Leite-creme – um clássico maravilhoso

 

Em épocas de reunir a família e celebrar com quem mais gosta, é normal que queira muito que as suas refeições agradem a todos. E claro que não nos podemos esquecer das sobremesas! Estas têm que ser adaptáveis e consensualmente deliciosas, verdade? Assim, hoje decidi apresentar-lhe uma receita muito simples e deliciosa… é mesmo a preferida de muitos portugueses: o leite-creme!

Este clássico está muitas vezes presente nas nossas mesas por um motivo – é irresistível! Concorda? Consultei os meus amigos mais doceiros e apresento-lhe não só uma receita descomplicada para impressionar toda a sua família, como ainda lhe apresento dois truques para que o seu leite-creme fique simplesmente perfeito… Ficou curioso? Leia o artigo até ao fim e aprenda tudo para que o seu leite-creme seja excelente… sem muito esforço!

 

 

Ingredientes:

 

8 gemas e ovos
8 colheres de sopa de açúcar
1 litro de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 casca de limão
Açúcar para queimar

 

 

Modo de preparação:

 

Ferva o leite com a casca de limão, mantendo a temperatura baixa. Entretanto, bata muito bem as gemas com o açúcar e a farinha.

Quando a mistura estiver homogénea, regue com o leite fervido e leve a cozer, em lume brando, até espessar. Tenha cuidado para não fazer grumos!

Deite numa travessa e deixe que arrefeça. Depois, polvilhe com açúcar e queime com um ferro em brasa. Se não gostar desta cobertura ou preferir uma opção um pouco mais saudável, experimente polvilhar com canela. Fica igualmente delicioso.

Leite-creme - um clássico maravilhoso!

Leite-creme – um clássico maravilhoso | Foto: einfachbacken

 

Achava que me esquecia dos 2 truques? Claro que não! O primeiro está relacionado com os ingredientes. Deve utilizar farinha Maizena, uma vez que é mais fina do que a farinha tradicional. Depois, para que a consistência fique ideal, deve adicionar uma pitada de sal. Embora possa parecer estranho, ajuda a que o leite-creme não crie grumos.

E está pronto! Siga esta rápida receita e delicie a sua família com este tradicional doce português! Gostou desta sugestão? Então, experimente também os clássicos bolo de mel, pão de ló ou arroz doce!

E já agora veja também...