Tarte de pastel de nata – um doce irresistível

 

A sobremesa que provavelmente mais encanta os turistas que visitam Portugal é o famoso pastel de nata, verdade? Então no caso dos portugueses, quase ninguém resiste a este doce. A receita dos pastéis de nata vai variando de região para região. A que partilho hoje consigo, é de uma tarte de pastel de nata. Foi-me dada por uma doceira experiente em Óbidos. É irresistível e fica tão bem na mesa. Uma mesa portuguesa, com certeza!

 

 

Ingredientes:

1 barra de massa folhada (cerca de 200 gramas)
1 dl de água (mais ou menos 5 colheres de sopa)
1 casca de limão
300 gramas de açúcar
Meio litro de leite
6 gemas de ovos
60 gramas de farinha ou maizena

 

 

Preparação:

– Comece por ferver a água com a casca do limão e os 300 gramas de açúcar. A água deve ficar em ponto. Ou seja, quando se retira a água, ela deve cair em fio. De seguida juntam-se 250 dl de leite, mexe-se um pouco ao lume e deixa-se repousar.

– Noutro recipiente, mexem-se as gemas, a farinha e os restantes 250 dl de leite. O leite é frio e deve mexer-se tudo com cuidado, para que a farinha não fique com grumos.

– A seguir junta-se este preparado à água, açúcar, limão e leite do primeiro recipiente. Leva-se tudo ao lume, sempre a mexer até engrossar um pouco.

– Vá prestando atenção. Assim que o preparado estiver consistente retira-se do lume e coloca-se na forma com a massa folhada já estendida. Leve alguns minutos ao forno até a massa cozer. Deixe tostar por cima tipo pastel de nata.

 

Agradecimento: Almerinda Timóteo

Tarte de pastel de nata - um doce irresistível - Delicie-se

Tarte de pastel de nata – um doce irresistível – Delicie-se | Foto: iguaria

 

Se gostou de descobrir a receita da tarte de pastel de nata, um doce irresistível, descubra mais receitas tradicionais: bolo do caco, malassadas e baba de camelo. Delicie-se!

E já agora veja também...