Shares

Usos surpreendentes do mel

Hmmm… hoje apetece-me falar-lhe de uma doce iguaria: o mel. Alimento muito saudável, fantástica alternativa ao açúcar e cheio de benefícios para a nossa saúde. Mas o que lhe quero contar mesmo tem a ver com os diferentes usos que lhe pode dar fora da cozinha. Vai ficar surpreendido! Experimente e partilhe!

 

ACABA COM A CASPA
Se sofre deste problema, saiba que há muitas soluções… e uma delas bem acessível! O mel! Não espere mais e comece já a usá-lo para minimizar a sensação de ter o couro cabeludo a descamar. Uma boa receita é juntar umas 9 partes de mel para uma de água e formar uma espécie de gel que pode aplicar diretamente no couro cabeludo. Ele vai hidratar profundamente e acalmar muito a comichão que a caspa provoca. Use regularmente, já que garantem que traz resultados em pouco tempo.

Usos surpreendentes do mel - ACABA COM A CASPA

Usos surpreendentes do mel – ACABA COM A CASPA | Foto: britcdn

 

USE COMO PROTETOR DE LÁBIOS
Poderá comprar protetores de lábios na farmácia ou então criar você mesmo um elixir de saúde e beleza. Basta misturar um pouco de mel com óleo de amêndoas doces e por fim um pouco de cera de abelhas. Totalmente natural, ótimo e com um cheirinho maravilhoso!

Usos surpreendentes do mel - USE COMO PROTETOR DE LÁBIOS

Usos surpreendentes do mel – USE COMO PROTETOR DE LÁBIOS | Foto: goodtoknow

 

ANALGÉSICO PARA CORTES E QUEIMADURAS
O mel contém uma quantidade significativa de peróxido de hidrogénio, semelhante ao da água oxigenada. Por isso, serve para limpar cortes e queimaduras. Já não precisa de ir a correr para a farmácia quando tem um dedo a latejar porque se queimou a retirar um tabuleiro do forno. Aplique mel e espere que este seja absorvido pela pele. Automaticamente as propriedades antisséticas que ele contém entram em acção.

Usos surpreendentes do mel - ANALGÉSICO PARA CORTES E QUEIMADURAS

Usos surpreendentes do mel – ANALGÉSICO PARA CORTES E QUEIMADURAS | Foto: mommyish

 

FUNCIONA COMO CONSERVANTE NATURAL
Evite comprar alimentos cheios de conservantes, só para que durem mais tempo nas nossas casas. A fruta, por exemplo, quer-se com o mínimo possível de químicos. É verdade que assim tem tendência a apodrecer mais rapidamente, mas tem em casa um forte aliado nesta luta. O mel, claro! Ele funciona como conservante para vários alimentos, nomeadamente a fruta. Basta que coloque os alimentos num recipiente hermético e que regue com uma mistura de mel e água até cima. Já está!

Usos surpreendentes do mel - FUNCIONA COMO CONSERVANTE NATURAL

Usos surpreendentes do mel – FUNCIONA COMO CONSERVANTE NATURAL | Foto: beautyblunders

 

USE COMO AMACIADOR DO CABELO
Já lhe disse que o mel funciona muito bem a eliminar a caspa e as comichões no couro cabeludo, e que isso se deve ao facto de ser um hidratante muito forte. É também por esse motivo que o mel é um ótimo amaciador para os cabelos. Os seus nutrientes fortalecem a raiz do cabelo e ainda o deixam absolutamente sublimado. Experimente aplicar mel PURO por todo o cabelo, deixe atuar por 20 minutos e retire com água morna. É excelente!

Usos surpreendentes do mel - USE COMO AMACIADOR DO CABELO

Usos surpreendentes do mel – USE COMO AMACIADOR DO CABELO | Foto: freshstartjuicers

 

MÁSCARA FACIAL DELICIOSA
De todas as máscaras faciais que pode fazer em casa, esta é certamente uma das mais apetitosas! Lembre-se que o mel tem propriedade antibióticas, o que faz dele uma maravilhosa máscara para a pele! Use frequentemente.

Usos surpreendentes do mel - MÁSCARA FACIAL DELICIOSA

Usos surpreendentes do mel – MÁSCARA FACIAL DELICIOSA | Foto: saudedicas

 

USE PARA ESFOLIAR O ROSTO E O CORPO
Apenas o mel 100% puro cristaliza! E que boa ideia usá-lo para esfoliar o rosto e o corpo. As pequenas partículas que se formam são capazes de eliminar as impurezas e todas as células mortas. Pode inclusivamente misturá-lo com um pouco de óleo de coco e já está. É só esfregar pelo corpo e depois retirar com água morna. Maravilha!

Usos surpreendentes do mel - USE PARA ESFOLIAR O ROSTO E O CORPO

Usos surpreendentes do mel – USE PARA ESFOLIAR O ROSTO E O CORPO | Foto: novidadediaria

 

Se gostou de conhecer todos os usos do mel, conheça também os usos da argila  e do limão. E, já agora, divirta-se com estes 11 penteados de deixar os cabelos de pé.

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest