Shares

Quando fazemos arrumações a fundo em casa, acabamos inevitavelmente por deitar muita coisa fora… Mas nem sempre somos completamente eficazes durante o processo, já que temos tendência a apegar-nos a tudo e mais alguma coisa.
Há objetos que já não queremos, que já não usamos e que não nos fazem falta mas que, sabe lá Deus porquê, vão directamente para a arrecadação ou garagem. Ou seja, transferimos as coisas de uma divisão para outra.
As garagens e arrecadações acabam sofrer as consequências e ficam atafulhadas de coisas dispensáveis, sem qualquer tipo de critério na arrumação. Mas claro que é fundamental organizar também este espaço. Afinal todas as divisões limpas e arrumadas trazem mais de organização à sua vida. Veja alguns truques para tornar tudo mais fácil e partilhe com os seus.

1º passo:
É INEVITÁVEL! Comece por se desfazer de todas as coisas de que realmente não precisa e que já não têm utilidade, função ou encanto para si. Não vale a pena guardar um presente de que não gosta só porque a sua prima afastada lho ofereceu no seu 22º aniversário. Se não conseguir atirá-lo para o lixo, coloque num saco para doar ou oferecer. Mas liberte-se!

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: liberte-se do que não precisa

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: liberte-se do que não precisa | Foto: atitudessustentaveis

2º passo:
Organize tudo por grupos. Pode usar caixas de plástico transparentes ou etiquetar outras caixas por categorias. Por exemplo: os acessórios de jardinagem todos juntos, os brinquedos de praia todos juntos, o material de desporto com o material de desporto, e por aí fora. Este procedimento vai ajudá-lo tremendamente no restante processo de arrumação.

3º passo:
Agora é o momento em que precisa de traçar uma estratégia para começar a armazenar tudo dentro da garagem ou arrecadação. Uma dica é olhar para os seus pertences e perceber que itens é que usa com mais frequência e quais usa apenas em férias. Que objectos são mais frágeis e quais necessitam de menos cuidados. Que produtos não devem ficar ao alcance de crianças ou animais e quais os que estão mais susceptíveis de serem atacados por insectos.
Assim vai perceber o que deve manter mais perto da porta para chegar mais facilmente, o que deve colocar mais escondido porque quase não usa, o que tem que deixar mais acima ou mais abaixo e por aí adiante.

4º passo:
Confesse que, depois de pensar nestas coisas todas, já vai a meio caminho e tudo parece muito mais simples agora! É ou não é? Então é hora de começar a aproveitar todo o espaço que tem para guardar as coisinhas que já estão separadas por categorias. Uma regra a respeitar SEMPRE na arrumação das garagens e/ou arrecadações: use o espaço na VERTICAL! A ideia é ganhar todo o espaço possível no chão e utilizar ao máximo as paredes ou até mesmo o tecto.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: use o espaço na vertical

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: use o espaço na vertical | | Foto: pinimg

 

ALGUMAS SUGESTÕES:
– Pegboards, são um excelente aliado de arrumação. Aliás, já lhe tinha falado desta pequena maravilha. Com a ajuda de ganchos pode pendurar tudo aquilo que necessita de ter mais à mão e que não se estraga. Assim, deixa tudo visível e é uma solução bastante em conta.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: pegboards / placas perfuradas

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: pegboards / placas perfuradas | Foto: structuretech1

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: pegboards / placas perfuradas

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: pegboards / placas perfuradas | Foto: msalx.casa.abril

 

– Caixas de plástico fortes e resistentes são ótimas porque deixam perceber o que têm no interior. Desta forma, pode organizar tudo o que usa por locais estratégicos e amontoar as caixas umas por cima das outras até quase ao teto. Não se esqueça que têm mesmo que ser resistentes para aguentarem com o peso e com a humidade ou eventuais fugas de água.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: caixas de plástico fortes

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: caixas de plástico fortes | Foto: bestgarageideas

 

– Estantes reforçadas! Outra solução fantástica para arrumar as caixas que lhe sobraram ou os objetos mais frágeis. Regra de ouro: coloque as coisas mais pesadas nas prateleiras de baixo e as mais leves nas prateleiras de cima.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: estantes perfuradas

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: estantes perfuradas | Foto: blogoverflow

 

– Suportes de teto. Se há divisão onde pode e deve usar o tecto esta é uma delas! Já pensou que pode poupar imenso espaço se usar um suporte para a sua bicicleta, prancha de surf ou mesmo malas de viagem no tecto? Só tem que ter em atenção o peso da estrutura para não ocorrer nenhum acidente.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: suportes de teto

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: suportes de teto | Foto: avictorias

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: suportes de teto

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: suportes de teto | Foto: smalltowndjs

 

– Armários com portas e fechadura são indicados caso tenha crianças pequenas ou animais de estimação. Assim poderá guardar lá produtos tóxicos ou materiais perigosos.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: suportes de teto

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: suportes de teto | Foto: bestgarageideas

 

ALGUNS ACESSÓRIOS QUE VALEM OURO:
– Cortinas com divisórias. Dão um jeitão para guardar pequenas peças que não quer mesmo perder de vista. Não ocupam espaço porque as poderá pendurar em qualquer cantinho.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: cortinas com divisórias

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: cortinas com divisórias | Foto: ideastand

 

– Frascos ou potes de conserva. Não imagina como serão úteis na sua arrecadação e/ou garagem! Servem para guardar todas as coisas mais pequenas, como pregos, parafusos, elásticos ou conjuntos de agulhas ou linhas. Coloque-os estrategicamente à vista.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: Frascos ou potes de conserva

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: Frascos ou potes de conserva | Foto: diyncrafts

 

– Etiquetas. Sim! Não se esqueças de etiquetar absolutamente tudo! Se não o fizer perde o fio à meada. As etiquetas vão facilitar-lhe, e muito, a vida quando procurar alguma coisa.

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: etiquetas

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: etiquetas | Foto: pinimg

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: etiquetas

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: etiquetas | Foto: galaxant

 

5º passo:
Coloque tudo no seu sítio e VOILÁ!!! Delicie-se com o resultado final! 🙂

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: resultado final, tudo arrumado!

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: resultado final, tudo arrumado! | Foto: blogspot

Garagens e arrecadações - dicas de arrumação: resultado final, tudo arrumado!

Garagens e arrecadações – dicas de arrumação: resultado final, tudo arrumado! | Foto: zillowstatic

 

Se gostou de conhecer estes truques de arrumação para garagens e arrecadações, espreite mais truques de arrumação: para livros  e para casas de banho pequenas. Aprenda ainda qual a melhor forma de conservar legumes e vegetais.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest