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Quer ser mais feliz?
Tenha pensamentos saudáveis e abra os seus horizontes

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O modo como estruturamos o pensamento resulta de uma aprendizagem que fazemos ao longo da vida, influenciada por diversos factores (educação, identificação de padrões parentais, experiências vividas, auto-estima, informação e opiniões diversas, crenças transmitidas e adquiridas e linguagem utilizada), enraizando-se em nós como um hábito, entre outros.

Dele depende a perspectiva com que encaramos a vida, lidamos com as emoções e implementamos mudanças, que nos permitam lidar com a adversidade e a incerteza, adaptarmo-nos às transformações e obtermos melhores resultados.

 

Se não está satisfeito e quer mudar a sua vida ou algo nela, mude!

Comece por mudar o seu modo de pensar!

 

  • O primeiro passo é decidir que quer e é possível mudar o seu pensamento.

 

  • Coloque-se num papel de observador de si próprio perante as situações. Que sentimentos e emoções, o seu modo de pensar e interpretar as mesmas, desencadeia em si? Como costuma agir? Quais os resultados que obtém? Como poderia nas mesmas situações obter outros resultados?

 

  • Sempre que pretender mudar a sua resposta a uma situação ao invés de focar o seu pensamento no comportamento/resposta que pretende evitar, comece a focá-lo na resposta que pretende alcançar. A sua mente vai começar a procurar soluções ao invés de ficar presa ao seu modo de agir anterior. Vai sentir-se invadido por um sentimento de bem-estar, motivado para agir pelo entusiasmo e diferente perspectiva que o alcance do resultado pretendido lhe vai trazer.

 

  • Identifique pensamentos e crenças que o fazem sentir-se infeliz. Questione a sua veracidade! Acredite que pode mudá-los e que essa mudança lhe trará resultados benéficos. Experimente substitui-los por pensamentos positivos e crenças potenciadoras! O seu cérebro substituirá a mensagem e fará a leitura que você está satisfeito, criando uma predisposição conducente ao sucesso.

 

  • Aprenda a criar âncoras que lhe permitam lidar melhor com situações que lhe podem provocar stress, ansiedade e mal-estar. Comece por recordar um momento da sua vida em que se tenha sentido bem e totalmente seguro de si. ‘Transporte-se’ para esse momento e para a forma como o experienciou. Logo que atinja o seu ponto máximo de intensidade, respire e agarre um pequeno objecto, ou faça qualquer gesto e diga: «Confio em mim». Repita 3 vezes. A partir desse momento o objecto escolhido ou o gesto acionado, vão funcionar como âncoras que lhe permitirão enfrentar as situações com o mesmo estado de confiança e segurança com que viveu a situação relembrada. Consoante as situações e os recursos que necessite para lidar com as mesmas, pode e deve criar diferentes âncoras.

 

  • ‘Condicione’ o modo como se vai sentir ao longo do dia: Tem uma música que lhe traz boas recordações e bem-estar? Ouça-a, logo pela manhã, em casa no carro, no smartphone antes de chegar ao local de trabalho. Aprenda a meditar, experimente 10 a 15min ao acordar.

 

  • Encare a mudança e as adversidades como oportunidades de crescimento pessoal e profissional e introduza as palavras «sim é possível; sim eu vou conseguir» no seu vocabulário.

 

  • Não gaste a sua energia com o que não pode controlar. Esteja consciente que não tem de agradar ao mundo inteiro. Importa sim, estar bem consigo e ser fiel aos seus valores.

 

  • Desenvolva o sentimento de gratidão! Comece por apreciar as inúmeras pequenas situações positivas do seu dia-a-dia, ao invés de se focar apenas em grandes questões. Comece por anotar, diariamente (ex: estou grato por…, agradeço por…),pelo menos 1 a 3 coisas positivas que lhe tenham sucedido. Crie o seu próprio livro da gratidão. Guarde-o num local de fácil acesso, para que, sempre que necessário, o possa consultar.

 

  • Transforme-se num agente de mudança, inspirando colegas, familiares e amigos a adoptarem um pensamento saudável. Incentive sempre os seus filhos a acreditarem nas suas capacidades para lidarem com as situações, saberem escolher e serem responsáveis pelas suas acções.

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Teresa Sousa
Coach Profissional, Psicóloga
Consultora/Formadora na Área Comportamental e de Recursos Humanos
Associada da Apcoaching
www.coachingmais.com
teresa.sousa@coachingmais.com

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