Shares

Conservar legumes e vegetais – tudo o que precisa saber

Por norma, regressamos do supermercado e guardamos todos os nossos frescos no frigorífico com medo que se estraguem, sem termos ideia do erro que estamos a cometer. Na verdade, os vegetais não são todos iguais. Têm características muito próprias, que requerem cuidados extra.
Depois de conhecer estes truques para conservar legumes e vegetais não vai querer outra coisa, acredite! Os alimentos ficam com um gostinho muito especial!

Conservar legumes e vegetais frescos durante mais tempo

Trate os espargos como se fossem flores! Junte-os num molhe, enrole um cordão em volta para ficarem juntos, depois corte os caules e coloque diretamente num copo com um bocadinho de água no fundo. Assim ficam frescos durante mais tempo. E dá um toque verde à sua cozinha!

Conservar legumes e vegetais, espargosFoto: tudodemusculacao

Conservar legumes e vegetais, espargosFoto: eatthinkbemerry

O manjericão adora ambientes quentes, por isso, a maneira certa de os conservar é exatamente a mesma que a dos espargos, mas com um cuidado extra: pegue num saco transparente isotérmico, daqueles que servem para guardar coisas no frigorífico, e coloque em volta do copo, cobrindo os raminhos de manjericão, formando uma espécie de estufa.

Conservar legumes e vegetais, manjericão

Foto: theroyalbudha

Conservar legumes e vegetais, manjericãoFoto: blogspot

Sabia que o tomate se dá melhor em ambientes arejados? Tente deixá-los ao ar livre, num local onde não estejam amontoados com outros vegetais.

Conservar legumes e vegetais, tomateFoto: pixabay

O pepino e as cebolas, devem ficar na BANCADA da cozinha e não no frigorífico. Prefira os recipientes de madeira, que mantêm a humidade afastada ou então de cortiça, que são anti-bacterianos! Sabia?

Conservar legumes e vegetais, pepino e cebolasFoto: curotrak

Quantas vezes guardou as cebolas juntamente com as batatas? Está errado! As cebolas fazem com que as batatas germinem, ou seja, que ganhem aqueles brotos e ramos de que não gostamos, logo devem estar separadas. Experimente colocá-las em armários distintos. Depois de abertas as cebolas deverão ser colocadas no frigorífico.

Conservar legumes e vegetais, cebolasFoto: saga

Tanto o alho como as batatas conservam-se melhor no escuro, por isso, aqui vai mais um truque: coloque os alhos dentro de um saco de papel e depois guarde-os num armário escuro.

Conservar legumes e vegetais, alhosFoto: curejoy

conservar-legumes-vegetais-6AFoto: pinimg

Conservar legumes e vegetais, alhosFoto: pinimg

Quanto à salsa e aos coentros, para os manter super frescos durante 5 dias após virem do supermercado, corte os caules, coloque num copo com água no fundo e, mais uma vez, forre com um saco para ter um espécie de estufa. A diferença é que estes vão para o frigorífico depois de tapados, ao invés de ficarem na bancada.

Conservar legumes e vegetais, salsa e coentrosFoto: simplyrecipes

Se tem um frigorífico com regulador de humidade, melhor ainda. Os vegetais gostam de humidade, por isso, deve colocá-los na gaveta com a humidade no máximo. No caso dos frutos, estes conservam-se melhor num local mais seco, por isso, esta gaveta no frigorífico deve ser regulada para ter o mínimo de humidade.

Conservar legumes e vegetais, frigorífico com regulador de humidadeFoto: wisegeek

Conservar legumes e vegetais, frigorífico com regulador de humidadeFoto: squarespace

Conservar legumes e vegetais, laranjas e maçãsNão junte maças e laranjas, pois as maçãs fazem com que as laranjas sequem mais rápido. Afaste estes frutos uns dos outros.

Foto: biomedcentral

Se achou úteis estas dicas para conservar legumes e vegetais frescos durante mais tempo, saiba também como ter ervas aromáticas em casa  e veja estas ideias para tirar o máximo partido da sua varanda. Conheça estas soluções para arrumação de malas e tenha um closet do tamanho dos seus sonhos. Descubra ainda que flores deverá ter em interiores e exteriores e deslumbre-se com estas cozinhas para todos os gostos.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest