Dicas saudáveis – benefícios do miso
O miso é um alimento tradicional da cozinha japonesa e tem ganho cada vez mais adeptos graças aos benefícios que possui. Assim, hoje mostro-lhe os benefícios do miso e uma receita, para que experimente em casa este alimento super saudável. Mas começo por explicar afinal o que é o miso.
O miso é uma pasta de soja fermentada, produzido a partir dos feijões de soja cozidos e misturados com outros cereais. Após a fermentação dos grãos, a mistura é salgada, obtendo-se uma pasta espessa e nutritiva. O sabor do miso é intenso e relativamente salgado, assemelhando-se a avelãs.
O miso foi inicialmente utilizado pelos cozinheiros japoneses, que o souberam apreciar e introduzir nas suas receitas de sopas e molhos requintados. Este constitui um excelente condimento em sopas, legumes e verduras estufados, cereais, leguminosas, na preparação de soja e tofu, bem como na elaboração de patés.
Devido ao processo de fermentação a que é sujeito, o miso é um alimento vivo (tal como o kefir) que contém bactérias e fermentos vivos, facilmente assimilados pelo organismo, e muito benéficos para o equilíbrio da flora intestinal.
Mas atenção, como são elementos vivos, as bactérias e os fermentos do miso perdem as suas propriedades quando são submetidos a altas temperaturas (na fervura, por exemplo). Assim, o melhor é cozinhar em lume brando ou introduzir o miso o mais tarde possível, já na fase da preparação dos alimentos, pouco antes do final da cozedura. Antes de adicionar o miso à água de cozedura é preciso dissolvê-lo primeiro num pouco de água quente à parte, e só depois adicioná-lo aos alimentos.
Conheça agora os benefícios do miso, um superalimento para introduzir na sua dieta:
1 – Contribui para uma pele mais bonita e saudável
Os nutrientes que pode encontrar no miso são óptimos e bastante diversificados, como vitamina B2, vitamina E, cálcio, ferro, potássio, colina e lecitina. Todos estes nutrientes contribuem para uma pele mais bonita e para manter o nosso cabelo e unhas com mais saúde.
2 – É rico em fibras, essenciais para a dieta
É rico em fibras dietéticas e fornece-nos ainda grande quantidade de proteínas. Sendo rico em proteínas, o miso contribui para uma dieta equilibrada e para uma vida mais saudável.
3 – Reduz os níveis de colesterol
O miso é uma proteína de origem vegetal, pelo que não contém colesterol. Se consumir miso, ao invés de produtos de origem animal, o seu colesterol irá agradecer. 🙂
4 - É um importante probiótico
Povoa o intestino de boas bactérias, essenciais para a boa digestão dos alimentos. Não só contribui para uma melhor digestão, como também desempenha um importante papel na manutenção e fortalecimento do sistema imunitário.
5 – É rico em antioxidantes
É isso mesmo, o miso é muito rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres do corpo e tem também propriedades anti-cancerígenas.
Com tantos benefícios para a nossa saúde, é normal que o miso seja já muito consumido em todo o mundo. Assim sendo, para que possa usufruir dos benefícios em sua casa, hoje dou-lhe também uma receita que inclui miso para passar a integrar este alimento na sua alimentação diária.
Receita de sopa de cebola com miso:
Ingredientes:
- 6 cebolas médias
- 1 colher de óleo ou azeite
- 2 colheres de sopa de miso
- 1 litro de água
Modo de preparação:
Corte em pequenos bocados as cebolas e refogue em óleo ou azeite até ficarem transparentes. Acrescente a água, tape a panela e baixe o lume assim que começar a ferver.
Meia hora depois, deverá estar pronta e aí poderá deitar as 2 colheres de sopa de miso.
Desligue o lume quando obtiver uma mistura homogénea e até, se preferir, pode bater com a varinha para ficar com uma sopa mais cremosa. Assim que acabar, ficará com uma sopa deliciosa. Bom apetite!
Ficou com vontade de introduzir nas suas refeições? Como sabe, a Girassol é a minha marca de confiança e este é o miso que eu recomendo. Vai ficar fã, experimente! 🙂
Se gostou de conhecer os benefícios do miso, conheça também os benefícios de mais alguns superalimentos obrigatórios na minha dieta: a chia, o trigo sarraceno e a cúrcuma. Mostro-lhe ainda a receita de 2 sopas: de peixe com coentros e de cenoura e espinafres. E, para aproveitar o verão ao máximo, mostro-lhe os acessórios de praia que estão em alta este ano, bem como os fatos de banho e biquínis e as toalhas mais giras.