Shares

Folar da Páscoa – uma receita simples e rápida

 

A Páscoa está a chegar e gostamos de rechear as nossas mesas com sabores tradicionais. Sabores de sempre que nos lembram a infância. E nada melhor que um folar delicioso! É verdade, pedi a uma amiga e hoje trago-lhe uma receita rápida e simples de folar de Páscoa. Afinal de contas, se for feito pelas suas mãos, terá ainda mais valor na hora de partilhá-lo à mesa com os seus amigos e familiares. É fã desta iguaria? Então experimente este folar delicioso.

Conheça agora esta receita e faça você mesmo o folar lá para casa este ano!

 

 

Ingredientes:

 

2 colheres de chá de fermento

100 ml de leite

1 pitada de sal

Raspas de limão

Erva doce (opcional)

1 ou 2 ovos cozidos

3 ovos inteiros

1 ovo batido para envolver o folar

80 gramas de açúcar

850 gramas de farinha

120 gramas de margarina

2 colheres de chá de canela (opcional)

 

 

Modo de preparação:

 

Comece por aquecer o leite. De seguida junte-lhe 100 g de farinha e de fermento. Deixe repousar a massa durante algum tempo para fermentar. Depois acrescente o açúcar e o resto da farinha, um bocadinho de sal e as raspas da casca de limão. Para um folar ficar delicioso e saboroso, deve colocar a canela e a erva-doce triturada. Caso não seja fã de um deles pode optar por utilizar apenas um destes ou nenhum deles. No entanto, não obterá o mesmo sabor do folar tradicional.

Quando a massa já estiver bem levedada, junte-lhe três ovos, previamente batidos, com a manteiga derretida e coloque literalmente as mãos na massa para a amassar e até se descolar facilmente das mãos. Caso a massa esteja muito liquida e não descole facilmente das mãos, pode acrescentar-lhe mais um pouco de farinha. Com um pano tape o recipiente da massa e deixe-o repousar durante o tempo necessário até que a massa aumente de volume.

Quando a massa já tiver o dobro do volume, separe-a em duas partes e molde-a. Depois acrescente os ovos cozidos e molde a massa à sua maneira ou se não quiser fugir à tradição, dê-lhe a forma tradicional do folar. Pré-aqueça o forno à temperatura máxima, pincele o ovo batido na massa do folar e leve-o ao forno.

Quando a massa estiver fofinha e bem douradinha retire do forno, sirva e delicie-se!

Receita rápida e simples de folar da Páscoa - Folar da Páscoa

Folar da Páscoa – uma receita simples e rápida | Foto: blogspot

 

 

Se gostou de conhecer a receita deste folar da Páscoa, conheça também a receita de mais doces tradicionais: malassadas e bolo do caco. Aproveite mais estas sugestões de bolos ABSOLUTAMENTE irresistíveis: bolo húmido de cacau, bolo húmido de limão e coco e pão de ló húmido de chocolate.
E, a propósito da Páscoa, descubra as mais belas igrejas e estes 12 lugares santos em Portugal.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest