Shares

Receita de moussaka, conhecida como lasanha grega

 

 

No artigo de hoje vou levá-lo a viajar até à Grécia! Já sabe que adoro partilhar receitas consigo e por isso, hoje escolhi uma receita de Moussaka, mais conhecida como lasanha grega. Embora seja originária da Grécia, este prato também é bastante consumido na Bulgária, sendo que lá, em vez de beringela, utilizam batata!

É uma receita rápida e fácil de confeccionar. A receita original é feita com carne de cordeiro, mas é um prato tão versátil que pode adaptá-lo a todos os gostos. Assim,se tal como eu não come carne, saiba que pode substitui-la por atum ou até mesmo pelos seus legumes favoritos.

A Moussaka, um excelente prato para servir aos seus amigos e familiares, leva bechamel, um molho um pouco calórico. Viaje agora comigo nesta receita deliciosa.

Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega- Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega

Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega – Beringela | Foto: pinimg

 

 

Receita de Moussaka (para 4 pessoas)

 

Ingredientes: 

2 Beringelas médias ou 1 beringela grande

600 gramas de carne de porco picada (Alternativa: 3 latas de atum ao natural)

1 Cebola média

3 Dentes de alho

2 Colheres de sopa de azeite

1 Folha de louro

Óregãos q.b

Pimenta

2 Tomates médios (bem maduros)

Salsa (opcional)

4 copos de leite

1 Chávena de café de manteiga

1 copo de farinha

2 ovos

1 chávena de chá de queijo (parmesão, Feta ou mozarela)

 

 

Modo de preparação da base

Comece por partir a beringela às rodelas ou às fatias (como a massa de lasanha). Espalhe-as sobre um tabuleiro regado com um fio de azeite. Tempere com sal, pimenta e orégãos e leve ao forno até a beringela ficar cozinhada. Tempo: entre 20 a 30 minutos no forno pré-aquecido a 180º.

 

 

Modo de preparação da carne

Enquanto a beringela está no forno, pode ir preparando a carne. Num tacho coloque a cebola picada e os dentes de alho com um fio de azeite. Coloque a carne picada ou o atum sobre o refogado e deixe cozinhar durante alguns minutos, mexendo com uma colher de pau para não agarrar. Tempere a carne com sal, pimenta, orégãos, salsa e louro. Aos poucos acrescente os tomates já triturados à carne e envolva bem. Se desejar pode colocar polpa de tomate pré comprada em vez de utilizar o tomate fresco, no entanto não é uma opção tão saudável. Quando a carne estiver cozinhada reserve-a e comece a preparar o molho Béchamel.

 

 

Modo de preparação do molho Béchamel

Comece por derreter a manteiga numa panela. De seguida adicione a farinha aos poucos ao mesmo tempo que mexe o preparado. Quando a farinha estiver bem misturada com a manteiga, adicione o leite e continue a mexer. Pode adicionar um pouco mais de farinha ou leite consoante o seu gosto, isto é se preferir o seu molho mais espesso ou mais líquido. Tempere bem com sal, pimenta, orégãos e se desejar pode temperar com um pouco de noz-moscada que fica igualmente delicioso. Misture ao preparado os 2 ovos batidos e para terminar o molho coloque queijo a gosto e deixe derreter. Pode utilizar o queijo parmesão ou mozarela ou se quiser um toque ainda mais grego, utilize o queijo Feta.

Para terminar a sua lasanha grega, basta “montá-la” juntando todos estes ingredientes. Retire a beringela do forno e espalhe a carne picada uniformemente sobre a beringela. Para terminar espalhe o Béchamel sobre a carne e leve ao forno até o queijo ficar gratinado, cerca de 15 a 20 minutos. Bom apetite!

Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega-Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega- Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega-Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega

Receita de Moussaka: Conhecida como lasanha grega – Bom apetite! | Foto: pinimg

 

Se gostou de conhecer esta receita de moussaka: Conhecida como lasanha grega. conheça também a receita de uma piza saudável e de um hambúrguer sem carne. E descubra a receita do bolo de iogurte com gengibre e maçã! Yummy!

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest