Shares

Como lidar com companheiros de trabalho tóxicos?  

  • A melhor forma passa, claro, por evitá-los, o que nem sempre poderá ser viável tão imediatamente quanto o desejável!
  • Assim, comece por questionar e perceber quais os motivos pelos quais mantém e tem dificuldade em se libertar destes relacionamentos tóxicos. Uma vez identificados, analise o que necessita para os eliminar. Não pode controlar, nem mudar os comportamentos dos outros, mas pode mudar a sua atitude e resposta aos mesmos. Ao fazê-lo, irá quebrar o seu ciclo de alimentação, contribuindo para os modificar e/ou eliminar.
  • Não valorize, nem se deixe influenciar pelas intenções subjacentes às atitudes e relações tóxicas destes seus colegas. Confie mais em si, na sua capacidade de trabalho e nas suas competências. Não permita que estas pessoas o intimidem, humilhem e perturbem a sua confiança e o seu bem-estar. Tenha sempre presente que o problema não é consigo nem está em si, mas sim com eles.
  • Não reaja a provocações nem entre em discussões. Expresse a sua opinião de uma forma assertiva.
  • Mantenha o foco no seu trabalho e no que necessita para o alcance dos seus objetivos. Não alimente intrigas e demonstre desagrado sempre que alguém o fizer na sua presença.
  • Perante aqueles que se fazem valer através das suas ideias, confronte-os com o facto naturalmente. Se preferir, recorra ao humor e agradeça-lhes, sarcasticamente, o facto de terem tornado pública uma ideia tão boa como a sua.

 

Os relacionamentos tóxicos existem e persistem, porque uma das partes assim o pretende e porque a outra assim o permite!

Permita-se ter uma atitude decisiva e quebrar este ciclo!

Não permita que estes profissionais, os seus colegas de trabalho tóxicos,  interfiram com a qualidade do seu trabalho nem com a sua integridade e o seu equilíbrio emocional!

Autoria: Teresa Sousa
Coach Profissional, Psicóloga
Consultora/Formadora na Área Comportamental e de Recursos Humanos

Encontre este e outros conteúdos em:

Revista Zen Energy - capa

 

 

Agora que aprendeu a lidar com colegas de trabalho tóxicos, fique  também a saber se gostam de si e leia mais sobre a psicologia positiva. Descubra ainda como obter o que tanto deseja  e o que é afinal a generosidade. Aprenda a libertar-se do passado) e saiba porque é que o yoga é indicado para todas as idades.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest