Shares

2 canjas de galinha para o Inverno – portuguesa e búlgara

 

Dias frios pedem pratos quentes. Hoje trago-lhe 2 receitas: a tradicional canja de galinha portuguesa e ainda uma receita de canja que pedi a uma amiga minha da Bulgária.
Quando estamos doentes, os médicos recomendam-nos o consumo deste remédio caseiro e todos sabemos que quando é feita pelas mãos das nossas mães e das nossas avós tem um gostinho especial! Conheça agora os benefícios da canja de galinha:

 

 

Combate os sintomas da gripe

Por ser rica em vitaminas e proteínas da carne, a canja é composta por um aminoácido que faz dela um anti-inflamatório natural que nos permite combater a gripe rapidamente. Auxilia ainda na limpeza das vias respiratórias, atenua as dores no corpo e faz baixar a febre. Deve ser consumida de preferência bem quente, pois há quem diga que o seu vapor ajuda a suavizar as secreções resultantes das doenças de inverno.

 

 

Hidrata o organismo

Os médicos aconselham canja para tratar problemas digestivos e gastrointestinais. Uma vez que o nosso organismo fica frágil e desidratado por não conseguirmos manter a comida no organismo, a canja dá-nos energia e ajuda-nos a recuperar o apetite.

 

 

Ajuda a curar uma ressaca

Se teve um jantar ou uma saída com amigos e bebeu mais do que devia, saiba que a canja é uma óptima opção para o ajudar a diminuir os danos da ressaca. Por ser rica em vitaminas, vai ajudá-lo a recuperar os líquidos perdidos e a repor os minerais como o sódio e o potássio.

 

 

Receita de canja tradicional (para 6 pessoas)

 

Ingredientes:

1 Galinha inteira (preferencialmente do campo)

Água a gosto (mínimo 2 litros)

Sal q.b

1 Cenoura pequena (opcional)

1 Cebola

4 Folhas de hortelã

1 Dente de alho

3 a 4 chávenas de massa ou 3 de arroz

Sal q.b

Pimenta q.p

Cravinho da india

 

 

Modo de preparação:

Coloque uma panela ao lume com a água, a galinha, um bocadinho de cravinho da Índia espetado na cebola e o dente de alho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver por cerca de 20 minutos até a carne estar cozinhada.

Quando a galinha estiver cozida retire-lhe as peles, os ossos e desfie-a. De seguida, no caldo, junte a massa ou arroz e deixe cozinhar.

Depois de cozer a massa ou o arroz, junte-lhe a carne desfiada e a cenoura. Deixe-a cozinhar mais uns 5 a 6 minutos.

Retire-a do lume e sirva com umas folhinhas de hortelã.

2 canjas de galinha para o Inverno - Receita 1

2 canjas de galinha para o Inverno – Receita 1 | Foto: grasslandbeef

 

 

 

Receita de canja de frango da Bulgária (para 6 pessoas)

 

Ingredientes:

1 frango inteiro

Meia cebola

Uma cenoura inteira

2 Colheres de sopa de óleo

3 a 4 Chávenas de massa (à sua escolha)

2 Iogurtes naturais

1 gema de ovo

Sal q.b

 

 

Modo de preparação:

Coloque o frango ao lume num litro e meio de água com meia cebola e uma cenoura inteira. De seguida deite as colheres de óleo e deixe ferver. Tempere com sal a seu gosto

Quando o frango já estiver cozido, retire-lhe a pele, os ossos, parta-o aos pedacinhos assim como a cenoura e deite-os no caldo em que cozinhou conservando a cebola no tacho. Depois junte-lhe a massa e deixe cozer por 7 a 8 minutos.

Numa tijela junte os iogurtes, uma gema de ovo e deite-lhe um pouco de água. DICA: pode usar o copo do iogurte para medir a quantidade de água, ou seja, metade do copo é suficiente para acrescentar ao preparado. Mexa tudo bem com uma batedeira e deite na sopa.

Tempere com pimenta e salsa a gosto e está pronta a ser servida!

2 canjas de galinha para o Inverno - Receita 2

2 canjas de galinha para o Inverno – Receita 2 | Foto: pinimg

 

 

Experimente estas duas receitas deliciosas de chorar por mais e diga-me se gostou!

 

Se gostou de conhecer estas 2 receitas de canja de galinha, conheça ainda uma receita de polvo. Conheça ainda a receita de sopa de peixe com coentros e de sopa de trigo da Madeira.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest