Shares

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida

 

De vez em quando damos por nós a esbarrar em coisas que já nem nos lembrávamos que tínhamos. Pois é, vamos guardando isto, guardando aquilo, porque pensamos que um dia vamos precisar mas na realidade nunca iremos usar. Dou-lhe sete dicas para descomplicar e destralhar a sua vida. Percorra as divisões da sua casa e veja bem o que está a mais e que já não tenha utilidade. Faça como eu. Ora veja.

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Dê o que não precisa

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Dê o que não precisa | Foto:  emtudodesign

 

 

1- Tire os móveis que estão a mais na sala

Comece pela sala. É uma das divisões da casa onde se junta a família e recebemos as visitas. Por isso, quanto mais leve for o ambiente, melhor. Olhe bem ao redor e veja se tem móveis a mais, seja uma cadeira ou uma mesa, uma jarra, um candeeiro, objectos de decoração, copos, pratos ou toalhas de mesa a que já não dá uso. Pode vendê-los e recuperar algum dinheiro. Vá a uma loja de antiguidades, a uma feira ou coloque na internet, há sites próprios para isso. Ou, se preferir, pense em alguém da sua família ou amigos que possa precisar. Estará a fazer duas boas acções: a dar a quem mais precisa e a aliviar o seu espaço. Vai ver que irá sentir-se melhor a todos os níveis.

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Alivie a sua sala

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Tire os móveis que estão a mais na sala

 

 

2- Livre-se dos frascos vazios da cozinha

É daquelas pessoas que gosta de guardar os frascos vazios porque pensa que vai precisar? Quando reparar vai ver que tem uma prateleira cheia deles. Escolha alguns, guarde-os na despensa e entregue os restantes a escolas e instituições. São muito úteis para trabalhos manuais ou para guardar as compotas e doces. Faça o mesmo com os tupperwares, guarde apenas o essencial. A torradeira que já está a ganhar ferrugem e os talheres, livre-se deles, pela sua saúde. E as formas de bolos e panelas que tem a mais desde que comprou aquelas peças antiaderentes? E o grelhador mais pequeno que ficou sem uso? Dê a quem precise, se ainda estiver em bom estado, claro.

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Livre-se dos frascos

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Livre-se dos frascos | Foto:  pinimg

 

 

3- Veja os prazos dos produtos na despensa

Muitas vezes fica na despensa apenas o tempo necessário para encontrar o que precisa. Pois bem, tire um pouco mais do seu tempo e veja que produtos foi comprando nas promoções e foi acumulando. Veja os prazos. Se estiverem quase no limite e achar que não os consegue consumir a tempo, ofereça-os. Normalmente, enchemos a despensa com enlatados, massas, frascos com temperos, sacos de leguminosas secas, garrafas de azeite e óleo, sal e açúcar, farinha e ovos. Tudo produtos que têm uma validade maior, mas que não duram para sempre. Se não os consumir não os deite fora, dê a quem mais precisa.

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Reveja a despensa

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Reveja a despensa | Foto:  blogspot

 

 

4- Doe a roupa e calçado que já não usa

Se é daquelas pessoas que já mal consegue fechar o roupeiro, é porque está na hora de fazer uma arrumação. Livre-se das peças que já não veste porque estão apertadas ou porque já não gosta e que só estão a ocupar espaço. Faça o mesmo em relação aos sapatos e acessórios desde cintos, chapéus, bijuteria, malas, cachecóis ou lenços do pescoço. E quanto à roupa de cama, se tem a mais de tal maneira que já mal cabe na arca, desde almofadas, mantas, edredons, cobertores, entregue a instituições. Dará jeito a quem precisa.

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Ofereça roupa

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Doe a roupa e calçado que já não usa | Foto:  pinimg

 

 

5- Ofereça os brinquedos que os seus filhos já não querem

Quem tem filhos sabe o quão depressa a roupa, o calçado, os brinquedos ficam sem uso. Eles crescem, as peças deixam de servir e de ter interesse para eles porque os gostos vão mudando com a idade. Faça uma escolha do que já não serve aos seus filhos, veja o que ainda está em bom estado e dê a quem faz falta, quer sejam familiares, amigos, vizinhos, conhecidos ou instituições. O mesmo pode aplicar-se a certo tipo de material escolar que podem já não fazer uso, ou até mesmo as mochilas, podem já não gostar delas com determinados desenhos. Os próprios jogos, alguns deixam de lhes interessar. A própria decoração do quarto vai mudando com a idade. Quando fizer a mudança e colocar novos cortinados, tapetes, lençóis, edredons ou cobertores, ofereça o que retirou e que esteja ainda bom para ser usado.

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Partilhe brinquedos e vestuário

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Partilhe brinquedos e vestuário | Foto:  casaedecoracao

 

 

6- Faça uma selecção das plantas que tem na varanda

Dê uma vista de olhos pela sua varanda. Certamente é onde tem alguns dos vasos de flores preferidos. Veja se as plantas estão de saúde, se é necessário remexer a terra, retirar as ervas ou as folhas secas. Se as plantas estiverem secas, deite-as fora e guarde os vasos para plantar outras mais tarde. Quanto às plantas saudáveis, se estiver com falta de espaço, porque é que não oferece um vaso a uma das suas vizinhas? Sim, aquela que está sempre a gabar as suas flores. Veja também as tralhas que possa ter na varanda. Normalmente quando há falta de espaço em casa, a varanda vai servindo para encostar uma coisa e outra e, no final, já parece uma arrecadação.

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Cuide das plantas

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Cuide das plantas | Foto:  dicasenovidades

 

 

7- Consiga mais espaço na arrecadação

A arrecadação é a divisão da casa onde cabe tudo, melhor dizendo, onde vai parar tudo ou quase tudo. Lá estão desde as caixas de arrumação, revistas e livros, móveis, objectos de decoração, cabides, enfim, um sem fim de coisas. Reserve uma manhã ou uma tarde e dê-lhe uma arrumação como deve ser. O que não presta, coloque imediatamente no lixo, não pense duas vezes. Lembre-se, descomplique e não acumule mais tralha. Ainda por cima, quanto mais tralha, mais pó acumula, mais terá para limpar. Simplifique a sua vida!

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida - Ofereça livros

7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida – Dê livros que não precisa | Foto:  wordpress

 

Espero que tenha gostado das minhas sugestões e que sejam um incentivo para fazer aquelas arrumações em casa que há muito quer fazer mas que vai adiando. Torne a sua casa mais leve e prática.

 

Se gostou de conhecer estas 7 dicas para descomplicar e destralhar a sua vida saiba aqui porque é que, em termos de decoração, menos é mais. Inspire-se nestas sugestões de estilo rústico e retro e vintage. Saiba como renovar móveis e reciclar vidros.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest