Shares

Quartos mais arrumados e organizados – 9 grandes dicas

Muitos são os pais que procuram a receita para conseguir que os seus rebentos mantenham o quartinho deles arrumado e organizado todos os dias. Mas mais do que querer manter a sua casa arrumada, ter um espaço desimpedido e organizado reflete-se diretamente no bem estar psicológico da criança. É certo e sabido que um quarto arrumado traz muita tranquilidade à mente e isso é fundamental para que os miúdos tenham sucesso nas suas vidas. Uma excelente ocasião para se atirar às arrumações nos quartos deles é agora com o regresso às aulas. Um novo ano letivo traz muita motivação e entusiasmo às suas vidas, pelo que eles vão estar bem mais predispostos a aceitar a ajuda dos pais para aprender a organizar as suas coisas. Vai ver que com estas dicas até o aproveitamento escolar vai ser maior!

A primeira coisa a fazer para garantir o sucesso desta arrumação é colocar-se à altura da criança. Baixe-se e olhe à sua volta da mesma perspectiva que ela… Verá que muitas vezes os móveis de adultos não resultam para os miúdos, não são apropriados nem práticos. É preciso manter as coisas “à escala” certa! Não vale a pena colocar cabides muito altos ou estantes enormes. As coisas devem estar ao alcance deles! Uma boa opção é colocar caixas no chão, onde eles podem guardar todos os seus brinquedos quando acabam de brincar.

Quartos mais arrumados e organizados - coloque-se à altura da criança

Quartos mais arrumados e organizados – coloque-se à altura da criança | Foto: topinspired

 

Se não puder gastar muito dinheiro em móveis novos, crie soluções recorrendo às tábuas de madeira ou paletes. É facílimo fazer uma bela caixa de arrumação com elas e ficam muito catitas. Depois coloque-as no quarto deles e junte uma etiqueta com o que vai guardar dentro, por exemplo: peluches, livros, jogos! Assim não há que enganar e os miúdos nunca mais se esquecem de onde tiraram as coisas.

Quartos mais arrumados e organizados - crie soluções recorrendo às tábuas de madeira ou paletes

Quartos mais arrumados e organizados – crie soluções recorrendo às tábuas de madeira ou paletes | Foto: homedepot

Quartos mais arrumados e organizados - crie soluções recorrendo às tábuas de madeira ou paletes

Quartos mais arrumados e organizados – crie soluções recorrendo às tábuas de madeira ou paletes | Foto: topinspired

 

Outra dica infalível para manter sempre o quarto deles arrumado e para ser menos complicado para eles próprios organizarem as suas coisas é o chamado: “selecionar e simplificar”. As crianças não irão conseguir manter tudo organizado se os seus quartos estiverem cheios, cheios de coisas. É preciso ir selecionando os brinquedos e jogos que eles realmente gostam e aqueles que realmente usam… O mesmo com os livros: se já são antigos e eles cresceram, provavelmente as histórias agora já serão demasiado infantis e não existe razão para continuarem numa prateleira no seu quarto. Aproveite para doar! Faça o mesmo com o roupeiro – selecione todas as peças que já não lhes servem, e aquelas que eles já não gostam de usar e meta num saco para oferecer a quem precisa! Mantenha apenas o essencial! Assim, com o quarto menos atafulhado, será mais fácil encontrar o lugar de cada objeto.

Quartos mais arrumados e organizados - selecionar e simplificar

Quartos mais arrumados e organizados – selecionar e simplificar | Foto: ghk

 

Todas as formas de ganhar espaço são uma mais valia. Esta é espetacular, porque deixa à mão os objetos que o seu filho usa mais. Prender uma espécie de cabide com divisórias de lado na cama é um truque de sucesso garantido. E ainda pode juntar umas caixas ou gavetas deslizantes por debaixo da cama. Mesmo que fiquem desarrumadas, ali por baixo nem damos por elas! É ou não é uma boa?!

Quartos mais arrumados e organizados - todas as formas de ganhar espaço são uma mais valia

Quartos mais arrumados e organizados – todas as formas de ganhar espaço são uma mais valia | Foto: thewhoot

Quartos mais arrumados e organizados - todas as formas de ganhar espaço são uma mais valia

Quartos mais arrumados e organizados – todas as formas de ganhar espaço são uma mais valia | Foto: cpnscdn

 

Arranje cabides com divisórias na vertical e assim eles poderão enfiar lá dentro tudo o que quiserem. Além de serem giras e facilmente laváveis, como estas de tecido, ganhará imenso espaço no chão e ao longo da parede.

Quartos mais arrumados e organizados - cabides com divisórias na vertical

Quartos mais arrumados e organizados – cabides com divisórias na vertical | Foto: alicdn

 

Use o espaço atrás da porta para organizar tudo! Bonecas, carros, lápis ou canetas de cor… Basta que tenha um cabide com bolsinhas plásticas! Depois pergunte aos miúdos o que querem guardar ali, de forma a que se comprometam a ter aquele cantinho sempre impecável! É importante que os envolva no processo, não faça tudo sozinho!! A ideia é serem eles a organizarem as suas próprias coisas!

Quartos mais arrumados e organizados - use o espaço atrás da porta

Quartos mais arrumados e organizados – use o espaço atrás da porta | Foto: buzzfeed

 

Os estojos podem ser os seus melhores amigos… a seguir às caixas, claro! As crianças adoram construir puzzles, vestir e despir bonecas, colorir livros com lápis de cera, enfim… Tudo coisas pequeninas e, por isso, muito fáceis de se perder dentro de caixas grandes. Não há necessidade de deixar um puzzle incompleto ou uma Barbie sem o seu vestido de princesa, desde que mantenha tudo em estojos!!! Um para os legos, outro para as peças de puzzle, outro para os sapatinhos das bonecas, e por fim, atire todos os estojos para dentro das caixas maiores! É infalível!!!

Quartos mais arrumados e organizados - use estojos

Quartos mais arrumados e organizados – use estojos | Foto: diyready

 

Se os seus rebentos gostam de vestir-se sozinhos, pode muito bem dar-lhes uma ajudinha extra ao escrever os dias da semana nas gavetas do roupeiro. Depois coloque dentro de cada uma delas o conjunto para aquele dia e eles não irão desarrumar nada à procura do que vestir. E melhor, também não se atrasarão de manhã!!! Acredite que eles irão todos orgulhosos para a escola! Se preferir, distinga as gavetas por peça de roupa, por exemplo, uma para calças, outra para t-shirts, outra para cuecas e meias, outra para pijamas… e por aí fora.

Quartos mais arrumados e organizados - escreva os dias da semana nas gavetas do roupeiro

Quartos mais arrumados e organizados – escreva os dias da semana nas gavetas do roupeiro | Fotos: pinimg e buzzfeed

 

Lembre-se de manter uma zona no quarto deles só para estudos, onde têm os seus manuais e material de escrita. Uma secretaria arrumada é meio caminho andado para o sucesso na escola.

 

Se gostou de conhecer estas dicas de arrumação para quartos de crianças, conheça também grandes dicas para arrumação de garagens e arrecadações. Descubra ainda estes 9 alimentos que a vão ajudar a dormir melhor  e estas 10 dicas infalíveis de limpeza.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest