Shares

Duas refeições versáteis e saudáveis para toda a família


QUICHE DE QUEIJO FRESCO E COGUMELOS COM COENTROS

QUICHE DE QUEIJO FRESCO E COGUMELOS COM COENTROS

QUICHE DE QUEIJO FRESCO E COGUMELOS COM COENTROS

 

 

INGREDIENTES (para 8 fatias)


RECHEIO

2 QUEIJOS FRESCOS

PEQUENOS (2 x 60 g)

3 OVOS

1 OVO

100 g COGUMELOS FRESCOS

1/2 CURGETE PEQUENA

1/2 TOMATE

q.b. PIMENTA PRETA

 

 

MASSA

200 g FLOCOS DE AVEIA

50 g AZEITE

½ molho de COENTROS

q.b. SAL

q.b. PIMENTA

Uma excelente opção para uma refeição ligeira acompanhada de uma boa tigela de sopa. Se a sopa não tiver hidratos de carbono, 1,5 porções de hidratos de carbono para uma refeição principal pode ser pouco. Para uma refeição com 3 porções, deve comer 2 fatias.

 

PREPARAÇÃO

Comece pela massa. Num robô, triture a aveia. Antes de a aveia ficar completamente triturada, adicione os coentros (quanto mais, melhor) e tempere com sal e pimenta. Triture até obter uma mistura homogénea. Acrescente o azeite pouco a pouco, mexendo, mas sem amassar de mais.

Numa tarteira antiaderente, estenda a massa e reserve. Se necessário, forre a tarteira com papel vegetal. O recheio é extremamente simples e pode ter diferentes vegetais. Lave bem os cogumelos e a curgete e lamine-os. (Não tire a casca da curgete, é onde está a fi bra e o sabor.) Corte o tomate em cubos.

Numa taça, bata os ovos com os queijos frescos. Desfaça-os bem. Tempere a gosto e adicione a curgete e os cogumelos laminados. Misture e espalhe na tarteira. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, durante cerca de 30 minutos, até dourar.

Experimente substituir a curgete por espinafres ou alho-francês e cenoura ralada.

 

 

BRUSHETTA

BRUSHETTA

BRUSHETTA

 

 

INGREDIENTES (PARA 2 PESSOAS)

2 FATIAS DE PÃO DE MISTURA OU DE CENTEIO INTEGRAL (cada fatia com 60 g)

1 DENTE DE ALHO descascado e grande


Uma
brushetta é feita com uma grande fatia de pão torrado. Depois de torrar, esfrega-se um dente de alho, deita-se um fio de azeite e tempera-se com sal  e pimenta. Neste caso, aproveitamos o maior tamanho do pão para tornar a brushetta uma refeição completa. Acompanhada de uma caneca de sopa, quente ou fria, é uma opção de refeição rápida, simples e deliciosa.


Opção 1) Brushetta com requeijão e malagueta vermelha


A acrescentar às 2 fatias de pão e ao alho:

200 g REQUEIJÃO

1 MALAGUETA FRESCA a gosto

FOLHAS DE MANJERICÃO

1 DENTE DE ALHO

q.b. PIMENTA PRETA

 

PREPARAÇÃO

Torre as fatias de pão. Pique grosseiramente as folhas de manjericão. Numa taça, envolva o manjericão com o requeijão. Tire as sementes e pique finamente a malagueta. Com as fatias de pão ainda quentes, esfregue o dente de alho. Espalhe o requeijão pelas fatias de pão e polvilhe com a malagueta.

 

Opção 2) Brushetta de sardinha com tomate em conserva com pepino ralado

 

A acrescentar às 2 fatias de pão e ao alho:

1 PEPINO PEQUENO

1 CONSERVA DE SARDINHA

EM TOMATE

1 DENTE DE ALHO

q.b. PIMENTA PRETA

 

PREPARAÇÃO

Coloque as fatias de pão a torrar. Enquanto isso, lave bem o pepino e, sem o descascar, rale-o para uma tigela. Tempere com pimenta.

Com as fatias de pão ainda quentes, esfregue o dente de alho. Divida o pepino ralado pelas fatias de pão e por cima coloque uma sardinha.

 

 

 Opção 3) Brushetta de cogumelos, curgete e ovo de codorniz

 

A acrescentar às 2 fatias de pão e ao alho:

4 COGUMELOS

1 CURGETE PEQUENA ou ½ de uma maior

2 OVOS DE CODORNIZ

1/2 LIMÃO

1 pitada COLORAU

q.b. PIMENTA PRETA

1 c. sopa AZEITE

a gosto SALSA

 

PREPARAÇÃO

Com a ajuda de uma mandolina ou de um descascador de legumes, fatie a curgete em fatias longitudinais e coloque-as numa taça. Lave e lamine os cogumelos e adicione-os à taça. Tempere com sumo de limão, azeite, uma pitada de colorau e sal e pimenta a gosto. Misture bem.

Entretanto, ligue o forno a 180 °C  e forre um tabuleiro com papel vegetal. Esfregue o dente de alho nas fatias de pão. De seguida, coloque-as no tabuleiro e por cima as fatias de courgette e os cogumelos marinados. Gentilmente, abra um ovo por cima de cada pão e leve ao forno até o pão estar torrado e os ovos cozinhados.

 

Pode encontra estas e outras receitas em “Comer para controlar a diabetes” de Joana Ramos Oliveira (A esfera dos livros)

Capa do livro Comer para controlar a diabetes

Capa do livro Comer para controlar a diabetes

 

Saiba mais em: http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=541

 

Se gostou de conhecer estas duas receitas versáteis e saudáveis para toda a família, conheça também quais são os alimentos saudáveis que mais saciam. Saiba também como estar a boa forma todo o ano e quais são os benefícios da batata doce.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest