O cremoso risoto de cogumelos – Aprenda a fazer

 

Com certeza que já lhe aconteceu: quer manter uma alimentação regrada e cuidada durante a semana, mas tem pouco tempo para fazer as refeições, e ainda menos para conseguir cozinhar um prato elaborado.
Todos passamos por isso… mas descobri uma solução! O ideal é preparar um prato saudável e versátil no início da semana e depois construir diferentes refeições.

E uma das melhores opções é o risoto! Este prato é cremoso, delicioso e extremamente versátil! Hoje trago-lhe uma versão de cogumelos, que é uma excelente fonte de proteína e combina muito bem com outros ingredientes que queira acrescentar à sua refeição.

Vou, ainda, dar-lhe algumas sugestões de combinações e ainda uma dica para melhor reaquecer o prato. Não vai querer perder, pois não? Então leia o artigo até ao final!
Perceba, então, como fazer este prato fantástico:

 

Ingredientes:

 

1,5 l de água
3 caldos de legumes
350 g de cogumelos Portobello
1 cebola grande
50 g de manteiga para cozinhar
300 g de arroz para risoto
2 dl de vinho branco
Pimenta de moinho
Queijo parmesão para ralar

 

 

Modo de preparação:

 

Desfaça os caldos de legumes em água a ferver. Mantenha o lume no mínimo, a borbulhar suavemente.
Descasque e pique a cebola. Lave e limpe bem os cogumelos para, depois, cortá-los em pedaços.
Aqueça a manteiga num tacho. Certifique-se de que é um tacho grande, uma vez que é nele que vai cozinhar a totalidade do risoto.
Junte a cebola e deixe alourar. Adicione os cogumelos e salteie, a lume médio, durante 1 a 2 minutos.

Acrescente o arroz, e quando perceber que está bem quente, vá regando, com cuidado, com o vinho branco. Reduza o calor e vá mexendo o arroz até absorver completamente o vinho.
De seguida, adicione o caldo preparado, pouco a pouco. Continue a cozinhar e a mexer sempre, acrescentando caldo apenas conforme o arroz for absorvendo.

Quando o arroz estiver cozido e cremoso, tempere com a pimenta e rale queijo parmesão, misturando bem, para que se distribuam por todo o arroz.
Sirva sem demora!

E aqui tem, o cremoso risoto de cogumelos – é simplesmente delicioso! Pode fazê-lo simples ou então juntá-lo como acompanhamento – por exemplo, a um salteado de legumes, uma salada de tomate, ou ainda um peixe assado. Por último, quando precisar de reaquecer este preto, o truque é muito simples – basta misturar um pouco de água antes de o fazer! Desta forma, o arroz não fica demasiado seco!

O cremoso risoto de cogumelos - Aprenda a fazer

O cremoso risoto de cogumelos – Aprenda a fazer | Foto: freepik.com

 

Agradecimento: Maria Luís Fernandes

Espero que tenha gostado desta minha sugestão! Se sim, siga mais dos meus conselhos e experimente outra receitas fantásticas de arroz: o arroz de polvo, o arroz de lentilhas e legumes ou ainda o típico arroz doce!

E já agora veja também...