Arroz doce – uma sobremesa tradicional deliciosa

 

Como bem sabe, gosto de dar-lhe diariamente as melhores receitas. Assim que provo uma delícia, peço-a para a partilhar consigo aqui no meu site. Foi precisamente o que aconteceu com este maravilhoso arroz doce. Descobri a receita na belíssima vila de Óbidos, pela mão de uma doceira muito experiente, e não hesitei em pedi-la. Aqui a tem. Quer descobrir como se faz este arroz doce tradicional? Anote a receita e faça felizes todos aí em casa.

 

Ingredientes:

1,5 l de água
3 cascas de limão
1 colher de sobremesa de manteiga
1 pitada de sal
250 gramas de arroz carolino
200 gramas de açúcar
750 dl de leite
6 gemas de ovo

 

Preparação:

– Comece por colocar ao lume os seguintes ingredientes: 1,5 l de água + 3 cascas de limão + 1 colher de sobremesa de manteiga + uma pitada generosa de sal. Deixe ficar até ferverem bem.

– Assim que a água estiver a ferver, junta-se o arroz carolino. Mexa tudo. Muita atenção: este é o único momento da preparação em que se mexe bem, tocando no fundo do tacho.

– A seguir deixa-se cozer muito bem o arroz, até só haver 3 centímetros de água no tacho.

– Ponha ao lume os 750 dl de leite e deixa-se ferver.

– De seguida junta-se o leite fervido ao arroz. Deixa-se cozer um pouco mais, envolvendo de vez em quando, mas já em lume mais baixo. Retire as cascas do limão, enquanto continua com o lume baixo.

– Separe 6 gemas de ovos para uma taça e mexa-as bem.

– De seguida levanta-se a fervura ao arroz e desliga-se o lume. O lume não volta a ser ligado.

– Na taça das gemas, vamos juntando pequenas colheres de arroz para os ovos irem aquecendo aos poucos, sem tramarem. Quando estiverem quentes, juntam-se ao arroz e começamos a envolver. De seguida, junta-se o açúcar e mexe-se bem.

-E, para finalizar, coloca-se o arroz doce num prato. Deixe arrefecer e junte canela. Escreva uma palavra bonita com a canela. Por exemplo, Amor. Todos vão sorrir com o gesto.

– Delicie-se!

Agradecimento: Almerinda Timóteo
Fotografia: Pinterest

E, se gostou de descobrir a receita do arroz doce, uma sobremesa tradicional deliciosa, descubra também a receita de mais doces tradicionais: baba de camelo, aletria e broinhas de batata.

E já agora veja também...