Shares

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

 

 

A casa de banho é uma das divisões de nossa casa que merece mais atenção. A acrescentar aos cuidados diários, o ideal é fazer uma limpeza profunda pelo menos uma vez por semana. Mas, para tornar esta tarefa mais fácil e rápida, dou-lhe algumas soluções caseiras para ter uma casa de banho sempre a brilhar. Conheça-as aqui ponto por ponto:

 

 

– Cortinas do chuveiro:

Se a sua cortina do chuveiro estiver com manchas ou amarelada poderá utilizar uma mistura de água oxigenada com água nas mesmas proporções.
Outra receita caseira é colocá-la na máquina de lavar com uma chávena e meia de detergente e uma chávena e meia de bicarbonato de sódio; adicione depois uma chávena de vinagre no ciclo de enxaguar. Depois é só pendurar as cortinas e deixá-las secar. Vai ver que a cortina vai parecer como nova!

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Cortinas do chuveiro | Foto: alicdn

 

 

– Tapetes:

Poderá limpar o tapete que tem na casa de banho colocando-o na máquina com sabão em pó. De seguida, enxague com uma mistura de água com vinagre.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Tapetes | Foto: receitasnaturais

 

 

– Escovas de dentes:

Para remover qualquer tipo de sujidade da sua escova de dentes tem de a molhar durante uma hora em vinagre. Em seguida, lave-a bastante bem em água corrente.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Escovas de dentes | Foto: sorridents

 

 

– Esponja de banho:

Para deixar a sua esponja como nova terá de a mergulhar durante uma hora em água quente e vinagre. Em seguida, lave-a e deixe que seque bem.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Esponja de banho | Foto: alicdn

 

 

– Banheira:

A água oxigenada ajuda a remover qualquer tipo de mancha e sujidade. Pulverize a banheira com a água oxigenada e deixe estar por meia hora e lave-a, depois, bem com água morna.
Há outra opção para remover as manchas que a sua banheira possa ter: coloque um saco de ácido cítrico (pode ser sumo de limão) em pó num copo de água. Esfregue esta mistura com uma esponja sobre a banheira e deixe estar por 20 minutos. Lave com água morna.
Pode também utilizar uma mistura de sal com vinagre para retirar as manchas amarelas da banheira.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Banheira | Foto: dicasdemulher

 

 

– Ralo da banheira:

Se acha que o ralo da banheira tem alguns cabelos ou algumas manchas poderá limpá-lo rapidamente com esta sugestão: basta colocar bicarbonato de sódio e, depois de alguns minutos, despejar vinagre. Depois disso, terá de esfregar a superfície com uma escova de dentes velha e lavá-lo com água morna.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Ralo da banheira | Foto: lar-natural

 

 

– Sanita:

Pode deixar a sua sanita a brilhar se usar uma mistura de mostarda em pó com ácido cítrico (ou sumo de limão) e amido de milho. Vai ver como vai ficar limpinha!

Se quiser uma limpeza mais profunda, poderá preparar pastilhas de limpeza. Deve deitar apenas 1 ou 2 delas na sanita para estar ficar limpa e com um cheiro agradável. Para as pastilhas, a receita é a seguinte:

– 1 chávena de bicarbonato de sódio
– ¼ de chávena de ácido cítrico
– ½ colher de sopa de vinagre
– 1 colher de sopa de água oxigenada (6%)
– 15-20 gotas do seu óleo aromático preferido

Basta colocar o bicarbonato de sódio numa tigela e adicionar o ácido cítrico. Noutra tigela, misture o vinagre e a água oxigenada. Despeje esta última mistura, gota a gota, na primeira mistura. Adicione a essência aromática e, com uma colher, faça pequenas bolas. Coloque-as sobre papel manteiga e deixe secar por, pelo menos, 6 horas. Mantenha estas pastilhas dentro de um frasco de vidro fechado.

Outra forma para limpar a sanita é desinfectar com uma chávena e meia de lixívia. Despeje a lixívia na sanita e deixe estar por 10 minutos. De seguida, esfregue com a escova para a sanita e dê uma descarga do autoclismo.

Dica: use sempre luvas de borracha quando for utilizar estes produtos e não deixe que os produtos permaneçam na sanita ou salpiquem para outras superfícies da casa de banho.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Sanita | Foto: donagiraffa

 

 

– Azulejos:

Se usar uma vela de parafina branca pode livrar-se da humidade, bolor e da sujidade que se acumulam entre os azulejos da casa de banho. Basta passar a extremidade da vela pelos lugares sujos, o que permitirá limpar e proteger os azulejos.

Outra sugestão para limpar a sujidade entre os azulejos é colocar uma quantidade de bicarbonato de sódio numa tigela. Com uma escova de dentes velha embebida em água coloque sobre o bicarbonato de sódio e limpe os lugares sujos. Após esfregar, lave a superfície com água morna. Os seus azulejos vão parecer como novos!

Para limpar os azulejos em si, terá de colocar 15 gramas de ácido cítrico num copo de água morna. Depois, lave os azulejos com esta mistura e, de seguida, com água limpa. No entanto, se os seus azulejos estiverem muitos sujos pulverize a superfície com vinagre e deixe ficar por 10 minutos. De seguida, lave-os com água e, depois, passe um pano de microfibra. Esta minha sugestão de limpeza não só irá deixar os azulejos a brilhar como também os desinfectará.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Azulejos | Foto: comoorganizar

 

 

– Torneiras:

Se as suas torneiras tiverem calcário deve utilizar limão com vinagre num papel absorvente de cozinha e aplicar directamente. Deixe actuar durante 3 a 4 horas e vai ver como ficam a brilhar!

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Torneiras  | Foto: vix

 

 

– Espelho:

Para limpar os espelhos da sua casa de banho use um pano limpo e seco e uma das seguintes receitas caseiras: misturar uma chávena e meia de vinagre em 3,7 litros de água e aplicar com uma esponja ou então borrifar a mistura directamente no espelho com um spray. Poderá ainda dar um brilho ao espelho com um pano de algodão.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Espelho | Foto: statig

 

 

– Polibans:

Para quem prefere ter poliban em vez de banheira, deverá limpar as paredes do poliban com uma toalha velha depois do banho para evitar que surja mofo.

Para colocar as portas dos polibans a brilhar terá de as limpar com uma esponja mergulhada em vinagre branco.

Para limpar os sinais de espuma marcados nas portas do poliban adicione 1 chávena de amaciador de roupa a ¼ de água morna.

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar

Soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar- Poliban  | Foto: dicasdemulher

 

Uma vez o poliban limpo, o trabalho chega ao fim. Lembre-se de repetir todas ou maior parte destas soluções caseiras todas as semanas.

 

Se gostou de conhecer estas soluções caseiras para ter uma casa de banho a brilhar, descubra dicas de arrumação para a cozinha, bem como para a varanda e para casas pequenas.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest