Bolo de mel – uma maravilha tradicional

 

Todos nós gostamos de uma boa sobremesa, verdade? Já lhe dei variadíssimas receitas de sobremesas, aqui no meu site, mas, como sabe, gosto sempre de surpreender. Assim, fui à procura de receitas simples, mas saborosas, para lhe poder mostrar mais e mais recantos culinários a explorar. Encontrei este bolo que achei simplesmente fantástico. Aposto que vai adorar.

Apresento-lhe o incrível bolo de mel, uma sobremesa tradicional portuguesa! Com apenas sete ingredientes simples, que certamente já tem presentes na sua dispensa, poderá fazer esta delícia incomparável e muito versátil – basta, por exemplo, uma simples cobertura de chocolate ou de doce de fruta para que seja transformado numa nova e surpreendente versão!
Veja, então, como pode fazer esta maravilha:

 

Ingredientes:

9 ovos
200g de açúcar
2 dl de mel
2 dl de azeite
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 limão
250g de farinha

 

Modo de preparação:

Comece por separar as gemas das claras e bata-as com o mel, o azeite, a canela e a raspa do limão.
À parte, bata as claras em castelo, juntando o açúcar, peneirando pouco a pouco, batendo até que a massa esteja dura.
Misture cuidadosamente o preparado de gemas, o mel e o azeite com as claras batidas e açúcar. Por último, deve adicionar a farinha previamente peneirada.

Deite a massa numa forma bem untada e leve a cozer em forno bem quente, mas sem exagero.

Cerca de 30 a 40 minutos depois deve retirar do forno e fazer o teste do palito. Se estiver cozido, retire do forno. E pronto, está pronto a servir! É mesmo simples, concorda? E é delicioso também. Como disse acima, pode complementar com uma cobertura de chocolate ou de doce de fruta. A escolha é sua.

Nota: O mel tem inúmeros benefícios para a nossa saúde, especialmente quando aliado a outros ingredientes desta receita. Por exemplo, quando conjugado com limão, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir constipações e gripes. Ou ainda, em conjunto com a canela, ajuda a melhorar a capacidade digestiva.
Como vê, só tem boas razões para experimentar esta belíssima receita e deixar-se deslumbrar pela maravilha que é o bolo de mel!

Bolo de mel - uma maravilha tradicional!

Bolo de mel – uma maravilha tradicional! | Foto: jaapgh.networkforgood

Se gostou da receita o bolo de mel, uma maravilha tradicional, saiba ainda como fazer o bolo de amêndoas, o bolo de iogurte e ananás ou ainda o bolo de cenoura com coco. Experimente, são deliciosos!

E já agora veja também...