O yoga para todas as idades é um conceito universal. Saiba porquê e como o deve fazer.

Yoga para todas as idades, conheça os seus benefícios

Sendo professor de kundalini yoga há uns anos e praticante há muitos mais, tenho vindo a questionar-me se o yoga é mesmo para todos. A verdade é que todos os tipos de yoga que conheço proclamam a grande máxima: «O yoga é para todos». Na teoria, o yoga é para todos, mas na realidade quase todos os meus alunos têm dificuldades em assumir posturas e em concentrarem-se na sua própria respiração mais de um minuto. Yoga para todas as idades? Sim, com toda a certeza. Vejamos porquê.

___

De facto, há que adaptar posturas e usar objetos de apoio (bolsters, almofadas, cadeiras, entre outros) para que os alunos consigam atingir o objetivo esperado. Interrogo-me, por vezes, até que ponto é que um professor de yoga (independentemente da linhagem) tem formação suficiente para instruir essas adaptações sem que os alunos se magoem e sem ‘trair’ as tradições ancestrais de yoga. Venho de um tipo de yoga em que não há correção postural através do toque, por vários motivos que, para mim, me fazem todo o sentido, daí a minha dificuldade de instruir um aluno de 83 anos que quer fazer postura de árvore (vrksasana) sem que caia imediatamente para o chão.

Yoga para seniores

Iniciei, então, a minha pesquisa intensiva sobre yoga para seniores e percebi que as formações são quase inexistentes e as de que tenho conhecimento são do outro lado do Atlântico. Em conversa com a minha irmã, que é formada em Reabilitação Psicomotora e tem larga experiência na motricidade com seniores, deparamo-nos com esta grande realidade: não há nenhum tipo de formação de yoga para seniores. Foi desta necessidade que criámos o curso de professores para populações seniores e com mobilidade reduzida – Eterno Sol Yoga.

Há muito trabalho a desenvolver nesta área. Acredito que lá porque uma pessoa não consegue assumir na perfeição determinada postura não tem de abandonar a prática de yoga, pois os benefícios são mais que muitos e imensamente transformadores.

Está comprovado que os seniores e as pessoas com mobilidade reduzida têm enormes benefícios físicos ao praticarem yoga, pois em todas as fases da vida precisamos de uma atividade física para obter o equilíbrio físico, intelectual, emocional e social. O movimento apresenta-se de uma forma multifuncional, conseguindo proporcionar as seguintes ações: expressar, motivar, experimentar, brincar, arriscar, descobrir, cooperar, comunicar e sentir prazer. Por outro lado, o yoga também envolve uma componente relacional, permitindo trabalhar problemáticas ligadas ao desenvolvimento psicoafetivo. Por isso o Yoga é para todas as idades. 

Desenvolvimento integral do idoso

Esta prática favorece o desenvolvimento integral do idoso, estabelecendo de forma equilibrada e harmoniosa a inter-relação entre a motricidade e a mente. Favorece também o equilíbrio, a noção do corpo no espaço e na sua totalidade, contribuindo para a preservação da saúde. Será esse provavelmente o maior benefício, a consciência corporal. Ao ganharem consciência do seu próprio corpo percebem o que conseguem ou não fazer numa aula de yoga, e isso é um grande passo para ganharem mobilidade de uma forma progressiva e segura. O alinhamento da coluna ajuda a aliviar dores e tensões acumuladas há anos. Movimentos específicos fazem com que as articulações funcionem melhor. O controlo da respiração faz com que a pressão sanguínea reduza. Os ciclos de sono são regulados, fazendo com que os idosos tenham um sono curativo e rejuvenescedor.

Há também benefícios mentais e espirituais, tais como, o combate à depressão e o lidar com a morte de uma forma saudável e natural. O yoga ajuda também a rejuvenescer a massa cinzenta do cérebro e a não perder a memória. Uma prática regular de yoga fortalece a autoestima e evita o isolamento tão comum nos mais velhos. Como consequência, esta prática também se projeta nas atividades da vida diária, facilitando o idoso nas suas tarefas.

O mais importante é começar devagar e ir construindo bons alicerces de yoga. É preciso ouvir o corpo e parar se começar a doer. Incluir exercícios de respiração (pranayamas) é sempre benéfico para fortalecer os pulmões, mas também acalma a mente e traz paz interior.

Bem-estar físico, mental e espiritual

Constantemente,  ouvimos que a população portuguesa é envelhecida, e isso é um facto. Mas, são escassos os indivíduos dispostos a proporcionar bem-estar físico, mental e espiritual às populações mais idosas. Claro que é um desafio e uma responsabilidade lecionar este público-alvo, mas na minha experiência, os seniores demonstram abertura, disponibilidade e curiosidade para a prática de yoga. E ainda mais encorajador é saber que as entidades direcionadas para os idosos estão cada vez mais despertas para esta prática. Não pense que se aplica apenas a pessoas com mais de 70 anos. É cada vez mais comum ver-se em centros de dia e lares de idosos pessoas com 50 anos. A depressão, o stress, a má postura, a má nutrição e as rotinas estão a envelhecer a mente e o corpo de uma forma cada vez mais rápida, atingindo pessoas cada vez mais novas.

É urgente sermos pró-ativos e direcionarmo-nos para a procura de maior qualidade de vida em todas as faixas etárias. Porque não começar a cuidar de quem cuidou de nós? Com a formação adequada isso é possível e o retorno é muito maior do que possa estar à espera.

Volto à minha questão inicial: será que o yoga é mesmo para todas as idades? Por todos os motivos acima apontados, eu digo que sim. Yoga para todas as idades, sem qualquer dúvida. 

__

Hari Rai Singh
Instrutor certificado de kundalini yoga e formador de professores de yoga para seniores – Eterno Sol Yoga em colaboração com Andreia Lucas, técnica superior de reabilitação psicomotora e formadora de professores de yoga para seniores – Eterno Sol Yoga.

Gostou deste artigo? Veja também os 10 segredos para manter o cérebro ativo e jovem, conheça os alimentos que nos fazem dormir melhor e os truques para ser mais feliz. Tudo aqui, no meu site Like3ZA. Partilhe com os amigos 😉

E já agora veja também...