Receita de Natal – Filhós para adoçar a sua consoada
A noite de reunir as famílias à mesa está a chegar e a magia da época já se faz sentir. Por isso, hoje trago-lhe mais uma receita de Natal. Desta vez chegou a altura de lhe dar a receita das filhós para adoçar a sua consoada. Se é fã desta iguaria tão tradicional desta altura do ano, não perca tempo, pegue num papel e numa caneta e tome nota desta receita. É ou não é um rico presente de natal?
Se já está curioso, espreite esta receita natalícia e verifique se tem todos os ingredientes de que precisa. Prove e delicie-se com esta tentação. Não se esqueça de me dizer se gostou. Feliz Natal a todos!
Receita de natal – Filhós
Ingredientes:
1 kg de farinha
10 Ovos
30 gr de fermento de padeiro
1/4lt de azeite
1 dl de leite morno
1 Colher de café de sal
Óleo para fritar
Canela em pó q.b
Açúcar q.b
Modo de preparação:
Comece por aquecer um pouco o leite. Não precisa ferver, basta amornar. De seguida, dissolva o fermento no leite, junte-lhe um pouco de farinha, uma pitada de sal e mexa muito bem até obter uma pasta. Deixe levedar durante cerca de 15 minutos. Depois deite a massa num alguidar, junte um pouco do azeite e 3 ovos batidos. Com as mãos, misture bem a massa. Esta massa deve ficar um pouco mais líquida do que a massa para pão. Caso esteja muito espessa, pode juntar mais um pouco de leite.
Aos poucos adicione a restante quantidade de azeite, os ovos e, se desejar, pode juntar um cálice de aguardente. Mexa bem a massa com uma colher de pau ou até mesmo com uma batedeira.
Tape bem o alguidar com um pano e deixe levedar durante 4 horas aproximadamente.
Quando a massa estiver bem levedada, coloque uma frigideira com óleo ao lume. Unte as suas mãos com azeite e retire pedaços pequenos de massa, do tamanho de um ovo (mais ou menos). Estique bem cada pedaço, o mais fininho que conseguir e com a ajuda de um garfo faça alguns buracos.
Coloque na frigideira um pouco da massa esticada e, com o garfo, calque por cima da massa da filhó para que esta se mantenha fininha e não com volume na parte de cima. Quando as retirar, coloque-as num papel absorvente, cuidadosamente para não se partirem.
Coloque o açúcar e a canela num prato raso e passe a filhó depois de frita, de um lado e de outro...Tal como nos sonhos, a quantidade de açúcar e canela deve ser regulada quanto o número de filhós que fizer (cerca de meio quilo para esta quantidade).
Agradecimento: Joana Mealha
Gostou da receita das tradicionais filhós? Então veja também a receita da aletria, dos sonhos e da baba de camelo.