhas devem ser consumidos com moderação.

E nunca podem faltar à mesa produtos de original vegetal, isto, muitos legumes e produtos hortícolas, seja em saladas, seja em sopas.

As nossas sopas são um prato muito saudável porque são ricas em diferentes legumes, tubérculos e leguminosas, que cozinhadas de forma natural, sem gorduras, nos irão fornecer muitos dos nutrientes de que precisamos.

Hoje dou-lhe a receita das sopas mais saudáveis que existem: a sopa de couve-galega. Será que sabe como fazer esta sopa tão tradicional e tão rica em termos nutricionais?

Sopa de couve-galega - Um prato muito saudável

Sopa de couve-galega – Um prato muito saudável

 

Ingredientes (para 4 pessoas):

10 folhas de couve-galega
5 batatas
1 curgete
3 cenouras
1 cebola
3 dentes de alho
2 litros de água
sal qb

 

Preparação:

Esta sopa é extremamente simples de fazer. Comece por pôr a água a ferver. De seguida coloque na panela os seguintes ingredientes: as batatas, a curgete, a cebola e os dentes de alho. Deixe a cozer.

Quando estiver a ferver, deite o azeite.

E, assim que estiver cozida, deve passar a sopa com a ajuda de uma varinha mágica até que esta fique passada, ou seja, em forma de puré.

De seguida corte as 10 folhas de couve em pequenos rectângulos e junte à sopa que já foi passada. Junte também a cenoura cortada às rodelas (se preferir pode passar a cenoura com ajuda da varinha, mas não deve passar a couve, já que é o que dá consistência e carácter a esta sopa). Coloque também o sal a gosto.

Deixe continuar a ferver até que que couve e a cenoura estejam cozidas.

Retire do lume e delicie-se com este prato muito saudável. Bom apetite!

Sopa de couve-galega - Um prato muito saudável - Bom apetite!

Sopa de couve-galega – Um prato muito saudável – Bom apetite!

 

Se gostou de descobrir a receita de sopa de couve-galega, descubra também a receita da sopa que leva ovo escalfado e ainda das canjas portuguesa e búlgara. Delicie-se!

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest