Receita de Tarte Merengada

 

 

É mais uma sobremesa daquelas a que não se resiste, e uma das minhas tartes preferidas aqui em casa. Leva leite condensado, eu sei!, mas é tão boa! Na foto a massa é de compra e é folhada (também pode fazer), mas a receita original, e a que lhe vou dar, porque é a que eu gosto e a original e verdadeira, é com bolacha Maria. A minha mãe chama-lhe normalmente tarte merengada e assim ficará a chamar-se. Aqui tem a receita e não duvido que vai ser mais um sucesso. Acredite, vai ter de experimentar hoje mesmo!

 

 

Tarte Merengada

 

tarte merengada

Tarte merengada. Foto recipetips.com

Ingredientes

250 gramas de bolacha Maria
100 gramas de manteiga
1/2 lata de leite condensado e igual quantidade de água
5 ovos
1 limão
3 colheres de sopa de açúcar

 

Preparação
  • Comece por separar 6 ou 7 bolachas das 250 gramas, e reserve. Pique as restantes, na máquina de picar, e adicione-lhe a manteiga e 1 ovo inteiro. Amasse bem. Unte uma tarteira com fundo amovível, de preferência, e espalhe a massa, calcando bem com as mãos, no fundo e nos lados.
  • À parte misture 4 gemas com o leite condensado, a água, a raspa e o sumo do limão e as 6 ou 7 bolachas (que reservou) esmagadas. Bata muito bem com a batedeira, Deite a mistura na forma forrada com a bolacha. Leve a cozer a forno previamente aquecido a 180 graus, durante 15 minutos. Retire a tarte do forno e reduza o calor para o mínimo (100 ou 120 graus).
  • Bata as 4 claras em castelo bem firme e no final junte, aos poucos, o açúcar. Distribua este merengue, às colheradas ou com saco de pasteleiro, sobre o creme, e leve de novo ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos.
  • Retire, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.

Sirva bem fresco!

 

Nota: Tenha cuidado a desenformar, se não fez a tarte em tarteira com fundo amovível. Se não tiver este tipo de tarteira, experimente fazer em pirex redondo.

 

Tenho a certeza de que vai adorar esta tarte. Leite condensado, é um peso pesado no que diz respeito a calorias, mas os doces são quase todos muitos bons. Quer alguns exemplos?  Pudim de leite condensado, Tarte de manga e Baba de Camelo

 

E já agora veja também...