Dicas para ser um bom comunicador
Quando a nossa comunicação é eficaz, ajuda-nos a reduzir conflitos e mal-entendidos, e a promover ideias e projetos, seja em contexto profissional ou pessoal. E todos podemos ser bons comunicadores! Quem o garante é Carla Rocha, autora de «Fale menos, comunique mais» (Manuscrito). A autora partilha consigo dicas para melhorar a sua vida com a ajuda da comunicação.
Seja Assertivo.
Saiba o que quer dizer, que ideias tem a transmitir, que lado é o seu. Como costumo dizer, ‘não fique em cima do muro, escolha um dos lados’. Seja claro e direto e permita isso aos outros. Acredite, a assertividade é base para uma boa comunicação e é também o estilo mais diplomático e justo para todos.
Saiba escutar.
Sabe porque é que tem duas orelhas e uma boca? Para que ouça mais do que fala. A verdade é que muitas vezes ouvimos mas não escutamos. É na escuta que percebemos o ponto de vista do outro e encontramos pontos comuns. Permita-se escutar o outro, sem juízos de valor e sem se preocupar em contra argumentar. Escute simplesmente, e depois então responda com base naquilo que verdadeiramente ouviu.
Conte histórias.
Já reparou que, quando conta uma história, a atenção de quem está consigo aumenta? Todos gostamos de ouvir uma história, por isso, conte histórias com propósito e aplique-as na sua comunicação. Acredite, esta dica fará milagres.
Seja empático.
Empatia é uma ponte poderosa entre duas pessoas. Através da empatia entramos no mundo dos outros e entendemos o mundo a partir da sua perspectiva e não da nossa.
Tenha a Mente Aberta.
Quando não temos margem para mudar, para compreender, para ceder, dificilmente conseguiremos ser bons comunicadores. Ter a mente aberta é aceitar ideias distintas das suas. É não abortar uma conversa só pelo facto de não concordar a partida com algumas coisas que lhe estão a dizer. É manter-se flexível e, de vez em quando, aceitar mudar, ceder, acolher um ponto de vista diferente.
Seja autêntico.
Se não for autêntico dificilmente será memorável. A autenticidade é aquilo que não é copiável, que é único, que é seu. Use e abuse do seu estilo único. Não leia, converse; não discurse, fale com a sua plateia.
Gostava de melhorar a forma como comunica? Saiba mais em: www.carlarocha.pt
Se apreciou estas dicas para ser um bom comunicador, conheça também quais os 10 segredos para ter um cérebro jovem e as 9 regras simples para ser mais feliz. Descubra também 10 hábitos saudáveis que o ajudarão a chegar aos 100 anos e a opinião da psicóloga Margarida Vieitez para saber se gostam de si . Se é adepto do reaproveitamento de objectos, descubra porque é reciclar está na moda e quais as melhores dicas para arrumação de livros.
Sobre a autora: Carla Rocha é locutora da RFM, formadora na área da Comunicação e autora do livro «Fale menos, comunique mais» (Manuscrito).
Saiba mais em:
www.presenca.pt/livro/fale-menos-comunique-mais