Shares

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

 

 

O sal tem vários benefícios e utilidades para o nosso dia-a-dia. No entanto, quando ouvimos falar neste ingrediente apenas pensamos na utilidade que ele tem na cozinha. Saiba que se quiser fazer cores para as pinturas do seu filho ou se quiser remover manchas de graxa o sal será o seu melhor amigo. Por estas e por outras utilidades, hoje mostro-lhe mais alguns usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia. Surpreenda-se!

 

 

1 – O sal evita que as frutas e os legumes escureçam

Para evitar que a fruta ou alguns legumes escureçam com o passar do tempo basta colocar frutas fatiadas, como maçãs, em água salgada por cinco minutos.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal evita que as frutas e os legumes escureçam | Foto: nutrimento

 

 

2 – As suas mãos não ficam a cheirar a cebola

Antes de cortar a cebola já está a pensar no odor que esta deixará nas suas mãos, não é? Para evitar essa situação, tenho a solução ideal: mergulhe as mãos em água, depois de cortar a cebola, e em seguida, polvilhe as palmas das suas mãos com algum sal. Esfregue as mãos e deixe actuar por alguns minutos antes de as lavar bem. Problema resolvido!

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal retira o cheiro da cebola das mãos | Foto: melhorcomsaude

 

 

3 – O sal é óptimo para apagar as chamas

Eu desconhecia este uso do sal e fiquei bastante surpreendida ao saber que o sal pode apagar pequenos incêndios. Se um pequeno incêndio ocorrer enquanto estiver a cozinhar pode apagá-lo ao despejar sal sobre as chamas.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal pode apagar pequenos incêndios | Foto: akamaized

 

 

4 – Faz com que as velas não pinguem cera

Se não quer estar preocupado com a cera da vela o sal é uma grande ajuda para atenuar essa situação. Basta embeber a vela numa mistura de água com sal (meia colher de sopa de sal por cada duas chávenas de água) durante 24 horas. Deixe secar a vela completamente antes de acendê-la novamente. Mas atenção: vigie a vela. Não se descuide. Proteja os seus bens e, principalmente, a sua saúde.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal impede que a vela pingue cera | Foto: usejeans

 

 

5 – O sal consegue limpar o seu ferro

Coloque uma pitada de sal sobre uma folha de papel. Depois coloque o ferro quente sobre o sal para remover as manchas que possa ter na parte de baixo. Desligue e deixe arrefecer o ferro completamente antes de o limpar com um pano macio.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal remove manchas do ferro | Foto: bandab

 

 

6 – O sal consegue combater as olheiras

Se tem olheiras e quer tentar disfarçá-las o sal pode ajudar neste processo. Dissolva meia colher de chá de sal numa chávena de água morna. Depois basta molhar a mistura anteriormente preparada num pano limpo e aplicar sobre as olheiras.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal combate as olheiras | Foto: tuasaude

 

 

7 – Remove graxa e manchas de vinho

Se tem alguma mancha de graxa pode removê-la utilizando uma mistura de uma chávena de sal com quatro chávenas de álcool, que é utilizado para remover manchas de graxa de carpetes e tapetes.

Se o seu caso for manchas de vinho em alguma peça de roupa basta deitar sal sobre a mancha de vinho derramado. Quando o sal estiver seco lave a peça com água fria.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal remove manchas de vinho | Foto: removermanchas

 

 

8 – O sal é um óptimo aliado para limpar a gordura de panelas

Caso tenha algumas panelas com gordura basta cortar um limão ao meio e polvilhá-lo com sal. De seguida, esfregue o limão com o sal nas panelas que estão engorduradas.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal ajuda a limpar a gordura das panelas | Foto: comotirarmancha

 

 

9 – Para além do cheiro da cebola, o sal remove o odor desagradável do congelador

Muitas vezes abrimos o congelador e apercebemo-nos que este tem um cheiro desagradável, mas reparamos que não temos nenhum alimento estragado no seu interior. Eis a solução: utilize uma mistura de água com sal e coloque no interior do congelador por alguns minutos antes de descongelar ou limpar. Desta forma, os maus cheiros irão desaparecer.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal retira o odor do congelador | Foto: glbimg

 

 

10 – O sal pode ajudar nas pinturas do seu filho

Em vez de comprar cores/ guaches para as pinturas do seu filho pode fazê-las com sal. Misture quantidades iguais de sal, farinha e água, conforme a quantidade de cor que precisar. Esta mistura irá resultar em tintas que podem ser da cor que desejar desde que coloque algumas gotas de corante.

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia

Os usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia – O sal ajuda a fazer cores para o seu filho | Foto: pequenada

 

Se gostou de conhecer estes usos surpreendentes do sal para o seu dia-a-dia, conheça mais utilidades do sal e do bicarbonato de sódio. Saiba ainda quais são as melhores dicas de limpeza para a sua cozinha e casa de banho.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest